Curso de atualização Metricas.edu 2020

A governança universitária lida com indicadores de desempenho para reforçar seu compromisso com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Com isso, a universidade renova permanentemente seus laços com a sociedade em rápida transformação. No exercício de sua missão, toda boa universidade constrói sua visão de futuro e busca o reconhecimento avançando para além do seu campus, do seu país e do continente em que atua.

Utilize o botão acima para acessar a plataforma do curso. Você precisará informas as suas credenciais de acesso.

de março a outubro 2020
Semipresencial – 40h

Justificativa

Este curso almeja o desenvolvimento de competências e habilidades para analisar criticamente o uso apropriado de métricas, além de empreender e liderar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil. O curso tem a duração total de 40 horas, sendo 22 horas de estudo a distância e 18 horas de atividades presenciais.

Objetivo do curso

Visando disseminar competências e conhecimentos relativos ao desempenho acadêmico e comparações internacionais, este curso almeja:

• Tornar mais acessível o conhecimento sobre metodologia e métricas relacionadas ao desempenho acadêmico e às comparações internacionais.
  • Discutir e analisar os processos de monitoramento de indicadores de desempenho acadêmico adotados em comparações universitárias internacionais.
  • Desenvolver competências para identificar, analisar, interpretar e criticar os resultados de comparações internacionais para aprimorar a governança das universidades engajadas em pesquisa no Brasil.

Público-alvo

Dirigentes universitários e profissionais vinculados a universidades com elevado engajamento em pesquisa. O público-alvo também inclui jornalistas das áreas de ciência e educação, pesquisadores e outros profissionais dedicados a análise do desempenho acadêmico e de comparações nacionais e internacionais em educação. As universidades, com elevado engajamento em pesquisa, poderão indicar de três a sete profissionais dedicados ao aprimoramento dos indicadores de desempenho institucional e ao acompanhamento de comparações nacionais e internacionais.

Resultados almejados

Ampliação da compreensão de questões relativas a indicadores e métricas para fins de desempenho acadêmico e comparações internacionais. Desenvolvimento de competências e habilidades para identificar o contexto e analisar indicadores de desempenho acadêmico por área de saber ou de âmbito institucional.

Metodologia

A metodologia inclui leituras, acesso a vídeos, participação no módulo presencial e redação de um ensaio. Em complemento, a discussão com pesquisadores e dirigentes de universidades com larga experiência nos temas propostos, apoiará o delineamento de uma visão dos desafios locais e globais relacionados ao desempenho do ensino superior no Brasil.

• Módulo 1. Repensar a Universidade
  • Módulo 2. Educação superior pública brasileira: desafios e perspectivas.
  • Módulo 3. Comparações internacionais: limitações, interesses e relevância.
  • Módulo 4. O diálogo entre sistemas nacionais e internacionais de avaliação e governança.
  • Módulo 5. Aspectos técnicos dos rankings e sua composição: uma análise critica.
  • Módulo 6. Benchmarking e uso responsável de indicadores.
  • Módulo 7. Universidades do Estado de São Paulo: perspectivas e desafios institucionais.
  • Módulo 8. Desempenho acadêmico: cenários e prioridades.
  • Módulo 9. Laboratório, apresentação e discussão dos ensaios dos participantes.

Formato e duração do curso

O curso prevê uma dedicação de 22 horas de atividades a distância (3 horas por módulo) e 18 horas de atividades presenciais, totalizando 40 horas. As atividades a distância incluem leituras, vídeos, pesquisa bibliográfica, elaboração de texto. Os encontros presenciais incluem palestras, apresentação e discussão dos textos dos participantes e elaboração de uma agenda de prioridades relativa a indicadores e métricas e um laboratório sobre a interpretação de rankings, dados bibliométricos e gestão de dados.

Obtenha o programa completo do curso na versão PDF