O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina deve levar em conta as circunstâncias em que são discutidas as suas métricas de desempenho e comparações internacionais.
Categoria: Leituras selecionadas
Leituras selecionadas de artigos, matérias jornalísticas e artigos de opinião sobre os temas do projeto
No presente trabalho usamos informações sobre publicações científicas com autores no Brasil para analisar algumas características do sistema de CT&I e identificar oportunidades para melhorar as políticas para ciência, tecnologia e inovação no país. Abordamos variações temporais nas tendências, de forma que o leitor possa observá-las à luz do histórico das políticas e condições do sistema de CT&I.
Palavras-chave: CT&I; setor acadêmico e empresarial; publicações brasileiras.
O conceito de impacto da pesquisa tem sido um agente propulsor dos valores de inovação. Esse artigo investiga as forças propulsoras e inibidoras para sua adoção nas universidades como cultura e prática institucional.
O artigo “Between Tradition and the Future: On Metrics and Performance Indicators for the Faculty of Law at University of São Paulo” de autoria da Profa. Nina Ranieri foi publicado no Journal of International Educational Reform”. A leitura desse artigo é importante para os interessados na construção de indicadores nas humanidades. Ilustra-se o processo do desenho experimental de indicadores. Nina B. S. Ranieri é pesquisadora associada do […]
A Embrapa divulgou seu Balanço Social 2020. Seu conteúdo oferece estatísticas chaves de insumos e resultados. Métricas que permitem estimar o impacto social da Embrapa, a exemplo da quantidade de empregos gerados e do retorno sobre o investimento em pesquisa e extensão. O balanço baseia-se no modelo de avaliação de impacto da Embrapa. Um modelo […]
Carta do presidente dos EUA Joseph R. Biden endereçada às universidades em 2021 renova os compromissos de estado com a política de ciência e tecnologia naquele país. Para compreender o que esse ato significa para o futuro da ciência no mundo, o professor Renato Pedrosa da Unicamp oferece uma reflexão sobre o assunto.
Período de novembro 2019 a novembro 2020 O Projeto Métricas tem dois objetivos principais que norteiam o seu interesse em comparações internacionais. O primeiro é usar seu potencial para melhorar a compreensão do público sobre o funcionamento e o impacto das universidades na sociedade, e o seu desempenho em relação aos pares internacionais. O outro […]
Matéria publicada em 6 de outubro no Jornal da USP traz a fala de especialistas sobre a importância da avaliação institucional e da consolidação de uma cultura de avaliação que se encarregue de levar para fora dos muros da universidade as discussões sobre a importância de um sistema de desenvolvimento de ciência para a sociedade. […]
Artigo analisa quais dimensões estratégicas devem orientar as universidades públicas na busca do aprimoramento da gestão e do consequente aumento da visibilidade internacional.
Debate no lançamento de livro rememora e comenta a importância da autonomia universitária no marco dos 30 anos dessa conquista no estado de São Paulo.
Em artigo publicado no Jornal da USP, Hamilton Varela, professor titular do Instituto de Química de São Carlos da USP, e José Eduardo Krieger discutem a participação da USP em rankings internacionais.
Ao considerar o uso de indicadores para medir algum aspecto do sistema de ciência, existe um princípio de linearidade. Movimentos de indicadores na escala devem, de acordo com esse princípio, representar de maneira uniforme o mesmo fenômeno para diferentes entidades. Esse fenômeno é uma extensão de um princípio de uniformidade, o qual determina que um […]

Ciência USP, selo de divulgação científica do Jornal da USP, realiza a partir da próxima quarta-feira, 6 de maio de 2020, uma série de eventos on-line abertos ao público para discutir os diversos aspectos da pandemia de covid-19. Saiba mais na matéria publicada no Jornal da USP, ou acesse diretamente o canal Ciência USP no Youtube
Artigo publicado no portal Wonkhe de autoria de Shân Waring (U. Northampton) e Jonathan Grant (King’s College London) apresenta uma uma abordagem crítica e construtiva dos desafios para universidades britânicas, que estendem-se à instituições brasileiras, de forma clara e objetiva. Leia:
Entrevista do coordendor do projeto sobre o curso de atualização para a Rádio Unesp. O curso acontece entre 18 março e 15 de setembro. Ouça.
Dados do Leiden Ranking 2019 ajudam a mostrar quais são os centros de excelência em pesquisa no Brasil, mas também deixam claro que avaliar a produção científica não é tarefa simples.
As duas representantes brasileiras na Nature Index Jovens Universidades 2019 têm a área de física como ponto forte; instituições asiáticas dominam as primeiras posições
Editorial do Estadão do dia 25 de dezembro avalia os resultados do Leiden 2019, que posicionou bem instituições brasileiras de pequeno e médio porte, intensivas em pesquisa.
O jogo dos rankings

Como surgiram e o que medem as principais classificações de universidades do mundo
A necessidade de clareza vai além da forma como comunicamos a ciência e como a avaliamos. Quem pode realmente definir as frases feitas tais como ‘uma contribuição significativa para a pesquisa’? Ou compreender o significado de termos como ‘alto impacto’ ou ‘classe mundial’