Artigos Destaques

A renovada política de ciência e tecnologia dos EUA

Carta do presidente dos EUA Joseph R. Biden endereçada às universidades em 2021 renova os compromissos de estado com a política de ciência e tecnologia naquele país. Para compreender o que esse ato significa para o futuro da ciência no mundo, o professor Renato Pedrosa da Unicamp oferece uma reflexão sobre o assunto.

Artigos Destaques Leituras selecionadas

A grande universidade, o foco na excelência e os rankings internacionais

Em artigo publicado no Jornal da USP, Hamilton Varela, professor titular do Instituto de Química de São Carlos da USP, e José Eduardo Krieger discutem a participação da USP em rankings internacionais.

Artigos Conteúdos Leituras selecionadas

Universidades e a confiança pública

Artigo publicado no portal Wonkhe de autoria de Shân Waring (U. Northampton) e Jonathan Grant (King’s College London) apresenta uma uma abordagem crítica e construtiva dos desafios para universidades britânicas, que estendem-se à instituições brasileiras, de forma clara e objetiva. Leia:

O ranking das universidades

Editorial do Estadão do dia 25 de dezembro avalia os resultados do Leiden 2019, que posicionou bem instituições brasileiras de pequeno e médio porte, intensivas em pesquisa.

Artigos Conteúdos Leituras selecionadas

Para compreender a ciência, slogans devem ceder espaço a definições

A necessidade de clareza vai além da forma como comunicamos a ciência e como a avaliamos. Quem pode realmente definir as frases feitas tais como ‘uma contribuição significativa para a pesquisa’? Ou compreender o significado de termos como ‘alto impacto’ ou ‘classe mundial’