Seminários

Governança universitária: a interface com a sociedade

Soraya Smaili (Reitora da UNIFESP 2013-2021), Sandro Valentini (Reitor da UNESP 2017/2021) com Elizabeth Balbachevsky e Renato Pedrosa.

A academia está em revolução permanente. Dirigentes universitários são confrontados com um cenário de mudanças poucas vezes visto na longa história do ensino e pesquisa. Essas mudanças também ocorrem nos aspectos administrativos e estruturais das instituições universitárias. Além de zelar pelo contínuo aprimoramento de sua governança, cabe enfrentar a imprevisibilidade orçamentária e oferecer as melhores condições possíveis de ensino, pesquisa e extensão.

• Quais mecanismos as universidades podem desenvolver para se tornarem mais atentas às demandas da sociedade?
  • Quais são os primeiros passos a serem tomados para facilitar essa mudança?
  • Como superar os fatores que limitam o contato com a sociedade nas universidades?