Relatório da reitoria UNIFEI

Educação superior publica não é gasto. É investimento. Leia o relatório do Reitor da Universidade Federal de Itajubá.

Um dos desafios que se apresentam às instituições de ensino superior brasileiras é a necessidade de comunicar à sociedade que os recursos alocados em suas atividades não são gastos, mas sim investimentos. Cada real aplicado no sistema público de educação superior se multiplica e dinamiza a economia. Esse é um tipo de cálculo destacado pelo interessante relatório do The Russell Group’s financial impact report. Russel group é uma entidade que representa algumas dezenas de IES do Reino Unido.

Utilizando uma metodologia similar, esse artigo de autoria do Professor Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Universidade federal de Itajubá é um excelente exemplo de iniciativa que deveria ser incorporada nos planos de comunicação das universidades públicas do Brasil. Iniciativas dessa natureza ajudam a esclarecer aos tomadores de decisão, o real valor da educação superior pública para o conjunto da sociedade que a financia.

Leia o relatório completo do reitor da UNIFEI