Publicado na Revista Educación Superior y Sociedade, v. 37 n. 1 (2025): Gênero e interseccionalidade na universidade: desigualdades, políticas e transformações. UNESCO.
DOI: https://doi.org/10.54674/ess.v37i1.1005
Palavras-chave: Instituição de ensino superior; política pública; impacto social; indicadores de desempenho
Um novo conceito de excelência acadêmica está gradualmente substituindo a noção de “universidades de classe mundial”. Esse novo paradigma é o de uma universidade engajada.
Esse paradigma emergente prioriza duas características principais: primeiro, um foco na geração de fortes capacidades de pesquisa e ensino com base nos pontos fortes e nas demandas naturais da região e, segundo, a capacidade de transferir conhecimento de forma eficaz para orientar o foco das políticas públicas.
Essa concepção surgiu em resposta às prioridades e demandas impostas às instituições na sociedade contemporânea. O paradigma predominante de classe mundial para universidades está recebendo um nível de prioridade menor por parte dos principais sistemas e instituições de ensino superior do que no passado. Esse paradigma é caracterizado por um conjunto relativamente limitado de indicadores quantitativos, com foco principalmente na publicação em revistas acadêmicas de prestígio, no acúmulo de citações e na produção de um grupo seleto de cientistas altamente prestigiados.
Neste artigo, o paradigma vigente é discutido inicialmente, juntamente com suas características. Posteriormente, é realizada uma análise para identificar as alterações que estão afastando as instituições de ensino superior do modelo convencional. Por fim, uma série de capacidades institucionais e mudanças para aumentar as contribuições para as políticas públicas é proposta com base em dois exemplos internacionais.
Sobre os autores
Justin Axel-Berg Projeto Métricas, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, Brasil.https://orcid.org/0000-0002-0327-7959
Jacques Marcovitch Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, Brasil.https://orcid.org/0000-0002-6148-7735
Giovanna Lima Projeto Métricas, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, Brasil.https://orcid.org/0000-0003-2797-0034