Categorias
Boletim
Fevereiro de 2022
O ano de 2022 apresenta perspectivas de profundas transformações nas esferas sanitária, econômica, social, política e geopolítica. Para as universidades, estas mudanças são portadoras de desafios e oportunidades. Desafios que incluem a relação da ciência com a sociedade, o uso responsável de métricas, o acompanhamento dos egressos e a inclusão social. Oportunidades que abrangem soluções imbuídas de valores centrados no desenvolvimento humano e na sustentabilidade para a construção do século XXI.

III Curso de Métricas e Comparações Internacionais

Entre os meses de março e outubro de 2022 será oferecida a terceira edição do curso de atualização em métricas de desempenho e comparações internacionais. 

Para essa edição do curso, o conteúdo foi atualizado com a agregação de  módulos focados nos temas de ciência e sociedade, uso responsável de métricas e acompanhamento de egressos com base em uma leitura atualizada destas prioridades para a governança acadêmica. 

As inscrições estarão abertas até o dia 4 de março pelo site. O curso é voltado a profissionais e gestores acadêmicos e visa o desenvolvimento de competências e habilidades para analisar criticamente o uso apropriado de métricas, além de empreender e liderar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil. 

O curso tem a duração de 80 horas, sendo 50 horas de estudo a distância, com previsão de dedicação semanal de duas horas por semana e 30 horas de atividades complementares.

Programa e inscrições em metricas.usp.br


Propostas de política universitária

Conheça os projetos de transformação institucional propostos no âmbito do II Curso. Gestores e profissionais. Os temas foram propostos e trabalhados pelos participantes, organizados em grupos para a elaboração dos projetos práticos e aplicáveis. Desde a gestão de unidades de dados e informações, guias para elaboração de planos estratégicos até propostas de revisão de métricas de inclusão social no ensino superior. Os trabalhos propostos serão acompanhados em seu desenvolvimento e servem de base para estudo e aplicação nas instituições. Veja o resultado publicado no site do projeto.

Gestão de dados institucionais no ambiente acadêmico

PRPG-USP – Seminário organizado pela pró-reitoria de pós graduação da USP discutiu os avanços e os desafios relativos à gestão de dados institucionais nas Instituições de Ensino Superior. No encontro, os expositores debateram a relevância da gestão acurada de dados para a criação e execução de políticas públicas nas IES, ao destacar o papel das unidades de gestão de dados e a importância da promoção da qualidade de programas de pós-graduação. 

Prioridades das Universidades em 2022

A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz Oliveira, e o Reitor da Unifesp, Nelson Sass apresentam sua visão das prioridades das universidades para 2022. Essas alocuções precederam a cerimônia de encerramento do II Curso de Métricas em 2021. 

Giovanna Lima 

Promoção de impacto social da pesquisa

Em artigo publicado no portal metricas, a pesquisadora Giovanna Lima traz de sua experiência no Trinity College em Dublin, uma reflexão sobre as políticas de promoção institucional de impacto social na pesquisa, por meio da análise de um processo de seleção para gestor de uma importante agência de fomento do país. 

 

Análises de rankings

Clarivate Highly Cited 2022

07/02/2022

A identificação de cientistas individuais por bancos de dados bibliométricos propulsionou uma nova demanda por classificações que não olham para instituições, mas para pesquisadores. 

THE World University Ranking 2022

04/10/2021

Análise dos resultados do Times Higher Education World University Ranking 2022

THE Latam 2021

01/10/2021

Análise dos resultados do Times Higher Education Latin America 2021

QS World University Ranking 2022

13/09/2021

O QS world ranking tem abrangência mundial e visa orientar estudantes e familiares na escolha de instituições de ensino

THE Impact Ranking 2021

30/08/2021

Nota técnica analítica sobre o uso do ranking, e o desempenho das universidades públicas no estado de São Paulo


Acesse o site
Assine nosso canal do youtube

Projeto Métricas – Fapesp 2019/10963-7 – https://metricas.usp.br
Contato: metricas.edu@usp.br