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Relatório da OCDE e o Benchmarking de sistemas de educação superior

Esse denso relatório elaborado pela OCDE tem por foco o desempenho de sistemas de ensino superior, em contraste às numerosas iniciativas que comparam universidades. Essa abordagem permite compreender o panorama geral e realizar comparações distintas das análises centradas nas instituições.

A partir de sua leitura, é possível analisar comparativamente como os egressos interagem com o ambiente ao seu redor, mapeando as deficiências nas habilidades, e o estado da empregabilidade desses egressos em diferentes setores da sociedade. 

O estudo adota 45 indicadores principais que descrevem o funcionamento de um sistema, tendo por foco os resultados das atividades de ensino, pesquisa, e dos impactos econômicos gerados pelo sistema de ensino superior na sociedade. Pela sua leitura, conclui-se que as limitações na capacidade de obtenção de dados prejudicam a comparação entre diferentes sistemas. Um obstáculo a ser superado para essa iniciativa de análise comparativa. 

Outras limitações também são observadas no relatório, notadamente em relação às estruturas de indicadores. Métricas que registram o envolvimento das instituições com a comunidade de seu entorno. Um tema de prioridade crescente,  para oferecer soluções para os pontos cegos nas análises baseadas em dados. 

Finalmente, o relatório oferece uma estrutura para comparação da dinâmica de sistemas de educação superior. Uma abordagem que pode estimular as universidades à reflexão em busca de estratégias de cooperação por uma visão compartilhada de futuro, compatível com a cultura de competição entre instituições.