Este projeto oferece as bases para uma política pública inovadora no âmbito das três universidades estaduais de São Paulo (USP, Unicamp e UNESP). Articulado pelo seu Conselho de Reitores e com o decisivo apoio da Fapesp, o estudo aqui desenvolvido aponta caminhos para que instituições já líderes em seu país nas áreas de ensino superior, pesquisa científica e extensão de serviços à comunidade se tornem ainda mais presentes nas comparações internacionais que promovem a excelência acadêmica em todo o mundo.
Objetivos do projeto
- Tornar mais acessível o conhecimento público sobre metodologia e métricas relacionadas as comparações internacionais.
- Elencar processos de monitoramento e internalização dos indicadores adotados em comparações universitárias internacionais.
- Identificar os componentes de uma política pública sobre indicadores de desempenho nas universidades públicas para efeito de comparações internacionais
- Delinear as atribuições e atributos dos responsáveis pelos indicadores de desempenho para efeito de comparações internacionais.
- Aprimorar a governança das instituições, para projetar a ciência brasileira no cenário nacional e internacional em benefício da sociedade como um todo.