Repensar o ensino de graduação significa analisar os modos de ingresso, examinar a evasão dos cursos, atualizar os currículos e preparar a profissionalização num contexto de múltiplas transformações. O Projeto Métricas convidou seis Pró-reitorias de Graduação das Universidades públicas do estado de São Paulo para expor os desafios, prioridades de ação e indicadores para melhor responder aos anseios da sociedade.
Além de formar as novas gerações, as universidades tem por missão a construção do conhecimento novo e a curadoria do conhecimento acumulado, Para abordar a disseminação do saber, analisamos as políticas de acesso aberto ao conhecimento no Brasil, tendo em vista que as transformações do cenário editorial científico são determinantes para que o conhecimento seja disseminado em prol da sociedade.
Mudanças na metodologia de rankings comparativos internacionais devem dar maior visibilidade ao bom trabalho de instituições brasileiras em formar cidadãos e qualificar profissionais reconhecidos pelo ambiente de trabalho. Neste sentido, analisamos essas mudanças na metodologia do QS World Ranking 2024.
Ensino de Graduação: desafios, prioridades e indicadores
O Seminário foi realizado em duas sessões, nos dias 26 e 29 de junho de 2023. A primeira sessão contou com a participação dos representantes das Universidades estaduais paulistas USP, Unicamp e Unesp e na segunda sessão, a discussão foi com os Pró-reitores das universidades federais Unifesp, UFSCar e UFABC.
QS 2024 – Nota técnica
Para o lançamento de sua edição 2024, a QS alterou significativamente sua metodologia tanto na mudança na ponderação como na inclusão de novos indicadores. Isso levou a algumas grandes variações na posição de certas instituições, enquanto outras continuaram praticamente na mesma posição.
Acesso aberto ao conhecimento
Artigo avalia as políticas de acesso aberto à pesquisa nas Universidades Públicas no estado de São Paulo, sua evolução e projeção.
Saúde Mental nas Universidades
A saúde mental é um tema de interesse para as comunidades universitárias em todo o mundo. Neste artigo, apresentamos a metodologia da Liga Universitária de Saúde Mental HUMEN do Reino Unido, que traz uma sugestão de parâmetros para comparações entre políticas institucionais relacionadas a esse tema.
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Projeto Metricas – Fapesp 2019/10963-7 – https://metricas.usp.brContato: metricas.edu@usp.br