Categorias
Análises

Times Higher Education 2026

O Times Higher Education World University Ranking (THE WUR) é o ranking universitário global de maior destaque, em termos de atenção geral da mídia. É produzido pela consultoria britânica e veículo de comunicação especializado Times Higher Education. Os principais objetivos da empresa são oferecer serviços de consultoria a instituições e espaço publicitário para futuros estudantes internacionais e seus pais.

Categorias
Análises

QS Global 2026

Os rankings QS têm como objetivo fornecer informações relevantes a futuros estudantes universitários e seus familiares, auxiliando na seleção das instituições de ensino superior para submissão de candidaturas. Elaborado pela consultoria Quacquarelli Symonds, responsável por organizar feiras internacionais de recrutamento estudantil e oferecer assessoria para universidades que buscam aprimorar sua visibilidade e reputação global, esse ranking adota uma metodologia específica alinhada a esses interesses institucionais.

Categorias
Análises

QS Latin America 2026

Os rankings QS têm como objetivo fornecer informações relevantes a futuros estudantes universitários e seus familiares, auxiliando na seleção das instituições de ensino superior para submissão de candidaturas. Elaborado pela consultoria Quacquarelli Symonds, responsável por organizar feiras internacionais de recrutamento estudantil e oferecer assessoria para universidades que buscam aprimorar sua visibilidade e reputação global, esse ranking adota uma metodologia específica alinhada a esses interesses institucionais

Categorias
Análises

Leiden Ranking 2025

Este relatório aborda as principais características das seis universidades públicas sediadas no estado de São Paulo de acordo com o Leiden Ranking. Essa análise tratará da evolução de cada instituição desde a primeira edição do ranking, que mediu o desempenho de 2006 a 2009 em comparação ao período 2019-2022. Isso se deve ao fato de que, embora apresentem certas semelhanças, há divergências significativas no perfil e no desempenho das universidades, que valem a pena ser analisadas em termos de sua evolução histórica.

Categorias
Monitor de Rankings Notas Técnicas

THE World Reputation Ranking 2025

Este artigo analisa o desempenho das universidades estaduais de São Paulo e propõe algumas recomendações e diretrizes para a comunicação desses resultados.

Categorias
Análises Destaques Notas Técnicas

Relatório da CESÆR: Reimagining University Rankings

O relatório Reimagining University Rankings: Exploring Strategic Priorities and Alternatives, de autoria de Touko Närhi e Sophie Ratcliff, da Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research (CESAER), publicado em 25 de novembro 2024, decorre do workshop realizado na KTH Royal Institute of Technology, Estocolmo, Suécia.  O texto aborda as comparações de IES […]

Categorias
Análises

THE World University Ranking 2025

Análise dos resultados do THE World University Ranking 2025 para as universidades públicas no estado de São Paulo.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS Latin America e Caribbean 2025

Análise da participação das universidades públicas sediadas no estado de São Paulo nos resultados do Ranking

Categorias
Análises Relatórios

QS 2025

Análise da participação das universidades públicas sediadas no estado de São Paulo nos resultados do Ranking QS 2025

Categorias
Análises Notas Técnicas Relatórios

THE Impact 2024

Análise dos resultados das universidades públicas sediadas no estado de São Paulo no THE Impact 2024 e sua contribuição para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Categorias
Análises Conteúdos

Times Higher Education Reputation 2023

O Times Higher Education Reputation Ranking 2023 foi divulgado em fevereiro de 2024. Os estudos de reputação global refletem o grau de reconhecimento de uma universidade em todo o mundo.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS Latin America 2024

Análise dos resultados do QS Latin America and Caribbean 2024. Recomendações para as universidades paulistas

Categorias
Análises Monitor de Rankings

THE World University Ranking 2024

Análise dos resultados do Times Higher Education 2024

Categorias
Análises Monitor de Rankings

THE Latam 2023

Análise do Times Higher Education Latin America 2023 e recomendações para universidades.

Categorias
Análises Conteúdos

Contratação para impacto

Reflexões a partir do Programa de Recognition & Rewards da Holanda

Categorias
Análises

THE Impact Ranking 2023

Um ranking que cresce em participantes a cada ano, e que tem sofrido alterações constantes em seu conjunto de indicadores. Nessa análise, organizamos e explicamos como a publicação utiliza os dados bibliométricos e como as universidades podem compreender sua classificação em termos relativos e absolutos.

Categorias
Análises Notas Técnicas

QS 2024 – Nota técnica

Para o lançamento de sua edição 2024, a QS alterou significativamente sua metodologia tanto na mudança na ponderação de indicadores como na inclusão de novos. Isso levou a algumas grandes variações na posição de certas instituições, enquanto outras continuaram praticamente na mesma posição.

Categorias
Análises Destaques Referência

Acesso aberto ao conhecimento

Políticas de acesso aberto à pesquisa nas Universidades Públicas no estado de São Paulo.

Categorias
Análises Conteúdos Destaques Notas Técnicas

Saúde Mental nas Universidades 

Metodologia da Liga Universitária de Saúde Mental HUMEN

Categorias
Destaques Monitor de Rankings Referência

Revisão da Metodologia THE World University Ranking 3.0

Praticamente sem alterações em sua metodologia ao longo da última década, o Times Higher Education World University Ranking (WUR) deverá passar por algumas mudanças importantes na próxima edição. Essa alteração na metodologia demandará das universidades atenção no monitoramento de um novo conjunto de indicadores. Além disso, é possível prever que algumas mudanças de classificação serão mais drásticas do que as usuais. Por esta razão, os resultados do Times Higher Education World University Ranking deste ano não serão plenamente comparáveis aos dos anos anteriores.