Fevereiro de 2022
O ano de 2022 apresenta perspectivas de profundas transformações nas esferas sanitária, econômica, social, política e geopolítica. Para as universidades, estas mudanças são portadoras de desafios e oportunidades. Desafios que incluem a relação da ciência com a sociedade, o uso responsável de métricas, o acompanhamento dos egressos e a inclusão social. Oportunidades que abrangem soluções imbuídas de valores centrados no desenvolvimento humano e na sustentabilidade para a construção do século XXI.
III Curso de Métricas e Comparações Internacionais
Entre os meses de março e outubro de 2022 será oferecida a terceira edição do curso de atualização em métricas de desempenho e comparações internacionais.
Para essa edição do curso, o conteúdo foi atualizado com a agregação de módulos focados nos temas de ciência e sociedade, uso responsável de métricas e acompanhamento de egressos com base em uma leitura atualizada destas prioridades para a governança acadêmica.
As inscrições estarão abertas até o dia 4 de março pelo site. O curso é voltado a profissionais e gestores acadêmicos e visa o desenvolvimento de competências e habilidades para analisar criticamente o uso apropriado de métricas, além de empreender e liderar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil.
O curso tem a duração de 80 horas, sendo 50 horas de estudo a distância, com previsão de dedicação semanal de duas horas por semana e 30 horas de atividades complementares.
Programa e inscrições em metricas.usp.br
Propostas de política universitária
Conheça os projetos de transformação institucional propostos no âmbito do II Curso. Gestores e profissionais. Os temas foram propostos e trabalhados pelos participantes, organizados em grupos para a elaboração dos projetos práticos e aplicáveis. Desde a gestão de unidades de dados e informações, guias para elaboração de planos estratégicos até propostas de revisão de métricas de inclusão social no ensino superior. Os trabalhos propostos serão acompanhados em seu desenvolvimento e servem de base para estudo e aplicação nas instituições. Veja o resultado publicado no site do projeto.
Gestão de dados institucionais no ambiente acadêmico
PRPG-USP – Seminário organizado pela pró-reitoria de pós graduação da USP discutiu os avanços e os desafios relativos à gestão de dados institucionais nas Instituições de Ensino Superior. No encontro, os expositores debateram a relevância da gestão acurada de dados para a criação e execução de políticas públicas nas IES, ao destacar o papel das unidades de gestão de dados e a importância da promoção da qualidade de programas de pós-graduação.
Prioridades das Universidades em 2022
A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz Oliveira, e o Reitor da Unifesp, Nelson Sass apresentam sua visão das prioridades das universidades para 2022. Essas alocuções precederam a cerimônia de encerramento do II Curso de Métricas em 2021. Promoção de impacto social da pesquisa
Clarivate Highly Cited 2022
07/02/2022 – A identificação de cientistas individuais por bancos de dados bibliométricos propulsionou uma nova demanda por classificações que não olham para instituições, mas para pesquisadores.
THE World University Ranking 2022
04/10/2021- Análise dos resultados do Times Higher Education World University Ranking 2022
THE Latam 2021
01/10/2021 – Análise dos resultados do Times Higher Education Latin America 2021
QS World University Ranking 2022
13/09/2021 – O QS world ranking tem abrangência mundial e visa orientar estudantes e familiares na escolha de instituições de ensino
THE Impact Ranking 2021
30/08/2021 – Nota técnica analítica sobre o uso do ranking, e o desempenho das universidades públicas no estado de São Paulo
Acesse o site
Assine nosso canal do youtube
Leia esse boletim no site
Projeto Métricas – Fapesp 2019/10963-7 – https://metricas.usp.br
Contato: metricas.edu@usp.br