Categorias
Destaques

Avaliação responsável de pesquisa no contexto brasileiro

A avaliação de resultados de pesquisa e de pesquisadores, seja ela rotineira, para processos seletivos, promoção na carreira ou obtenção de financiamento para projetos está em contínua evolução. Em uma pesquisa realizada junto à comunidade de signatários da Declaração de São Francisco, perguntamos a um grupo de acadêmicos ligados a processos de avaliação em suas instituições, sobre os processos e a gestão de avaliação docente na sua universidade.

A Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (DORA) aborda o uso de práticas responsáveis para avaliar o desempenho científico para contratação, progresso na carreira, avaliação e recompensa de pesquisa. A declaração se aplica a universidades, instituições de pesquisa, pesquisadores, editores e agências de financiamento. 

Com objetivo de contribuir com as instituições brasileiras que desejam revisar seus processos e implementar práticas de avaliação mais abrangentes e responsáveis, o Projeto Métricas está realizando um conjunto de atividades de engajamento da comunidade de signatários da DORA. 

O projeto, que está em andamento, tem três etapas. Na primeira, foi realizada uma enquete com signatários individuais, ligados ao tema de avaliação dentro de universidades brasileiras, visando identificar os desafios para a implantação de processos de avaliação consonantes com os princípios expressos na DORA.

Os resultados desse levantamento vão orientar duas sessões de discussão entre um conjunto de especialistas, gestores e lideranças, para identificar os desafios e propor soluções para o contexto das universidades brasileiras.

Esse ciclo de trabalho, por sua vez, vai gerar um relatório que será apresentado em agosto de 2022 em um evento aberto à toda a comunidade acadêmica.

Esta pesquisa está sendo conduzida pelo Projeto Métricas por meio do financiamento obtido junto a Fundação de Amparo de Pesquisa de São Paulo (FAPESP) e com o apoio  da American Society of Cell Biology (ASCB). Os responsáveis pela pesquisa podem ser contatados pelo e-mail metricas.edu@usp.br.