Perguntas e respostas

Envie sua pergunta ao Projeto Metricas.edu.

Acervo de respostas 2017-2019

2 respostas em “Perguntas e respostas”

Parabéns pela iniciativa! Na página principal sob tópico “Comparações internacionais monitoradas” vi diversos rankings, porém não encontrei o SCImago Institutions Rankings (SIR). Existe algum motivo específico dele não ser considerado?

Agradecemos a sua pergunta e seu interesse no tema.

Apesar do ranking SCImago Institutions Rankings (SIR) utilizar indicadores interessantes e válidos, selecionamos os rankings a serem preliminarmente analisados para efeito de monitoramento tendo por base em dois critérios:

1. A observância de boas práticas e utilidade bibliometrica. A forma da apresentação das informações bibliométricas apresentadas pelo SIR limita a sua utilização para análises comparativas e contraprovas. O SIR apresenta os seus resultados bibliométricos apenas indicadores compostos. Não é possível, por exemplo, identificar desempenho nos onze indicadores que compõem “pesquisa” mas apenas o resultado final.

2. Os relatórios do SIR listam as instituições universitárias com apenas um número ordinal. Isso, impede inferências mais complexas sobre o desempenho das instituições participantes, por causa do problema de distribuição de dados, discutido em detalhes no artigo: Indicadores para Efeito de Comparação Internacional no Ensino Superior Brasileiro – Justin Axel-Berg pp. 31-45, in Repensar a Universidade I, ComArte/FAPESP 2018. DOI: 10.11606/9788571661868

Cabe registrar que temos acompanhado a publicação do SIR, que vem apresentando mudanças interessantes na sua metodologia. Avaliaremos anualmente os elementos que possam fundamentar a sua inclusão nas prioridades de ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *