Categorias
Artigos Destaques

Coisas que se pode aprender sobre CT&I
no Brasil pela análise das publicações
científicas com autores no país

No presente trabalho usamos informações sobre publicações científicas com autores no Brasil para analisar algumas características do sistema de CT&I e identificar oportunidades para melhorar as políticas para ciência, tecnologia e inovação no país. Abordamos variações temporais nas tendências, de forma que o leitor possa observá-las à luz do histórico das políticas e condições do sistema de CT&I.

Palavras-chave: CT&I; setor acadêmico e empresarial; publicações brasileiras.

Categorias
Avaliação responsável de pesquisa Destaques

Como o mundo vai avaliar a excelência na pesquisa?

Quais são os atributos de excelência na pesquisa? Há vários deles, amplamente consensuais: pesquisa feita segundo boas práticas científicas, seguindo padrões éticos amplamente aceitos e verificáveis, validada por significativa parcela dos pares, trazendo avanços importantes para seu campo do conhecimento e para a sociedade.

Categorias
Artigos Destaques

Análise de forças para o impacto social da pesquisa

O conceito de impacto da pesquisa tem sido um agente propulsor dos valores de inovação. Esse artigo investiga as forças propulsoras e inibidoras para sua adoção nas universidades como cultura e prática institucional.

Categorias
Destaques Relatórios

Planos acadêmicos para contratação de docentes

Compartilhamos com a nossa comunidade os resultados da oficina realizada pela comissão de graduação da ESALQ. A atividade relatada no documento que se segue, resume o compartilhamento de expectativas da comunidade sobre novas contratações programadas para o período 2023-2025

Categorias
Análises Monitor de Rankings

Shanghai Jiao Tong Global Ranking of Academic Subjects (GRAS) 2022

A agência ShanghaiRanking, criadora do ranking geral Academic Ranking of World Universities (ARWU), também publica um ranking anual porde áreas do conhecimento, o Global Ranking of Academic Subjects (GRAS).

Categorias
Análises Monitor de Rankings

Times Higher Education 2023

O Times Higher Education World University Ranking (WUR) é um dos três principais rankings tradicionais. Tem alto impacto na mídia. É produzido pela publicação britânica de ensino superior Times Higher Education, para impulsionar os negócios para seus eventos globais e vender serviços de consultoria, em particular para acesso aos dados que são usados para criar este ranking. Como resultado, o ranking Times Higher Education é muito mais opaco do que outros – todos os indicadores são compostos e, portanto, é difícil especular a respeito de como o desempenho institucional é determinado. A exceção a isso é o indicador de citações, cujos dados subjacentes estão disponíveis no Scopus na ferramenta Scival.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS Latin America 2023

O ranking QS Latin America utiliza um conjunto de indicadores distinto do seu ranking principal (QS World Ranking) para classificar as instituições participantes. O QS reconhece que algumas medidas são menos relevantes para América Latina (por exemplo, número de alunos estrangeiros), enquanto outros assumem um papel importante (docentes com doutorado, impacto dos serviços online). Essa […]

Categorias
Atividades Públicas Avaliação responsável de pesquisa Destaques Seminários

Desafios institucionais e perspectivas para avaliação responsável de pesquisa na educação superior brasileira

Este documento é um resumo dos principais argumentos oriundos da interação entre o projeto Métricas e a iniciativa de engajamento comunitário da DORA, apoiada pela American Society of Cell Biology.

Categorias
Conteúdos Videos

Introdução à DORA

Neste vídeo de 11 minutos, o professor Stephen Curry conta a história e os princípios da Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa, DORA. Abaixo, transcrevemos a apresentação em portugês. Olá, é um prazer apresentar-lhes a Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa, ou DORA meu nome é Stephen Curry e sou professor […]

Categorias
Análises

THE Impact Ranking 2022

O ano de 2022 marca a presença simultânea das seis universidades públicas sediadas no estado de São Paulo no ranking Times Higher Education Impact. Nesta edição, foram introduzidas várias mudanças na metodologia, que podem ser conhecidas no vídeo masterclass publicado pela Times Higher, apresentado na ocasião do lançamento, e que serão discutidas neste documento. No […]

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS Subject 2022

O QS Subject analisa as instituições participantes em 51 áreas do conhecimento, divididas em cinco grandes áreas: artes e humanidades, ciências da vida e clínicas, ciências naturais, engenharia e tecnologia e ciências sociais e sociais aplicadas.  O desempenho das universidades estaduais paulistas na edição de 2021 do QS Subject foi analisado em relatório que pode […]

Categorias
Análises Monitor de Rankings

Global Employer University Ranking Survey (GEURS) 2022

O ranking e a agência do ranking O Global Employer University Ranking Survey (GEURS) está agora em sua 11ª edição. O ranking é composto por uma pesquisa global com empregadores e investiga não apenas aquelas instituições que os respondentes consideram as melhores para empregar graduados, mas as habilidades e dimensões que eles valorizam ao procurar […]

Categorias
Análises Monitor de Rankings

Times Higher Education Young Universities 2022

Introdução O Times Higher Education Young Universities inclui as universidades com 50 anos ou menos, o que significa que no estado de São Paulo as únicas universidades públicas que participam, por se enquadrarem nesse critério, são a Unesp (por mais quatro anos) e a UFABC. O ranking utiliza a mesma metodologia com as mesmas ponderações […]

Categorias
Análises

Clarivate Highly Cited 2022

Nota sobre Rankings de pesquisadores A identificação de cientistas individuais por bancos de dados bibliométricos propulsionou uma nova demanda por classificações que não olham para instituições, mas para pesquisadores. Em parte, estes rankings novos alimentam uma visão pública de que a grande ciência é feita por grandes cientistas e não por grandes redes, grandes equipes […]

Categorias
Conteúdos Destaques

Boletim

O ano de 2022 apresenta perspectivas de profundas transformações nas esferas sanitária, econômica, social, política e geopolítica. Para as universidades, estas mudanças são portadoras de desafios e oportunidades. Desafios que incluem a relação da ciência com a sociedade, o uso responsável de métricas, o acompanhamento dos egressos e a inclusão social. Oportunidades que abrangem soluções imbuídas de valores centrados no desenvolvimento humano e na sustentabilidade para a construção do século XXI.

Categorias
Análises

THE World University Ranking 2022

Análise dos resultados do Times Higher Education World University Ranking 2022

Categorias
Análises

THE Latam 2021

Análise dos resultados do Times Higher Education Latin America 2021

Categorias
Análises

QS World University Ranking 2022

O QS world ranking tem abrangência mundial e visa orientar estudantes e familiares na escolha de instituições de ensino.
Como sempre, é destacada a importância do aspecto de “reputação do empregador” neste ranking, por se tratar da maior pesquisa de opinião entre empregadores de egressos de universidades em nível global.

Categorias
Análises

THE Impact Ranking 2021

Nota técnica analítica sobre o uso do ranking, e o desempenho das universidades públicas no estado de São Paulo.

Categorias
Artigo científico Destaques

Entre a tradição e o futuro. Métricas e indicadores para o Direito

O artigo “Between Tradition and the Future: On Metrics and Performance Indicators for the Faculty of Law at University of São Paulo” de autoria da Profa. Nina Ranieri foi publicado no Journal of International Educational Reform”.  A leitura desse artigo é importante para os interessados na construção de indicadores nas humanidades. Ilustra-se o processo do desenho experimental de indicadores. Nina B. S. Ranieri é pesquisadora associada do […]