Categorias
Conteúdos Destaques Fórum

O Futuro do Trabalho Pós-Pandemia de COVID-19

Reflexões sobre os Impactos da Inteligência Artificial, Ciência e Educação Vivemos em uma era de transformações econômicas e tecnológicas. Estas transformações, particularmente no mundo do trabalho, têm sido aceleradas nas últimas décadas pela evolução das tecnologias digitais de origem na Ciência, particularmente na Computação. Neste artigo, faremos um breve panorama da evolução e impactos de […]

Categorias
Conteúdos Destaques Fórum

Transição para o digital frente à crise

“Decifra-me ou te devoro.” O repto lançado pela COVID-19 não é novo, e nem são novas as condições que ela impôs: “Adapta-te a um mundo diferente; vê se consegue tirar proveito do que aprender.” Os desafios permearam quase todas as estruturas sociais e afetaram praticamente todas as instituições. A academia não foi exceção, e a […]

Categorias
Conteúdos Destaques Fórum

A comunicação social das universidades: percepções e ações na Unicamp

A universidade fala de diferentes formas A universidade “fala” a diferentes públicos através de suas missões. Fala diretamente aos estudantes, e indiretamente aos círculos de convivência desses, através das atividades de ensino. Fala à comunidade científica de todo o mundo por meio de suas pesquisas e diretamente à população por suas ações de extensão e […]

Categorias
Conteúdos Destaques Fórum

Ensino presencial e ensino remoto: a experiência da Unicamp

O contexto 2020 A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi a primeira Instituição de Ensino Superior do país que declarou a suspensão das suas atividades presenciais frente às ameaças severas da Pandemia do COVID19. Em 12 de março de 2020, as aulas presenciais foram flexivelmente substituídas por atividades de ensino remoto, mediados por tecnologia digital. […]

Categorias
Conteúdos Destaques Fórum

A ciência na sociedade e na educação

Em recente sondagem de opinião, o Instituto Datafolha detectou que subiu de 13% em 2014 para 42% em 2020 a parcela da população que pensa que, para tomar decisões importantes para o país, o governo deve ouvir mais os técnicos e especialistas. Igualmente, dados de outros países atestam o crescimento do prestígio público da ciência […]