Categorias
Relatórios

Relatório de Impacto 2019-2023

Categorias
Conteúdos Destaques

Tendências em agências de fomento e implicações para as IES

Aula inaugural do V Curso Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, 2024.

Prof. Mauricio Castro Silva, Diretor Científico da FAPESP 

Categorias
Análises Conteúdos

Times Higher Education Reputation 2023

O Times Higher Education Reputation Ranking 2023 foi divulgado em fevereiro de 2024. Os estudos de reputação global refletem o grau de reconhecimento de uma universidade em todo o mundo.

Categorias
Conteúdos Livros

Repensar a Universidade III

Saberes e Práticas

Categorias
Destaques Leituras selecionadas

Guia de Boas Práticas Científicas

No dia 21 de novembro de 2023, foi apresentado à comunidade feana o Guia de Boas Práticas Científicas da USP. O evento está sendo organizado pela Comissão de Boas Práticas Científicas da FEA, que é coordenada pelos docentes Luís Eduardo Afonso (EAC), Fernando Postali (EAE) e Rosana Tavares (EAD). O Guia de Boas Práticas Científicas está em sua 2ª edição […]

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS Latin America 2024

Análise dos resultados do QS Latin America and Caribbean 2024. Recomendações para as universidades paulistas

Categorias
Análises Monitor de Rankings

THE World University Ranking 2024

Análise dos resultados do Times Higher Education 2024

Categorias
Análises Monitor de Rankings

THE Latam 2023

Análise do Times Higher Education Latin America 2023 e recomendações para universidades.

Categorias
Conteúdos Destaques Seminários

Métricas de impacto nas Instituições de Ensino Superior

Apresentação realizada no I Fórum sobre Métricas de Impacto
na Pós-Graduação da Unesp em 14 de setembro de 2023

Categorias
Análises Conteúdos

Contratação para impacto

Reflexões a partir do Programa de Recognition & Rewards da Holanda

Categorias
Conteúdos Destaques Relatórios institucionais

Dossiê Egressos do PPG Interunidades em Museologia da USP

O Dossiê Egressos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo é uma iniciativa que busca articular alunos/as, egressos/as e professores/as em uma perspectiva de vínculo à realidade museológica do entorno e, ao mesmo tempo, desvela os caminhos a serem trilhados como um programa de ensino pós-graduado em uma universidade pública.

Categorias
Análises

THE Impact Ranking 2023

Um ranking que cresce em participantes a cada ano, e que tem sofrido alterações constantes em seu conjunto de indicadores. Nessa análise, organizamos e explicamos como a publicação utiliza os dados bibliométricos e como as universidades podem compreender sua classificação em termos relativos e absolutos.

Categorias
Boletim Métricas

Boletim Metricas

Julho 2023

Categorias
Análises Notas Técnicas

QS 2024 – Nota técnica

Para o lançamento de sua edição 2024, a QS alterou significativamente sua metodologia tanto na mudança na ponderação de indicadores como na inclusão de novos. Isso levou a algumas grandes variações na posição de certas instituições, enquanto outras continuaram praticamente na mesma posição.

Categorias
Análises Destaques Referência

Acesso aberto ao conhecimento

Políticas de acesso aberto à pesquisa nas Universidades Públicas no estado de São Paulo.

Categorias
Análises Conteúdos Destaques Notas Técnicas

Saúde Mental nas Universidades 

Metodologia da Liga Universitária de Saúde Mental HUMEN

Categorias
Boletim Boletim Métricas

Boletim Métricas

Maio 2023

Categorias
Destaques Relatórios

Conclusão e síntese das recomendações para as universidades – 2023

O Projeto Métricas acompanhou o desempenho das seis universidades públicas do estado de São Paulo em diversos rankings no ano de 2022. Foram monitorados os resultados das instituições públicas de ensino superior sediadas no Estado de São Paulo nos rankings Shanghai Jiao Tong GRAS, Times Higher Education Global, THE Impact, QS Global, QS América Latina e QS Subjects.

Categorias
Destaques Monitor de Rankings Referência

Revisão da Metodologia THE World University Ranking 3.0

Praticamente sem alterações em sua metodologia ao longo da última década, o Times Higher Education World University Ranking (WUR) deverá passar por algumas mudanças importantes na próxima edição. Essa alteração na metodologia demandará das universidades atenção no monitoramento de um novo conjunto de indicadores. Além disso, é possível prever que algumas mudanças de classificação serão mais drásticas do que as usuais. Por esta razão, os resultados do Times Higher Education World University Ranking deste ano não serão plenamente comparáveis aos dos anos anteriores.

Categorias
Artigos Destaques

A evolução dos indicadores de CT&I de 1970 a 2022

O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina deve levar em conta as circunstâncias em que são discutidas as suas métricas de desempenho e comparações internacionais.