O Times Higher Education World University Ranking (THE WUR) é o ranking universitário global de maior destaque, em termos de atenção geral da mídia. É produzido pela consultoria britânica e veículo de comunicação especializado Times Higher Education. Os principais objetivos da empresa são oferecer serviços de consultoria a instituições e espaço publicitário para futuros estudantes internacionais e seus pais.
Categoria: Análises
As análises divulgadas neste portal abrangem comparações globais de desempenho acadêmico. O Projeto Métricas, além da informação escrita esclarece aspectos, cuja análise em linguagem técnica, eventualmente necessite de aclarações.
Dúvidas podem ser dirimidas encaminhando suas perguntas para o e-mail métricas.edu@usp.br . Se necessário, poderão ser agendadas vídeo-reuniões para esclarecimentos complementares.
QS Global 2026
Os rankings QS têm como objetivo fornecer informações relevantes a futuros estudantes universitários e seus familiares, auxiliando na seleção das instituições de ensino superior para submissão de candidaturas. Elaborado pela consultoria Quacquarelli Symonds, responsável por organizar feiras internacionais de recrutamento estudantil e oferecer assessoria para universidades que buscam aprimorar sua visibilidade e reputação global, esse ranking adota uma metodologia específica alinhada a esses interesses institucionais.
QS Latin America 2026
Os rankings QS têm como objetivo fornecer informações relevantes a futuros estudantes universitários e seus familiares, auxiliando na seleção das instituições de ensino superior para submissão de candidaturas. Elaborado pela consultoria Quacquarelli Symonds, responsável por organizar feiras internacionais de recrutamento estudantil e oferecer assessoria para universidades que buscam aprimorar sua visibilidade e reputação global, esse ranking adota uma metodologia específica alinhada a esses interesses institucionais
Leiden Ranking 2025
Este relatório aborda as principais características das seis universidades públicas sediadas no estado de São Paulo de acordo com o Leiden Ranking. Essa análise tratará da evolução de cada instituição desde a primeira edição do ranking, que mediu o desempenho de 2006 a 2009 em comparação ao período 2019-2022. Isso se deve ao fato de que, embora apresentem certas semelhanças, há divergências significativas no perfil e no desempenho das universidades, que valem a pena ser analisadas em termos de sua evolução histórica.
O relatório Reimagining University Rankings: Exploring Strategic Priorities and Alternatives, de autoria de Touko Närhi e Sophie Ratcliff, da Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research (CESAER), publicado em 25 de novembro 2024, decorre do workshop realizado na KTH Royal Institute of Technology, Estocolmo, Suécia. O texto aborda as comparações de IES […]
THE World University Ranking 2025
Análise dos resultados do THE World University Ranking 2025 para as universidades públicas no estado de São Paulo.
Análise da participação das universidades públicas sediadas no estado de São Paulo nos resultados do Ranking
QS 2025
Análise da participação das universidades públicas sediadas no estado de São Paulo nos resultados do Ranking QS 2025
THE Impact 2024
Análise dos resultados das universidades públicas sediadas no estado de São Paulo no THE Impact 2024 e sua contribuição para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
O Times Higher Education Reputation Ranking 2023 foi divulgado em fevereiro de 2024. Os estudos de reputação global refletem o grau de reconhecimento de uma universidade em todo o mundo.
QS Latin America 2024
Análise dos resultados do QS Latin America and Caribbean 2024. Recomendações para as universidades paulistas
Análise dos resultados do Times Higher Education 2024
THE Latam 2023
Análise do Times Higher Education Latin America 2023 e recomendações para universidades.
Reflexões a partir do Programa de Recognition & Rewards da Holanda
THE Impact Ranking 2023
Um ranking que cresce em participantes a cada ano, e que tem sofrido alterações constantes em seu conjunto de indicadores. Nessa análise, organizamos e explicamos como a publicação utiliza os dados bibliométricos e como as universidades podem compreender sua classificação em termos relativos e absolutos.
QS 2024 – Nota técnica
Para o lançamento de sua edição 2024, a QS alterou significativamente sua metodologia tanto na mudança na ponderação de indicadores como na inclusão de novos. Isso levou a algumas grandes variações na posição de certas instituições, enquanto outras continuaram praticamente na mesma posição.
Acesso aberto ao conhecimento
Políticas de acesso aberto à pesquisa nas Universidades Públicas no estado de São Paulo.
Metodologia da Liga Universitária de Saúde Mental HUMEN
A agência ShanghaiRanking, criadora do ranking geral Academic Ranking of World Universities (ARWU), também publica um ranking anual porde áreas do conhecimento, o Global Ranking of Academic Subjects (GRAS).
O Times Higher Education World University Ranking (WUR) é um dos três principais rankings tradicionais. Tem alto impacto na mídia. É produzido pela publicação britânica de ensino superior Times Higher Education, para impulsionar os negócios para seus eventos globais e vender serviços de consultoria, em particular para acesso aos dados que são usados para criar este ranking. Como resultado, o ranking Times Higher Education é muito mais opaco do que outros – todos os indicadores são compostos e, portanto, é difícil especular a respeito de como o desempenho institucional é determinado. A exceção a isso é o indicador de citações, cujos dados subjacentes estão disponíveis no Scopus na ferramenta Scival.
