Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Nature index Young Universities

O ranking Nature index Young Universities é baseado apenas no número de artigos publicados no conjunto de revistas publicadas do grupo editorial. Não considera citações portanto, não dá medida de impacto, nem de produtividade, mas da capacidade de uma universidade de produzir e publicar artigos em uma fonte altamente respeitável. Nessa edição de 2020, trazemos uma análise da participação de duas instituições paulistas, a UNESP e a UFABC.

Categorias
Análises Conteúdos Destaques Monitor de Rankings

Análise QS Subject 2020

O ranking QS Subject mede quatro indicadores com pesos variados. O primeiro é o resultado de uma pesquisa sobre a reputação acadêmica; o segundo é o resultado de uma pesquisa sobre a reputação junto aos empregadores; o terceiro é o número de citações por artigos e o quarto é uma medição de impacto por meio de citações, que utiliza uma variante do índice Hirsch.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Times Higher Education Emerging Economies 2020

Como a amostra se expandiu nos últimos cinco anos – de 200 em 2016 para 533 em 2020 – significa que, embora as universidades tenham melhorado em todos os indicadores nesse período, não se pode afirmar com certeza que isso se refere a ganhos absolutos.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

QS 2020

Como um dos “três grandes” rankings universitários, o QS sempre recebe muita atenção da mídia. A empresa presta mais atenção à otimização dos motores de busca do que qualquer outra organização, significando que, quando um usuário casualmente buscar o termo “university ranking” no Google, QS é quase sempre o primeiro resultado aparecer.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Leiden Ranking 2020

Como o Leiden Ranking se diferencia dos outros rankings? Diferentemente de outros rankings, o ranking de Leiden não produz uma lista única das melhores universidades. Produz uma série de indicadores que incentivam o usuário a escolher quais são os indicadores mais relevantes.