A necessária mudança de foco na pesquisa institucional

Em um cenário como o que vivemos, em que as universidades têm que lidar com os riscos inerentes da situação imposta pelas crises de 2020, reforça-se a ideia de que a pesquisa institucional deve responder a novos desafios além de monitorar o desempenho acadêmico, e se expor aos rankings internacionais.

A iminência de cortes de pessoal, perda de receita, e as armadilhas da transição das atividades para modalidades remotas são desafios comuns entre instituições de ensino superior no Brasil e no mundo.

Nesse artigo publicado em maio, de autoria de John A. Douglass e Igor Chirikov, do Center for Studies in Higher Education da UC Berkeley, os autores discutem a relevância de lidar com dados institucionais para atividades de planejamento e execução de políticas institucionais. Para tanto, é fundamental intensificar e melhorar os processos de coleta de dados institucionais e dotar os profissionais dessas instituições carreira com capacidades analíticas e ferramentas adequadas para a tomada de decisão fundamentada em dados e estatística, entre outros desafios.

Leia o artigo completo publicado no site University World News.