Categorias
Atividades Públicas Boletim Destaques

Para avaliar os avaliadores

A avaliação crítica dos rankings, observando princípios de avaliação responsável de pesquisa, é uma forma importante de dar à comunidade uma melhor compreensão de como os rankings funcionam

Nessa última semana do mês de outubro, o INORMS Research Evaluation Working Group publicou os resultados de seu estudo para o desenvolvimento de um método de classificação para iniciativas globais de comparação internacional. A avaliação crítica dos rankings, observando princípios de avaliação responsável de pesquisa, é uma forma  importante de dar à comunidade uma melhor compreensão de como os rankings funcionam, e oferecer formas de mirar as lentes do escrutínio público em direção a essas iniciativas de ranqueamento, como forma de melhorá-las para benefício da comunidade. 

O Projeto Metricas/Fapesp é grato por ter sido convidado como avaliador nessa importante iniciativa, e honrados em haver contribuído nessa conversa construtiva, sobre formas de melhorar as formas de avaliação das universidades. 

É certo que ainda há um longo percurso até que os rankings internacionais possam afirmar que cumprem as expectativas das comunidades no que se refere a transparência, governança, rigor e pertinência do que é medido, havendo algumas dessas iniciativas, alcançado mais nesse termos do que outras. Nosso desejo é que esse trabalho forneça elementos para reflexão para aqueles que desenvolvem, e dependem de maneiras distintas das comparações internacionais. 

Um artigo contendo os resultados da avaliação para seis dos maiores rankings universitários pode ser consultado. 

Para mais informações sobre os princípios que baseiam o trabalho desse grupo, o processo SCOPE está descrito nesse documento