Mostrar à sociedade como a produção acadêmica e científica das universidades impacta no dia a dia é fundamental para que ela entenda a importância de valorizar essas instituições e, no caso das universidades públicas, cobrar dos governos investimento em sua manutenção. Pensando nisso, o Grupo de Estudo Carreira Docente de Impacto, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, promove no dia 28 de novembro, a partir das 10h (horário de Brasília), a conferência “As universidades e sua conexão com a sociedade”.
O evento será exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem o formulário que será disponibilizado no chat do YouTube durante a transmissão.
O palestrante será o presidente da Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência em países em desenvolvimento (TWAS) Marcelo Knobel. Ele tem graduação e doutorado em Física pela Unicamp e pós-doutorados pelo Instituto de Magnetismo Aplicado, da Espanha, e pelo Istituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris, da Itália. Foi reitor e pró-reitor de Graduação da Unicamp, diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física e presidente do Insper.
Knobel é referência mundial no campo do magnetismo, sendo reconhecido como pioneiro no estudo da magnetoresistência gigante em sistemas granulares e na investigação da magnetoimpedância gigante em fios e fitas amorfos e nanocristalinos. Além de sua contribuição à pesquisa, se dedica à divulgação científica e é pesquisador na área de percepção pública da ciência.
Também vão participar do debate os membros permanentes do Grupo de Estudo Carreira Docente de Impacto, relação que inclui, além de professores e pesquisadores de diversas unidades da USP, integrantes de instituições como Global Initiative on AI for Health da Organização Mundial da Saúde (OMS), Academia Brasileira de Ciências, Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência em países em desenvolvimento (TWAS), Fapesp, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Illinois Urbana-Champaign e Harvard Medical School.
Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.
Sobre o grupo
Parte considerável dos docentes de universidades públicas não refletem de maneira aprofundada sobre maximização dos impactos de suas carreiras. Além disso, as universidades públicas devem contribuir para o avanço do conhecimento científico – inclusive com temas que constituem os grandes desafios da sociedade atual – e dos métodos de ensino, extensão universitária, gestão e internacionalização a partir da indução de projetos que estimulem avanços em áreas de fronteira a partir de uma abordagem transdisciplinar e considerando a necessidade cada vez mais urgente de maior engajamento entre universidades públicas e sociedade. Neste contexto, o Grupo de Estudo Carreira Docente de Impacto tem como objetivo fomentar estudos, discussões, reflexões e inspirações acerca de como docentes de universidades públicas podem aumentar o impacto e a excelência de suas carreiras.
Saiba mais na página do grupo.
