Atividades Públicas Seminários

Desafios e indicadores do Ensino de Graduação

Seminário – junho de 2023

O Seminário foi realizado em duas sessões, nos dias 26 e 29 de junho de 2023. A primeira sessão contou com a participação dos representantes das Universidades estaduais e na segunda sessão, a discussão foi entre os Pró-reitores das universidades federais.

A estrutura foi organizada em torno de 4 perguntas, que foram respondidas e debatidas pelos pró-reitores de graduação das seis universidades públicas do estado de São Paulo (USP, Unesp, Unicamp, Unifesp, UFSCar e UFABC)

1. Quais são os principais desafios para que o ensino de graduação responda melhor às expectativas da sociedade e, em especial, da juventude em formação?
  2. Como estes desafios estão sendo enfrentados para o aprimoramento do ensino de graduação?
  3. Quais são outras prioridades adotadas para aprimorar o ensino de graduação?
  4. Quais são as métricas – relativas aos ingressantes, a retenção e aos egressos – para acompanhar o ensino de graduação?

2a feira 26 de junho

• Aluísio Segurado, Pró Reitor de Graduação da USP
  • Célia Giacheti, Pró-Reitora de Graduação da UNESP
  • Ivan Toro, Pró-Reitor de Graduação da UNICAMP
  • Moderação: Jacques Marcovitch,  Projeto Métricas/Fapesp

5a feira 29 de junho

• Ligia Azzalis, Pró-Reitora de Graduação da Unifesp
  • Daniel Rodrigo Leiva, Pró-Reitor de Graduação da UFSCAR
  • Fernanda Graziella Cardoso, Pró-Reitora de Graduação da UFABC
  • Moderação: Lia Rita de Azeredo Bittencourt, Projeto Métricas/Fapesp

Além da sessão realizada ao público inscrito, está acessível o registro em vídeo das sessões no canal do projeto Métricas no youtube.

Relatório de resultados e audiência