Categorias
Destaques Relatórios institucionais

Dossiê Egressos do Programa de Pós Graduação em Museologia 2014-2023

O Programa de Pós Graduação Interunidades em Museologia da USP (PPGMus) apresenta a segunda edição do Dossiê Egressos, revista e ampliada, correspondente aos levantamentos e estudos referentes ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo, cobrindo o período de 2014 a 2023. A realização deste projeto sob coordenação da professora Maria […]

Categorias
Destaques Relatórios institucionais

Relatório Anual Todos pela Educação 2023

Publicado em junho de 2024, o relatório anual 2023 da Organização Todos pela Educação é exemplar na forma de comunicar os resultados das suas frentes de ação, sobretudo na missão de interação com o poder público na formulação de políticas. Leia o relatório completo em formato digital

Categorias
Destaques Leituras selecionadas

Guia de Boas Práticas Científicas

No dia 21 de novembro de 2023, foi apresentado à comunidade feana o Guia de Boas Práticas Científicas da USP. O evento está sendo organizado pela Comissão de Boas Práticas Científicas da FEA, que é coordenada pelos docentes Luís Eduardo Afonso (EAC), Fernando Postali (EAE) e Rosana Tavares (EAD). O Guia de Boas Práticas Científicas está em sua 2ª edição […]

Categorias
Conteúdos Destaques Relatórios institucionais

Dossiê Egressos do PPG Interunidades em Museologia da USP

O Dossiê Egressos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo é uma iniciativa que busca articular alunos/as, egressos/as e professores/as em uma perspectiva de vínculo à realidade museológica do entorno e, ao mesmo tempo, desvela os caminhos a serem trilhados como um programa de ensino pós-graduado em uma universidade pública.

Categorias
Artigos Destaques

A evolução dos indicadores de CT&I de 1970 a 2022

O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina deve levar em conta as circunstâncias em que são discutidas as suas métricas de desempenho e comparações internacionais.

Categorias
Artigos Destaques

Coisas que se pode aprender sobre CT&I
no Brasil pela análise das publicações
científicas com autores no país

No presente trabalho usamos informações sobre publicações científicas com autores no Brasil para analisar algumas características do sistema de CT&I e identificar oportunidades para melhorar as políticas para ciência, tecnologia e inovação no país. Abordamos variações temporais nas tendências, de forma que o leitor possa observá-las à luz do histórico das políticas e condições do sistema de CT&I.

Palavras-chave: CT&I; setor acadêmico e empresarial; publicações brasileiras.

Categorias
Artigos Destaques

Análise de forças para o impacto social da pesquisa

O conceito de impacto da pesquisa tem sido um agente propulsor dos valores de inovação. Esse artigo investiga as forças propulsoras e inibidoras para sua adoção nas universidades como cultura e prática institucional.

Categorias
Artigo científico Destaques

Entre a tradição e o futuro. Métricas e indicadores para o Direito

O artigo “Between Tradition and the Future: On Metrics and Performance Indicators for the Faculty of Law at University of São Paulo” de autoria da Profa. Nina Ranieri foi publicado no Journal of International Educational Reform”.  A leitura desse artigo é importante para os interessados na construção de indicadores nas humanidades. Ilustra-se o processo do desenho experimental de indicadores. Nina B. S. Ranieri é pesquisadora associada do […]

Categorias
Destaques Leituras selecionadas Relatórios institucionais

Balanço Social Embrapa 2020

A Embrapa divulgou seu Balanço Social 2020. Seu conteúdo oferece estatísticas chaves de insumos e resultados. Métricas que permitem estimar o impacto social da Embrapa, a exemplo da quantidade de empregos gerados e do retorno sobre o investimento em pesquisa e extensão. O balanço baseia-se no modelo de avaliação de impacto da Embrapa. Um modelo […]

Categorias
Artigos Destaques

A renovada política de ciência e tecnologia dos EUA

Carta do presidente dos EUA Joseph R. Biden endereçada às universidades em 2021 renova os compromissos de estado com a política de ciência e tecnologia naquele país. Para compreender o que esse ato significa para o futuro da ciência no mundo, o professor Renato Pedrosa da Unicamp oferece uma reflexão sobre o assunto.

