Conteúdos

Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais

Publicação disponível no portal de livros abertos da USP.

Alexis de Tocqueville, contemplando a tecnologia emergente na América, em meados do século 19, resumiu uma boa premissa de governança: “um novo mundo pede novas políticas”.

Hoje, para usarmos uma referência bem próxima, o movimento de adequação das universidades estaduais paulistas às exigências dos novos tempos não poderia vir apenas de uma instituição, isoladamente. Foi unânime, destarte, a decisão de seu Conselho de Reitores (Cruesp), no sentido de empreender um estudo conjunto, das três universidades, sobre políticas a serem adotadas e definir qual a base digital ideal para aferição, registro e difusão de seu desempenho acadêmico.

Este livro mostra conteúdos orientadores do projeto “Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas”, ora em andamento. O desafio central do estudo é ampliar e consolidar mecanismos para uma efetiva prestação de contas aos contribuintes.

Os ensaios desta coletânea foram aceitos por seus méritos, e não em razão de posicionamentos. Esse, em suma, será o critério a inspirar os reitores aqui reunidos, diante da oportuna e valiosa contribuição que os autores desta obra oferecem à governança acadêmica.

Autores

Jacques Marcovitch; José Goldemberg; Justin Axel-Berg; Sabine Righetti; Solange Maria dos Santos; Luiz Nunes de Oliveira; Maria Cláudia Cabrini Grácio; Fábio Sampaio Rosas; Nina Ranieri; Renato Pedrosa; Micael Waldhelm Pereira; Carlos Henrique de Brito Cruz;Karen Shimizu; João Eduardo Ferreira; Raul Machado; Aluisio Cotrim Segurado; Marisa Masumi Beppu; Helber Holland; José Augusto Chaves Guimarães