Pesquisadores Associados

Jacques Marcovitch

Professor da Universidade de São Paulo (USP) dedica-se ao estudo do pioneirismo empresarial, estratégia e inovação com foco no crescimento econômico, na distribuição de renda e na sustentabilidade ambiental. Master of Management pela Vanderbilt University (EUA), Doutor em Administração pela FEA/USP, e pós-doutorado pelo International Management Institute (Suíça). Foi Reitor da USP de 1997 a 2001, Diretor do Instituto de Estudos Avançados e da FEA/USP, Atualmente, além das atividades acadêmicas na FEA e no IRI/USP, é membro do Conselho Superior do Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID), em Genebra.

Justin Axel-Berg

Pesquisador em governança universitária e desenvolvimento de ensino superior. Possui mestrado do Instituto de Relacões Internacionais na Universidade de São Paulo (2015), graduação em filosofia - University of Sussex (2010) e em filosofia e bioética na Monash University. Membro do International Triple Helix Society. Linhas ativas da pesquisa são ensino superior, educação, desenvolvimento, administração de organizações complexas, gestão de ciência e tecnologia e avaliação comparativa de educação.

Elizabeth Balbachevsky

Professora associada do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de políticas de ciência, inovação e ensino superior, além de estudos na área de comportamento político. É vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs/USP), e associada ao HHEG, Higher Education Group, Universidade de Tampere, Finlândia. É pesquisadora principal do projeto PRONEX (FAPESP/CNPq) “Brasil, 25 anos de democracia - balanço crítico: políticas públicas, instituições, sociedade civil e cultura política”, onde coordena a área de pesquisa em políticas de educação. Integra a rede internacional de pesquisa The Changing Academic Profession - CAP project.

José Augusto Chaves Guimarães

Possui graduação em Biblioteconomia pela Unesp, graduação em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha e mestrado em Ciências da Comunicação pela USP, doutorado em Ciência da Informação pela USP e pós doutorado na Universidad Carlos III de Madrid. É docente do Departamento de Ciência da Informação da Unesp, campus de Marília, onde ocupa o cargo de Professor Titular tendo sido coordenador do curso de Biblioteconomia, chefe do Departamento de Ciência da informação e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. É Pesquisador 1-B do CNPq, E editor para a América do Sul da revista Information Research - University of Sheffield - Reino Unido.

Luiz Nunes de Oliveira

Possui graduação em Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Física São Carlos pela Universidade de São Paulo (1975), doutorado em Física pela Cornell University (1980), pós-doutorado pelo Ohio State University (1995) e pós-doutorado pela University of California System (1988). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Superfícies. Suas áreas de pesquisa incluem: Física Atômica e Molecular, Magnetismo, Semicondutores. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível SR - CA FA - Física e Astronomia.

Nina Beatriz Stocco Ranieri

Professora Associada do Departamento de Direito do Estado, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD/USP). Bacharel em Direito e Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutora e Livre-Docente em Direito do Estado pela FD/USP. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da mesma Universidade (NUPPs/USP) e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Direito à Educação da FD/USP. Membro do conselho editorial da The International Journal of Educational Reform - IJER (Ohio, EUA).

Renato Hyuda de Luna Pedrosa

Professor Associado do Departamento de Política Científica e Tecnológica, na área de Políticas de Educação Superior do seu programa de pós-graduação. Engenheiro Eletrônico formado pelo ITA (1978), Mestre em Matemática pela Unicamp (1981), Ph.D. em Matemática pela Universidade da Califórnia, Berkeley (1988), na área de Geometria Diferencial. É livre-docente pela Unicamp (2005). Foi docente do Departamento de Matemática da Unicamp. Foi coordenador de pesquisa, associado e geral da Comissão Permanente para Vestibulares (Comvest) da Unicamp, 2003-2011.