Categorias
Destaques Relatórios institucionais

Relatório de impacto 2019-2020

Período de novembro 2019 a novembro 2020  O Projeto Métricas tem dois objetivos principais que norteiam o seu interesse em comparações internacionais. O primeiro é usar seu potencial para melhorar a compreensão do público sobre o funcionamento e o impacto das universidades na sociedade, e o seu desempenho em relação aos pares internacionais. O outro […]

Categorias
Leituras selecionadas Matéria jornalística

Como avaliar o impacto de uma universidade pública na vida dos brasileiros

Matéria publicada em 6 de outubro no Jornal da USP traz a fala de especialistas sobre a importância da avaliação institucional e da consolidação de uma cultura de avaliação que se encarregue de levar para fora dos muros da universidade as discussões sobre a importância de um sistema de desenvolvimento de ciência para a sociedade. […]

Categorias
Conteúdos Destaques Leituras selecionadas

Um pacto pela ciência

Artigo analisa quais dimensões estratégicas devem orientar as universidades públicas na busca do aprimoramento da gestão e do consequente aumento da visibilidade internacional.

Categorias
Destaques Leituras selecionadas

A importância da autonomia universitária para a sociedade brasileira

Debate no lançamento de livro rememora e comenta a importância da autonomia universitária no marco dos 30 anos dessa conquista no estado de São Paulo.

Categorias
Artigos Destaques Leituras selecionadas

A grande universidade, o foco na excelência e os rankings internacionais

Em artigo publicado no Jornal da USP, Hamilton Varela, professor titular do Instituto de Química de São Carlos da USP, e José Eduardo Krieger discutem a participação da USP em rankings internacionais.

Categorias
Análises Artigo científico Conteúdos Monitor de Rankings Notas Técnicas

O princípio da linearidade em rankings e o problema de desenvolvimento parabólico na América Latina

Ao considerar o uso de indicadores para medir algum aspecto do sistema de ciência, existe um princípio de linearidade. Movimentos de indicadores na escala devem, de acordo com esse princípio, representar de maneira uniforme o mesmo fenômeno para diferentes entidades. Esse fenômeno é uma extensão de um princípio de uniformidade, o qual determina que um […]

Categorias
Conteúdos Leituras selecionadas Matéria jornalística

«Jornal da USP» promove webinars para discutir a ciência da covid-19

Ciência USP, selo de divulgação científica do Jornal da USP, realiza a partir da próxima quarta-feira, 6 de maio de 2020, uma série de eventos on-line abertos ao público para discutir os diversos aspectos da pandemia de covid-19. Saiba mais na matéria publicada no Jornal da USP, ou acesse diretamente o canal Ciência USP no Youtube

Categorias
Artigos Conteúdos Leituras selecionadas

Universidades e a confiança pública

Artigo publicado no portal Wonkhe de autoria de Shân Waring (U. Northampton) e Jonathan Grant (King’s College London) apresenta uma uma abordagem crítica e construtiva dos desafios para universidades britânicas, que estendem-se à instituições brasileiras, de forma clara e objetiva. Leia:

Categorias
Conteúdos Leituras selecionadas Matéria jornalística

Curso voltado a dirigentes e jornalistas

Entrevista do coordendor do projeto sobre o curso de atualização para a Rádio Unesp. O curso acontece entre 18 março e 15 de setembro. Ouça.

Categorias
Conteúdos Leituras selecionadas Matéria jornalística

Universidades brasileiras sob o microscópio

Dados do Leiden Ranking 2019 ajudam a mostrar quais são os centros de excelência em pesquisa no Brasil, mas também deixam claro que avaliar a produção científica não é tarefa simples.