A agência ShanghaiRanking, criadora do ranking geral Academic Ranking of World Universities (ARWU), também publica um ranking anual porde áreas do conhecimento, o Global Ranking of Academic Subjects (GRAS).
Categoria: Monitor de Rankings
Um dos componentes-chave desse projeto é o monitoramento dos indicadore, metodologias e do impacto de iniciativas de ranqueamento. Esse monitor apresenta uma análise sistemática de um conjunto selecionado de rankings internacionais.
O Times Higher Education World University Ranking (WUR) é um dos três principais rankings tradicionais. Tem alto impacto na mídia. É produzido pela publicação britânica de ensino superior Times Higher Education, para impulsionar os negócios para seus eventos globais e vender serviços de consultoria, em particular para acesso aos dados que são usados para criar este ranking. Como resultado, o ranking Times Higher Education é muito mais opaco do que outros – todos os indicadores são compostos e, portanto, é difícil especular a respeito de como o desempenho institucional é determinado. A exceção a isso é o indicador de citações, cujos dados subjacentes estão disponíveis no Scopus na ferramenta Scival.
QS Latin America 2023
O ranking QS Latin America utiliza um conjunto de indicadores distinto do seu ranking principal (QS World Ranking) para classificar as instituições participantes. O QS reconhece que algumas medidas são menos relevantes para América Latina (por exemplo, número de alunos estrangeiros), enquanto outros assumem um papel importante (docentes com doutorado, impacto dos serviços online). Essa […]
THE Impact Ranking 2022
O ano de 2022 marca a presença simultânea das seis universidades públicas sediadas no estado de São Paulo no ranking Times Higher Education Impact. Nesta edição, foram introduzidas várias mudanças na metodologia, que podem ser conhecidas no vídeo masterclass publicado pela Times Higher, apresentado na ocasião do lançamento, e que serão discutidas neste documento. No […]
QS Subject 2022
O QS Subject analisa as instituições participantes em 51 áreas do conhecimento, divididas em cinco grandes áreas: artes e humanidades, ciências da vida e clínicas, ciências naturais, engenharia e tecnologia e ciências sociais e sociais aplicadas. O desempenho das universidades estaduais paulistas na edição de 2021 do QS Subject foi analisado em relatório que pode […]
O ranking e a agência do ranking O Global Employer University Ranking Survey (GEURS) está agora em sua 11ª edição. O ranking é composto por uma pesquisa global com empregadores e investiga não apenas aquelas instituições que os respondentes consideram as melhores para empregar graduados, mas as habilidades e dimensões que eles valorizam ao procurar […]
Introdução O Times Higher Education Young Universities inclui as universidades com 50 anos ou menos, o que significa que no estado de São Paulo as únicas universidades públicas que participam, por se enquadrarem nesse critério, são a Unesp (por mais quatro anos) e a UFABC. O ranking utiliza a mesma metodologia com as mesmas ponderações […]
Clarivate Highly Cited 2022
Nota sobre Rankings de pesquisadores A identificação de cientistas individuais por bancos de dados bibliométricos propulsionou uma nova demanda por classificações que não olham para instituições, mas para pesquisadores. Em parte, estes rankings novos alimentam uma visão pública de que a grande ciência é feita por grandes cientistas e não por grandes redes, grandes equipes […]
THE World University Ranking 2022
Análise dos resultados do Times Higher Education World University Ranking 2022
THE Latam 2021
Análise dos resultados do Times Higher Education Latin America 2021
QS World University Ranking 2022
O QS world ranking tem abrangência mundial e visa orientar estudantes e familiares na escolha de instituições de ensino.
Como sempre, é destacada a importância do aspecto de “reputação do empregador” neste ranking, por se tratar da maior pesquisa de opinião entre empregadores de egressos de universidades em nível global.
THE Impact Ranking 2021
Nota técnica analítica sobre o uso do ranking, e o desempenho das universidades públicas no estado de São Paulo.
O ranking QS World University Rankings visa orientar estudantes e seus familiares na escolha de instituições de ensino superior para sua formação. Sua metodologia baseia-se em: pesquisa opinião junto a acadêmicos (40%); pesquisa de opinião junto a empregadores (10%); número de estudantes por docente equivalente a regime integral (ERI) (20%); número de citações por docente […]
O ranking Times Higher Emerging Economies é publicado anualmente com foco nasuniversidades de países com sistemas de educação superior em fase de consolidação.Utiliza os mesmos indicadores da classificação global, com a diferença de excluir dasua listagem as instituições dos EUA, Reino Unido e Europa. Baixe o documento com a análise completa.
QS Subject 2021
O ranking QS Subject examina quatro indicadores com pesos distintos: a) o resultado de um survey sobre a reputação acadêmica; b) o resultado de um survey sobre a reputação dos empregadores; c) o número de citações por artigos (taxa de citação); e d) uma variante do índice Hirsch que considera um período de cinco anos. […]
QS 2021 Latin America
Ao contrário de outros rankings para a América Latina, a QS decidiu produzir uma metodologia que é significativamente diferente da aplicada ao seu ranking universitário global.
THE World Ranking 2021
O THE World Ranking é um dos três grandes rankings internacionais. A forte presença dessa iniciativa na mídia global contribui para a sua importância. Figurar na sua listagem é fundamental para as instituições que almejam visibilidade internacional.
Leiden Ranking 2020
Leiden é uma poderosa ferramenta bibliométrica que permite análises comparativas de instituições. Como tal, não realiza classificações, mas fornece indicadores compostos que permitem múltiplas interpretações conforme o interesse do leitor. Apresentamos nesse artigo, uma breve explicação dos indicadores que utilizamos para a nossa análise dos resultados das universidades estaduais paulistas nessa edição 2020 do Leiden
Esta análise considera a participação da UNESP e da UFABC na edição 2020 do The Times Higher Education (THE) Young Universities.
Ao considerar o uso de indicadores para medir algum aspecto do sistema de ciência, existe um princípio de linearidade. Movimentos de indicadores na escala devem, de acordo com esse princípio, representar de maneira uniforme o mesmo fenômeno para diferentes entidades. Esse fenômeno é uma extensão de um princípio de uniformidade, o qual determina que um […]