Seminários

Acompanhamento dos egressos da Universidade

Ana Maria Carneiro (Unicamp) e Thais Vieira (ESALQ) com Marisa Beppu.

Pesquisas institucionais oferecem uma rica fonte de informações para realimentar o planejamento dos currículos, do ambiente de ensino e a tomada de decisões. Surveys que exigem o envolvimento ativo e constante das redes dos egressos. Essas pesquisas viabilizam a publicação de resultados que alimentam os debates sobre a qualidade do ensino superior e fornecem informações para auxiliar a comunicação das universidades. Nesta sessão, as expositoras identificarão conhecimentos e práticas relativas ao acompanhamento de egressos. Serão examinadas as competências atuais e as que precisam ser desenvolvidas para o acompanhamento de egressos e seu aprimoramento.

• Quais são as práticas consolidadas de acompanhamento de egressos merecedoras de destaque?
  • Quais sãos novas praticas para o mapeamento que podem aprimorar o acompanhamento de egressos?
  • Como os resultados desse conhecimento podem ser utilizados para o repensar da grade curricular e das atividades-fim da universidade?