Categorias
Atividades Públicas Conferências Destaques Matéria jornalística Seminários

Universidades de reúnem para uma reflexão conjunta sobre o Impacto Social

Dirigentes das seis universidades públicas de São Paulo se reuniram no II Encontro Presencial da Comunidade Métricas para dialogar sobre o papel da academia na sociedade e as formas de mensurar o impacto social das instituições.

O Encontro, promovido pelo Projeto Métricas, destacou a importância de uma colaboração estratégica entre as universidades estaduais e federais. O secretário Vahan Agopyan abriu o Encontro, ressaltando o desafio de alinhar a produção científica com as expectativas da sociedade e a necessidade de a academia ser vista como uma solucionadora de problemas. Agopyan sugeriu uma “quarta missão” para as universidades: a utilização do conhecimento gerado para propor políticas públicas transformadoras.


Os reitores presentes reforçaram essa visão, enfatizando que as universidades devem se voltar para as demandas da sociedade, em vez de focar exclusivamente em publicações para rankings internacionais. O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr, mencionou a criação de centros de pesquisa voltados para áreas de interesse social, enquanto a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, defendeu a necessidade de a sociedade compreender o papel vital das universidades na produção de conhecimento e na inovação. O coordenador geral da Unicamp, Fernando Coelho, questionou por que as mazelas brasileiras não são mais frequentemente objeto de pesquisa, e a reitora da Unesp, Maysa Furlan, destacou a forte relação da sua universidade com as comunidades locais.


O Encontro também abordou a extensão universitária como uma ferramenta fundamental para vencer a segregação entre a universidade e a sociedade. A reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, defendeu a extensão como uma relação dialógica, que permite à universidade atuar com a comunidade e, ao mesmo tempo, retornar com novas perguntas e problemas. Já o reitor da UFABC, Dácio Matheus, mencionou o desafio de educar a população sobre o processo da ciência, combatendo o negacionismo e a desinformação ao explicar que o conhecimento científico é uma construção diária.