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Repensar a avaliação


Junho de 2022

Instituições de ensino superior são marcos civilizatórios da sociedade humana. Essas instituições, onde se faz a Ciência e nas quais o conhecimento é disseminado ao longo das gerações, foram construídas no decurso de séculos. Os seus processos, governança, a etiqueta própria das diferentes áreas do conhecimento, com seus próprios contornos esculpidos ao longo dos anos compartilham uma urgência na sua forma de se legitimar perante a sociedade.

Nesse jogo de dualidade, entre academia e sociedade, estabelece-se como prerrogativa da sociedade externa cobrar da academia, por meio de suas diferentes instituições, o rigor, a utilidade e a excelência da sua contribuição ao avanço civilizatório. É por meio dos processos avaliativos que esses justos questionamentos devem fundamentar suas respostas. Avaliação é, portanto, um tema que emerge naturalmente a todo ciclo de validação da necessidade da existência da própria ciência e das instituições que a tornam possível.

Trazemos nessa edição do Boletim Métricas alguns artigos de interesse da nossa comunidade, dedicados a olhar em profundidade novas propostas para aprimorar os processos de avaliação, envolvendo comunidades de pesquisadores, gestores e financiadores de pesquisa sob novas perspectivas.


Novos critérios para os novos desafios da ciência  

Resultado de um intenso debate na celebração dos 60 anos da Fapesp, o texto apresentado abaixo traz um debate sobre os critérios que uma agência de fomento deve considerar para os novos desafios colocados para a ciência do futuro. Discute-se como é possível mediar uma interlocução profícua entre as aspirações dos cientistas e os interesses da sociedade. Uma interação realizada num contexto de rupturas na maneira de produzir e disseminar conhecimento. Rupturas decorrentes dos avanços nas tecnologias de informação e comunicação observadas ao longo das duas primeiras décadas no século XXI. 

FAPESP 60 anos • Ciência, cultura e desenvolvimento

Trata-se de documento de leitura inspiradora e essencial para compreender as mudanças necessárias na avaliação da ciência para o futuro. 


Como comunicar os resultados da sua pesquisa

No vídeo indicado abaixo, produzido por pesquisadores do Trinity College, em Dublin, eles falam especialmente às novas gerações de pesquisadores sobre como estabelecer comunicação eficaz e efetiva com diferentes públicos, por vezes negligenciados no processo de planejamento e elaboração de um projeto de pesquisa. 

How to talk about your research outputs


O impacto da pesquisa além da academia

Vivenciamos no presente um movimento em direção à diversificação da avaliação do impacto da pesquisa em múltiplas dimensões. Contribui para esse movimento uma expansão do conceito de excelência em pesquisa. Um conceito que abrange o rigor científico e a relevância dos resultados. Decorrem deste conceito indicadores e métodos de avaliação de impacto, que vão além das fronteiras do universo acadêmico. Além disso, esse movimento vem induzindo o repensar de processos e práticas nas agências de fomento, organizações de pesquisa e  instituições de ensino superior.

Organizado pelo Laboratório de Estudos sobre Organização da pesquisa e da Inovação (LabGeopi/Unicamp), o webinário abordou o tema “O impacto da pesquisa além da academia” integrando a iniciativa gLOCAL Evaluation da Global Evaluation Initiative (GEI). Uma iniciativa dedicada à aprendizagem, ao intercâmbio e ao compartilhamento de conhecimentos locais e globais.

Convidados: Maria Nedeva (University of Manchester, UK) – Jacques Marcovitch (University of São Paulo, Brazil) Mediador: Sérgio Salles-Filho (University of Campinas, Brazil)


Análises

QS Subject 2022

17/05/2022

O QS Subject analisa as instituições participantes em 51 áreas do conhecimento, divididas em cinco grandes áreas: artes e humanidades, ciências da vida e clínicas, ciências naturais, engenharia e tecnologia e ciências sociais e sociais aplicadas.  O desempenho das universidades estaduais paulistas na edição de 2021 do QS Subject foi analisado em relatório que pode ser consultado no site do projeto Métricas. Nessa análise foram examinadas as áreas do conhecimento em que as universidades aprimoraram o seu posicionamento e em quais esse posicionamento foi inferior ao observado em 2022. Proposições para aprimorar o desempenho acadêmico encontram-se nas conclusões da análise. 

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Global Employer University Ranking Survey (GEURS) 2022

04/04/2022

O ranking e a agência do ranking O Global Employer University Ranking Survey (GEURS) está agora em sua 11ª edição. O ranking é composto por uma coleta global de opiniões junto a empregadores. Uma iniciativa que investiga a reputação das instituições que empregam graduados. Esta coleta de opiniões inclui o levantamento das habilidades e das dimensões valorizadas ao procurar novas contratações. Isso torna a pesquisa mais detalhada do que o QS Employability Ranking, de estrutura semelhante. Este ranking é realizado pela consultoria francesa de ensino superior Emerging, especializada em serviços de consultoria focados na interação entre empregadores e instituições de ensino superior. Proposições para o monitoramento dos egressos, e para aprimorar a reputação junto aos empregadores, encontram-se nas conclusões da análise. 

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Times Higher Education Young Universities 2022

29/03/2022

O Times Higher Education Young Universities inclui as universidades com 50 anos ou menos, o que significa que no estado de São Paulo as únicas universidades públicas que participam, por se enquadrarem nesse critério, são a Unesp (por mais quatro anos) e a UFABC. O ranking utiliza as mesmas metodologia e ponderações do Times Higher Global Ranking. Proposições para aprimorar o desempenho acadêmico neste ranking encontram-se nas conclusões da análise. 

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