Temos a satisfação de convidar a comunidade do projeto Métricas para o Seminário de apresentação dos Projetos de política universitária elaborados pelos participantes do III Curso de Métricas de desempenho acadêmico e comparações internacionais.
Esse seminário acontecerá em quatro sessões nos dias 22 e 23 novembro de 2022 (terça e quarta-feira) conforme o programa. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos pelas equipes de participantes do curso e trazem contribuições a três dimensões de interesse para a governança das instituições de ensino e pesquisa:
- O impacto das universidades no Brasil
- Inclusão, diversidade e monitoramento dos egressos
- Ciência aberta
- Governança universitária
As apresentações serão seguidas de comentários e sessão interativa.
Reserve seu lugar. Inscreva-se até 21 de novembro pelo link:
Programa
Dias 22 e 23 de novembro de 2022.
Pelo Zoom. Convites mediante inscrição prévia.
Sessão 1
Dia 22 – Manhã – 9h-10h30
- Os egressos da universidade como fonte de dados para a governança acadêmica
- Repositórios de dados abertos para avaliação do impacto da pesquisa: o caso UFABC
- Concepção, implementação e monitoramento de um programa de relacionamento com egressos do ensino superior
Sessão 2
Dia 22 – Tarde – 14h-15h30
- Ciência aberta e altmétricas: impacto da produção científica na reputação institucional
- Estratégias de ação para o combate à desinformação na universidade
- Indicadores consolidados para a tomada de decisões em nível institucional
Sessão 3
Dia 23 – Manhã – 9h-10h30
- A comunicação e seu impacto na relação universidade-poder público
- Métricas e governança de universidades multicampi
- Indicadores de monitoramento e avaliação de impacto da sustentabilidade no Ensino Superior.
Sessão 4
Dia 23 – Tarde – 14h-15h30
- Indicadores de impacto socioeconômico como instrumento de comunicação: o caso da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
- Planejamento e implementação do escritório de dados: o caso da UFSCar
- Produzindo impacto na origem: o uso de métricas para guiar os processos seletivos de docentes