Categorias
Boletim Boletim Métricas

Boletim Métricas

Maio 2023

As Instituições de Ensino Superior são fundamentais para construir, organizar, zelar pela curadoria do conhecimento. Elas são fator agregador da cultura, identidade e ambições de uma sociedade. O impacto das atividades universitárias na sociedade, no âmbito local, nacional e global, dependem do desempenho e do alinhamento das instituições para realizar com excelência suas múltiplas atividades-fim.

View Post

Esta edição aborda a avaliação da ciência e seus impactos, as informações sobre como a análise de publicações científicas contribuem para acompanhar  a situação da CT&I no Brasil, viabilizando uma prospecção sobre o futuro da avaliação da ciência, e as especificidades históricas da evolução de indicadores de Ciência e Tecnologia, na perspectiva Latino Americana

No panorama internacional, uma notícia relevante para todas as partes interessadas nas comparações de universidades com fins comerciais, é de que a Times Higher Education vai atualizar as regras de classificação do seu World University Ranking. Por se tratar de uma grande empresa de comunicação com alcance global, ha um resumo das mudanças na metodologia. 

Em complemento, foi preparada uma nota sobre como as Universidades podem se preparar para as mudanças anunciadas. Muitas das lições aprendidas com a análise de comparações classificatórias do ano que nos precede, resultaram em um relatório que resume os tópicos que podem ser aprimorados para fortalecer a competitividade das instituições brasileiras no cenário internacional.


Compreendendo o impacto social

Giovanna Lima

A preocupação sobre o benefício que a sociedade pode se apropriar da pesquisa científica, é chamado de impacto social da pesquisa. Ela pode ser remetida ao relatório Science, The endless frontier, de Vannevar Bush, datado de 1945, que conectava pesquisa ao seu impacto econômico, que deveria responder aos anseios da população. Desde então, e principalmente ao longo da última década, a definição, mensuração e adoção do impacto social da pesquisa como cultura e prática institucional nas universidades ganhou ímpeto reforçado. Mas o que é e como podemos entender o impacto social da pesquisa?


Aprender sobre CT&I no Brasil pela análise das publicações científicas 

Carlos Henrique de Brito Cruz

Como é possível utilizar informações sobre publicações científicas com autores no Brasil para analisar algumas características do sistema de CT&I? Essa proposta de análise visa identificar oportunidades para aprimorar  o delineamento e implantação das políticas para ciência, tecnologia e inovação no país. Nessa análise sobre variações temporais de tendências identificadas nas publicações em diversas áreas, convidamos o leitor a observá-las à luz do histórico das políticas e condições do sistema de CT&I. Um aspecto relevante para  convergência de políticas setoriais da sociedade. 


Como o mundo vai avaliar a excelência na pesquisa?

Sérgio Salles-Filho

Quais são os atributos de excelência na pesquisa? Há vários deles, amplamente consensuais: pesquisa feita segundo boas práticas científicas, seguindo padrões éticos amplamente aceitos e verificáveis, validada por significativa parcela dos pares, trazendo avanços importantes para seu campo do conhecimento e para a sociedade.  Há, no entanto, de se considerar outras medidas de excelência mais abrangentes e flexíveis para dar conta dessa tarefa obrigatória em um mundo que se transforma com rapidez e de forma permanentemente mutável. 


A evolução dos indicadores de CT&I na América Latina

Jacques Marcovitch, Justin Axelberg

O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina deve levar em conta o entorno no qual são discutidas as suas métricas de desempenho e comparações internacionais. Esse artigo conta a história da evolução das métricas de ciência e tecnologia adotadas por instituições da América latina desde a década de 1970 até os dias atuais. 


Conclusão e síntese das recomendações para as universidades – 2023

O Projeto Métricas acompanhou o desempenho das seis universidades públicas do estado de São Paulo em diversos rankings no ano de 2022. Foram monitorados os resultados das instituições públicas de ensino superior sediadas no Estado de São Paulo nos rankings Shanghai Jiao Tong GRAS, Times Higher Education Global, THE Impact, QS Global, QS América Latina e QS Subjects. Dessas análises, foram extraídas diretrizes de aprimoramento institucional que podem contribuir para um sistema de educação superior mais bem alinhado com as expectativas da sociedade, tanto local, regional como global.


Revisão da Metodologia THE World University Ranking 3.0

Projeto Métricas 

Praticamente sem alterações em sua metodologia ao longo da última década, o Times Higher Education World University Ranking (WUR) deverá passar por algumas mudanças importantes na próxima edição. Essa alteração na metodologia demandará das universidades atenção no monitoramento de um novo conjunto de indicadores. Além disso, é possível prever que algumas mudanças de classificação serão mais drásticas do que as usuais. Esta nota técnica resume a comunicação da THE e oferece algumas orientações às instituições de como se preparar para lidar com esses novos critérios. 


 Acesse o site

Assine nosso canal do youtube

Projeto Metricas – Fapesp 2019/10963-7 – https://metricas.usp.br

Contato: metricas.edu@usp.br