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IV Forum Métricas

Diálogos com a sociedade
De 22 a 25 de fevereiro de 2021

Assista e leia o resumos das sessões.

SCOPE Method for responsible research evaluation
Prioridades das universidades em 2021
Responsabilidade na divulgação de resultados de pesquisa
Acompanhamento de egressos do ensino superior
Impacto social das universidades
Governança Universitária: Processos decisórios

Sobre o IV Fórum Métricas

O Fórum Métricas é uma iniciativa de integração entre diferentes áreas de conhecimento e experiências relativas à estratégia e estrutura necessárias ao aprimoramento da gestão de indicadores nas universidades. Diante dos desafios e riscos que marcam o início da presente década, a IV edição do Fórum cria um espaço de diálogo e colaboração sobre o relacionamento entre universidades e a sociedade. Trata-se de articular parcerias para revisitar as métricas em uso e conceber novos indicadores.

SCOPE Method for responsible research evaluation

The SCOPE method provides a practical framework for organisations seeking to implement meaningful and responsible evaluation of research. The session will present the method with a practical example of application. SCOPE goes beyond principles of responsible evaluation and provides a five-step process to implement an evaluation process.

Aline Pacifico (HIAE), Elizabeth Gadd (Loughborough University), Aluisio Segurado (EGIDA/USP), Renato Pedrosa (Unicamp).


Prioridades das universidades em 2021

A sociedade brasileira enfrenta desafios e rupturas decorrentes da crise sanitária e suas consequências. Escassez de recursos, rupturas tecnológicas, transformação política, fraturas sociais e tensões geopolíticas constituem o contexto do sistema universitário neste início de década. Um período de crescentes incertezas e de elevados riscos acompanhados de oportunidades potenciais na construção de uma nova era.

Ana Beatriz de Oliveira (UFSCar), Dácio Matheus (UFABC), Marcelo
Knobel (Unicamp), Maysa Furlan (Unesp), Soraya Smaili (Unifesp).

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Texto de Maysa Furlan (UNESP)

Texto de Ana Beatriz de Oliveira (UFSCar)


Responsabilidade na divulgação de resultados de pesquisa

Os meios de comunicação desempenham papel determinante na transmissão do conhecimento científico ao público. Para o desenvolvimento científico e tecnológico, a distinção existente entre a linguagem da ciência e o estilo de comunicação ao público tornou-se ainda mais crítica frente à crise sanitária em curso.

Luiz Nunes de Oliveira (USP), Marie Ann van Sluys (USP), Natalia
Pasternak (Instituto Questão de Ciência), Sabine Righetti (Agência Bori e Unicamp), Walter Colli (Academia Brasileira de Ciências/USP)


Acompanhamento de egressos do ensino superior

A responsabilidade das universidades com seu corpo discente prossegue além da formatura ou da obtenção de um título de pós-graduação. Faz parte dessa relação conhecer a trajetória profissional e como os estudos contribuíram para a sua realização. Esta é a informação que retroalimenta os processos para o aprimoramento do ensino. Este painel analisa uma variedade de abordagens para acompanhar os graduados na sociedade, mapeando o que eles fazem e suas proposições para uma universidade que responda aos anseios da sociedade.

Marisa Beppu (Unicamp), Ana Maria Carneiro (Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp), Dario Gramorelli (Associação dos Engenheiros Politécnicos), Henrique Luiz Monteiro (Portal Alumni-Unesp).

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Impacto social das universidades

O aumento da pobreza e das desigualdades ameaçam décadas de desenvolvimento humano
resultantes de políticas públicas focadas na saúde, educação e acesso à renda (ODS 1 e ODS 8). Frente às crises, as universidades têm a responsabilidade de contribuir com políticas de inclusão social por meio da geração de emprego e renda, além do combate à miséria. Neste contexto, medir e comunicar o impacto social das universidades se tornou ainda mais essencial com as múltiplas crises em curso.

Cláudia Costin (FGV-Rio), Cleópatra Planeta (Unesp), Mariano Francisco Laplane (Unicamp), Vahan Agopyan (USP).

Arquivos

Cláudia Costin: Apresentação (FGV-Rio)


Governança Universitária: Processos decisórios

A academia deve ser por natureza um espaço permanente de busca e descoberta. O ensino e a pesquisa científica incorporam sempre essa preocupação e o mesmo se pode afirmar de uma governança universitária que assegure o seu livre exercício. Para melhor enfrentar riscos e desafios, será dada ênfase aos seguintes fatores condicionantes da governança universitária: autonomia e financiamento, perfil dos dirigentes, estrutura de poder, composição e tamanho dos colegiados, relação universidade-sociedade e avaliação institucional.

Elizabeth Balbachevsky (FFLCH/USP), Andrés Bernasconi
(Universidade Católica do Chile), Floriano de Azevedo Marques Neto (FD/USP), Nina Ranieri (Cátedra Unesco de Direito à Educação), Teresa Dib Zambon Atvars (Unicamp).

Arquivos

Nina Ranieri – Governança universitária: Complexidade, pressão e desafios.