Destaques Seminários

Propostas de política universitária, 2022

O seminário acontecerá em quatro sessões nos dias 22 e 23 novembro de 2022 (terça e quarta-feira) conforme o programa. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos pelas equipes de participantes do curso e trazem contribuições em múltiplas dimensões de interesse para a governança das instituições de ensino e pesquisa.

Temos a satisfação de convidar a comunidade do projeto Métricas para o Seminário de apresentação dos Projetos de política universitária elaborados pelos participantes do III Curso de Métricas de desempenho acadêmico e comparações internacionais.

Esse seminário acontecerá em quatro sessões nos dias 22 e 23 novembro de 2022 (terça e quarta-feira) conforme o programa. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos pelas equipes de participantes do curso e trazem contribuições a três dimensões de interesse para a governança das instituições de ensino e pesquisa:

• O impacto das universidades no Brasil
  • Inclusão, diversidade e monitoramento dos egressos
  • Ciência aberta
  • Governança universitária

As apresentações serão seguidas de comentários e sessão interativa.

Reserve seu lugar. Inscreva-se até 21 de novembro pelo link:

Dias 22 e 23 de novembro de 2022.
Pelo Zoom. Convites mediante inscrição prévia.

Sessão 1

Dia 22 – Manhã – 9h-10h30

• Os egressos da universidade como fonte de dados para a governança acadêmica
  • Repositórios de dados abertos para avaliação do impacto da pesquisa: o caso UFABC
  • Concepção, implementação e monitoramento de um programa de relacionamento com egressos do ensino superior

Sessão 2

Dia 22 – Tarde – 14h-15h30

• Ciência aberta e altmétricas: impacto da produção científica na reputação institucional
  • Estratégias de ação para o combate à desinformação na universidade
  • Indicadores consolidados para a tomada de decisões em nível institucional

Sessão 3

Dia 23 – Manhã – 9h-10h30

• A comunicação e seu impacto na relação universidade-poder público
  • Métricas e governança de universidades multicampi
  • Indicadores de monitoramento e avaliação de impacto da sustentabilidade no Ensino Superior.

Sessão 4

Dia 23 – Tarde – 14h-15h30

• Indicadores de impacto socioeconômico como instrumento de comunicação: o caso da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Planejamento e implementação do escritório de dados: o caso da UFSCar