Seminários

Os Indicadores centrados na sociedade. Marcelo Knobel

Marcelo Knobel (Reitor da Unicamp 2017-2021) com Nina Ranieri

As métricas centradas na sociedade visam evidenciar as respostas dadas pela universidade às necessidades e expectativas da comunidade que a mantém. Busca-se, por este meio, responder às demandas, como saúde pública, geração de empregos e renda e enfrentamento dos desafios ambientais. Os indicadores centrados na sociedade incluem, entre outros: impacto no valor gerado pela produtividade dos profissionais formados; impacto das empresas criadas por egressos; impacto em termos de emprego e renda gerados por egressos; e impacto direto e indireto dos recursos humanos e financeiros da universidade em seu entorno.

Quais são os mecanismos que as universidades podem desenvolver para se tornarem mais atentas às demandas da sociedade?
Quais são as condicionantes que inibem uma maior interação universidade/sociedade? Como superá-las?