Categorias
Destaques Relatórios institucionais

Dossiê Egressos do Programa de Pós Graduação em Museologia 2014-2023

O Programa de Pós Graduação Interunidades em Museologia da USP (PPGMus) apresenta a segunda edição do Dossiê Egressos, revista e ampliada, correspondente aos levantamentos e estudos referentes ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo, cobrindo o período de 2014 a 2023. A realização deste projeto sob coordenação da professora Maria […]

Categorias
Destaques Relatórios institucionais

Relatório Anual Todos pela Educação 2023

Publicado em junho de 2024, o relatório anual 2023 da Organização Todos pela Educação é exemplar na forma de comunicar os resultados das suas frentes de ação, sobretudo na missão de interação com o poder público na formulação de políticas. Leia o relatório completo em formato digital

Categorias
Conteúdos Destaques

Tendências em agências de fomento e implicações para as IES

Aula inaugural do V Curso Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, 2024.

Prof. Marcio de Castro Silva Filho, Diretor Científico da FAPESP 

Categorias
Destaques Leituras selecionadas

Guia de Boas Práticas Científicas

No dia 21 de novembro de 2023, foi apresentado à comunidade feana o Guia de Boas Práticas Científicas da USP. O evento está sendo organizado pela Comissão de Boas Práticas Científicas da FEA, que é coordenada pelos docentes Luís Eduardo Afonso (EAC), Fernando Postali (EAE) e Rosana Tavares (EAD). O Guia de Boas Práticas Científicas está em sua 2ª edição […]

Categorias
Conteúdos Destaques Seminários

Métricas de impacto nas Instituições de Ensino Superior

Apresentação realizada no I Fórum sobre Métricas de Impacto
na Pós-Graduação da Unesp em 14 de setembro de 2023

Categorias
Conteúdos Destaques Relatórios institucionais

Dossiê Egressos do PPG Interunidades em Museologia da USP

O Dossiê Egressos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo é uma iniciativa que busca articular alunos/as, egressos/as e professores/as em uma perspectiva de vínculo à realidade museológica do entorno e, ao mesmo tempo, desvela os caminhos a serem trilhados como um programa de ensino pós-graduado em uma universidade pública.

Categorias
Análises Destaques Referência

Acesso aberto ao conhecimento

Políticas de acesso aberto à pesquisa nas Universidades Públicas no estado de São Paulo.

Categorias
Análises Conteúdos Destaques Notas Técnicas

Saúde Mental nas Universidades 

Metodologia da Liga Universitária de Saúde Mental HUMEN

Categorias
Destaques Relatórios

Conclusão e síntese das recomendações para as universidades – 2023

O Projeto Métricas acompanhou o desempenho das seis universidades públicas do estado de São Paulo em diversos rankings no ano de 2022. Foram monitorados os resultados das instituições públicas de ensino superior sediadas no Estado de São Paulo nos rankings Shanghai Jiao Tong GRAS, Times Higher Education Global, THE Impact, QS Global, QS América Latina e QS Subjects.

Categorias
Destaques Monitor de Rankings Referência

Revisão da Metodologia THE World University Ranking 3.0

Praticamente sem alterações em sua metodologia ao longo da última década, o Times Higher Education World University Ranking (WUR) deverá passar por algumas mudanças importantes na próxima edição. Essa alteração na metodologia demandará das universidades atenção no monitoramento de um novo conjunto de indicadores. Além disso, é possível prever que algumas mudanças de classificação serão mais drásticas do que as usuais. Por esta razão, os resultados do Times Higher Education World University Ranking deste ano não serão plenamente comparáveis aos dos anos anteriores.

Categorias
Artigos Destaques

A evolução dos indicadores de CT&I de 1970 a 2022

O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina deve levar em conta as circunstâncias em que são discutidas as suas métricas de desempenho e comparações internacionais.

Categorias
Artigos Destaques

Coisas que se pode aprender sobre CT&I
no Brasil pela análise das publicações
científicas com autores no país

No presente trabalho usamos informações sobre publicações científicas com autores no Brasil para analisar algumas características do sistema de CT&I e identificar oportunidades para melhorar as políticas para ciência, tecnologia e inovação no país. Abordamos variações temporais nas tendências, de forma que o leitor possa observá-las à luz do histórico das políticas e condições do sistema de CT&I.

Palavras-chave: CT&I; setor acadêmico e empresarial; publicações brasileiras.

Categorias
Destaques

Compreendendo o impacto social

A preocupação sobre o benefício que a sociedade pode obter da pesquisa científica, o que chamamos de impacto social da pesquisa, não é nova. Ela pode ser remetida ao relatório Science, The endless frontier, de Vannevar Bush, datado de 1945, que conectava pesquisa ao seu impacto econômico e propunha que aquela deveria responder aos anseios da população. Desde então, e principalmente ao longo da última década, a definição, mensuração e adoção do impacto social da pesquisa como cultura e prática institucional nas universidades ganhou ímpeto reforçado. Mas o que é e como podemos entender o impacto social da pesquisa?

Categorias
Avaliação responsável de pesquisa Destaques

Como o mundo vai avaliar a excelência na pesquisa?

Quais são os atributos de excelência na pesquisa? Há vários deles, amplamente consensuais: pesquisa feita segundo boas práticas científicas, seguindo padrões éticos amplamente aceitos e verificáveis, validada por significativa parcela dos pares, trazendo avanços importantes para seu campo do conhecimento e para a sociedade.

Categorias
Artigos Destaques

Análise de forças para o impacto social da pesquisa

O conceito de impacto da pesquisa tem sido um agente propulsor dos valores de inovação. Esse artigo investiga as forças propulsoras e inibidoras para sua adoção nas universidades como cultura e prática institucional.

Categorias
Destaques Relatórios

Planos acadêmicos para contratação de docentes

Compartilhamos com a nossa comunidade os resultados da oficina realizada pela comissão de graduação da ESALQ. A atividade relatada no documento que se segue, resume o compartilhamento de expectativas da comunidade sobre novas contratações programadas para o período 2023-2025

Categorias
Destaques Seminários

Propostas de política universitária, 2022

O seminário acontecerá em quatro sessões nos dias 22 e 23 novembro de 2022 (terça e quarta-feira) conforme o programa. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos pelas equipes de participantes do curso e trazem contribuições em múltiplas dimensões de interesse para a governança das instituições de ensino e pesquisa.

Categorias
Atividades Públicas Avaliação responsável de pesquisa Destaques Seminários

Desafios institucionais e perspectivas para avaliação responsável de pesquisa na educação superior brasileira

Este documento é um resumo dos principais argumentos oriundos da interação entre o projeto Métricas e a iniciativa de engajamento comunitário da DORA, apoiada pela American Society of Cell Biology.

Categorias
Destaques

Avaliação responsável de pesquisa no contexto brasileiro

A avaliação de resultados de pesquisa e de pesquisadores, seja ela rotineira, para processos seletivos, promoção na carreira ou obtenção de financiamento para projetos está em contínua evolução. Em uma pesquisa realizada junto à comunidade de signatários da Declaração de São Francisco, perguntamos a um grupo de acadêmicos ligados a processos de avaliação em suas […]

Categorias
Destaques

Repensar a avaliação

Junho de 2022 Instituições de ensino superior são marcos civilizatórios da sociedade humana. Essas instituições, onde se faz a Ciência e nas quais o conhecimento é disseminado ao longo das gerações, foram construídas no decurso de séculos. Os seus processos, governança, a etiqueta própria das diferentes áreas do conhecimento, com seus próprios contornos esculpidos ao […]