O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina deve levar em conta as circunstâncias em que são discutidas as suas métricas de desempenho e comparações internacionais.
Categoria: Destaques
No presente trabalho usamos informações sobre publicações científicas com autores no Brasil para analisar algumas características do sistema de CT&I e identificar oportunidades para melhorar as políticas para ciência, tecnologia e inovação no país. Abordamos variações temporais nas tendências, de forma que o leitor possa observá-las à luz do histórico das políticas e condições do sistema de CT&I.
Palavras-chave: CT&I; setor acadêmico e empresarial; publicações brasileiras.
Compreendendo o impacto social
A preocupação sobre o benefício que a sociedade pode obter da pesquisa científica, o que chamamos de impacto social da pesquisa, não é nova. Ela pode ser remetida ao relatório Science, The endless frontier, de Vannevar Bush, datado de 1945, que conectava pesquisa ao seu impacto econômico e propunha que aquela deveria responder aos anseios da população. Desde então, e principalmente ao longo da última década, a definição, mensuração e adoção do impacto social da pesquisa como cultura e prática institucional nas universidades ganhou ímpeto reforçado. Mas o que é e como podemos entender o impacto social da pesquisa?
Quais são os atributos de excelência na pesquisa? Há vários deles, amplamente consensuais: pesquisa feita segundo boas práticas científicas, seguindo padrões éticos amplamente aceitos e verificáveis, validada por significativa parcela dos pares, trazendo avanços importantes para seu campo do conhecimento e para a sociedade.
O conceito de impacto da pesquisa tem sido um agente propulsor dos valores de inovação. Esse artigo investiga as forças propulsoras e inibidoras para sua adoção nas universidades como cultura e prática institucional.
Compartilhamos com a nossa comunidade os resultados da oficina realizada pela comissão de graduação da ESALQ. A atividade relatada no documento que se segue, resume o compartilhamento de expectativas da comunidade sobre novas contratações programadas para o período 2023-2025
O seminário acontecerá em quatro sessões nos dias 22 e 23 novembro de 2022 (terça e quarta-feira) conforme o programa. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos pelas equipes de participantes do curso e trazem contribuições em múltiplas dimensões de interesse para a governança das instituições de ensino e pesquisa.

Este documento é um resumo dos principais argumentos oriundos da interação entre o projeto Métricas e a iniciativa de engajamento comunitário da DORA, apoiada pela American Society of Cell Biology.

A avaliação de resultados de pesquisa e de pesquisadores, seja ela rotineira, para processos seletivos, promoção na carreira ou obtenção de financiamento para projetos está em contínua evolução. Em uma pesquisa realizada junto à comunidade de signatários da Declaração de São Francisco, perguntamos a um grupo de acadêmicos ligados a processos de avaliação em suas […]
Repensar a avaliação

Junho de 2022 Instituições de ensino superior são marcos civilizatórios da sociedade humana. Essas instituições, onde se faz a Ciência e nas quais o conhecimento é disseminado ao longo das gerações, foram construídas no decurso de séculos. Os seus processos, governança, a etiqueta própria das diferentes áreas do conhecimento, com seus próprios contornos esculpidos ao […]
Organizado pelo Laboratório de Estudos sobre Organização da pesquisa e da Inovação (LabGeopi), o webinário que abordou o tema “O impacto da pesquisa além da academia” Vivenciamos no presente, um movimento em direção à diversificação da avaliação do impacto da pesquisa em múltiplas dimensões. Contribui para esse movimento, uma expansão do conceito de excelência em […]

O ano de 2022 apresenta perspectivas de profundas transformações nas esferas sanitária, econômica, social, política e geopolítica. Para as universidades, estas mudanças são portadoras de desafios e oportunidades. Desafios que incluem a relação da ciência com a sociedade, o uso responsável de métricas, o acompanhamento dos egressos e a inclusão social. Oportunidades que abrangem soluções imbuídas de valores centrados no desenvolvimento humano e na sustentabilidade para a construção do século XXI.
Em dez minutos, a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz Oliveira, e o Reitor da Unifesp, Nelson Sass tratam dos desafios das universidades para o ano de 2022. As alocuções precederam a cerimônia de encerramento do II Curso em 2021. Assista o vídeo completo.
Apresentação dos trabalhos de conclusão do II Curso Métricas.
De 9 a 11 de novembro de 2021.
Promoção de impacto social da pesquisa
por Giovanna Lima No texto “O que faz um Research Impact Officer” preparado para o Projeto Métricas, compartilhei minhas experiências no Trinity College Dublin, na Irlanda. Nesse texto, apresento minha análise sobre um agente fundamental no estímulo ao impacto social da pesquisa: as agências de fomento à pesquisa. As agências de fomento podem proporcionar incentivos […]
Evento realizado pela Pró Reitoria de Pós Graduação da Universidade de São Paulo em 20 de agosto de 2021 Palestrantes Prof. Dr. Jacques MarcovitchProf. Dr. Carlos Henrique de Brito CruzProf. Dr. Aluísio SeguradoProfa. Dra. Cláudia Mansini Queda de Toledo Moderadores Profa. Dra. Maria Luiza Barreto ChavesProf. Dr. Paulo Nussenzveig Objetivos Apresentar e discutir os avanços […]
Magna Charta Universitatum 2020
A Magna Charta Universitatum foi originalmente assinada em 1988 por 366 universidades no momento do 900º aniversário da fundação da Universidade de Bolonha. O MCU é mantido por um observatório sem fins lucrativos, que garante a adesão ao acordo. O acordo original de 1988 garantiu a liberdade institucional e acadêmica e a indivisibilidade do ensino […]
O que faz um Research Impact Officer?
Em entrevista realizada pelo Projeto Métricas em 1 de agosto de 2021, Giovanna Lima, que trabalha como Research Impact Officer na escola de artes e humanidades da Trinity College Dublin fala sobre as atribuições do cargo, os defafios cotidianos e reflete sobre a importância da medição do impacto nas atividades das instituições universitárias, na relação […]

Nesse seminário, o professor Carlos H. de Brito Cruz oferece suas reflexões em um panorama sobre uso de métricas e indicadores na gestão de instituições e sistemas de ensino superior.
O artigo “Between Tradition and the Future: On Metrics and Performance Indicators for the Faculty of Law at University of São Paulo” de autoria da Profa. Nina Ranieri foi publicado no Journal of International Educational Reform”. A leitura desse artigo é importante para os interessados na construção de indicadores nas humanidades. Ilustra-se o processo do desenho experimental de indicadores. Nina B. S. Ranieri é pesquisadora associada do […]