Categorias
Boletim Métricas

Boletim Metricas

Julho 2023

Repensar o ensino de graduação significa analisar os modos de  ingresso, examinar a evasão dos cursos, atualizar os currículos e preparar a profissionalização num contexto de múltiplas transformações. O Projeto Métricas convidou seis Pró-reitorias de Graduação das Universidades públicas do estado de São Paulo para expor os desafios, prioridades de ação e indicadores para melhor responder aos anseios da  sociedade. 

Além de formar as novas gerações, as universidades tem por missão a construção do conhecimento novo e a curadoria do conhecimento acumulado, Para abordar a disseminação do saber, analisamos as políticas de acesso aberto ao conhecimento no Brasil, tendo em vista que as transformações do cenário editorial científico são determinantes para que  o conhecimento seja disseminado em prol da sociedade.

Mudanças na metodologia de rankings comparativos internacionais devem dar maior visibilidade ao bom trabalho de instituições brasileiras em formar cidadãos e qualificar profissionais reconhecidos pelo ambiente de trabalho. Neste sentido, analisamos essas mudanças na metodologia do QS World Ranking 2024


Ensino de Graduação: desafios, prioridades e indicadores

O Seminário foi realizado em duas sessões, nos dias 26 e 29 de junho de 2023. A primeira sessão contou com a participação dos representantes das Universidades estaduais paulistas USP, Unicamp e Unesp e na segunda sessão, a discussão foi com os Pró-reitores das universidades federais Unifesp, UFSCar e UFABC. 

QS 2024 – Nota técnica

Para o lançamento de sua edição 2024, a QS alterou significativamente sua metodologia tanto na mudança na ponderação como na inclusão de novos indicadores. Isso levou a algumas grandes variações na posição de certas instituições, enquanto outras continuaram praticamente na mesma posição.

Acesso aberto ao conhecimento

Artigo avalia as políticas de acesso aberto à pesquisa nas Universidades Públicas no estado de São Paulo, sua evolução e projeção. 

Saúde Mental nas Universidades 

A saúde mental é um tema de interesse para as comunidades universitárias em todo o mundo. Neste artigo, apresentamos a metodologia da Liga Universitária de Saúde Mental HUMEN do Reino Unido, que traz uma sugestão de parâmetros para comparações entre políticas institucionais relacionadas a esse tema.  


Acesse o site

Assine nosso canal do youtube

Projeto Metricas – Fapesp 2019/10963-7 – https://metricas.usp.brContato: metricas.edu@usp.br