Sobre o projeto

Projeto de pesquisa em políticas públicas

Os rankings de universidades são iniciativas que classificam e posicionam as instituições de ensino superior em termos de seu impacto na sociedadade. Esse projeto tem por objetivo estudar indicadores de desempenho institucional e acadêmico e os mecnismos de governança relacionados com acompanhamento de performance acadêmica e impacto social das Universidades Paulistas vinculadas. Esse projeto é amparado pelo Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP.

Objetivos

Este projeto oferece as bases para uma política pública inovadora no âmbito das três universidades estaduais de São Paulo (USP, Unicamp e UNESP). Articulado pelo seu Conselho de Reitores e com o decisivo apoio da Fapesp, o estudo aqui desenvolvido aponta caminhos para que instituições já líderes em seu país nas áreas de ensino superior, pesquisa científica e extensão de serviços à comunidade se tornem ainda mais presentes nas comparações internacionais que promovem a excelência acadêmica em todo o mundo.

Repensar a universidade significa defender seus valores, reforçar seu compromisso com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão e, simultaneamente, renovar seus laços com a sociedade em rápida transformação. Movimentos que pressupõem tanto a volta, para rever e corrigir, quanto o avanço para conquistar posições inovadoras – o que agora se faz renitentemente, de modo a acentuar a função prospectiva das métricas de desempenho. Trata-se, portanto, de meios para a construção do futuro com base em dimensões objetivas e de acesso aberto.

Dessa forma, são objetivos do projeto

  • Tornar mais acessível o conhecimento público sobre metodologia e métricas relacionadas as comparações internacionais.
  • Elencar processos de monitoramento e internalização dos indicadores adotados em comparações universitárias internacionais.
  • Identificar os componentes de uma política pública sobre indicadores de desempenho nas universidades públicas para efeito de comparações internacionais
  • Delinear as atribuições e atributos dos responsáveis pelos indicadores de desempenho para efeito de comparações internacionais.
  • Aprimorar a governança das instituições, para projetar a ciência brasileira no cenário nacional e internacional em benefício da sociedade como um todo.