Este ranking é útil como uma medida da quantidade de atenção acadêmica recebida pelas publicações de uma universidade, embora algumas das pontuações agregadas devam ser tratadas com cautela, já que existe um número de casos de contagem dupla na metodologia – em número de artigos, número de citações e número médio de citações por artigo contados como três indicadores separados. Assim como o ranking de Leiden, o NTU explica melhor as pontuações de “citações” e “publicações” usadas em outros rankings.
Categoria: Conteúdos
Publicações do projeto Metricas.edu. Análises, notas técnicas, textos de referência e leituras recomendadas.
O jogo dos rankings
Como surgiram e o que medem as principais classificações de universidades do mundo
Esse artigo analisa os resultados e a performance geral das universidades estaduais paulistas no THE World University Ranking 2020.
A necessidade de clareza vai além da forma como comunicamos a ciência e como a avaliamos. Quem pode realmente definir as frases feitas tais como ‘uma contribuição significativa para a pesquisa’? Ou compreender o significado de termos como ‘alto impacto’ ou ‘classe mundial’
Artigo publicado por pesquisadores da UNB, traz reflexões sobre a forma como rankings internacionais aplicam um viés inerente à natureza orçamentária e de características sociais e políticas, que impede a correta aferição, e consequentemente a competitividade das instituições brasileiras em dois dos principais rankings de alcance internacional
A necessidade de fornecer dados para órgãos de fiscalização e rankings acadêmicos nacionais e internacionais levou as universidades brasileiras a investir na criação de comissões administrativas ou escritórios dedicados à coleta e à análise de informações de desempenho.
Conteúdo em inglês. We live in an age of accountability. Public expenditure must be measured in terms of its impact and effective deployment in order to satisfy the requirements of democratic states (RANSON, 2003)). One area in which this has had noticeable impact is in higher education, with institutions under pressure to demonstrate effective deployment of […]
Times Higher Education publicou seu ranking “Impact”, baseado na contribuição da universidade para as Metas de Desenvolvimento Sustentável, em vez de noções abstratas de qualidade ou excelência que a maioria dos outros rankings universitários representam e reforçam.
Publicação no portal de livros abertos da USP Para resumir o conceito inovador deste projeto enfatiza-se que nenhuma universidade evolui, de fato, sem ser comparada a outras na aferição de seus avanços. No plano comparativo se inserem não apenas instituições brasileiras, mas congêneres de outros países que há muito frequentam os primeiros postos em rankings […]
Publicação disponível no portal de livros abertos da USP. Alexis de Tocqueville, contemplando a tecnologia emergente na América, em meados do século 19, resumiu uma boa premissa de governança: “um novo mundo pede novas políticas”. Hoje, para usarmos uma referência bem próxima, o movimento de adequação das universidades estaduais paulistas às exigências dos novos tempos […]
Impactos para a Sociedade Este é o segundo volume de uma obra que reúne especialistas das três universidades estaduais paulistas e da Unifesp. Busca-se, com esta obra, fixar os termos de uma política pública estruturada para acompanhar adequadamente métricas de desempenho e conquistar o pleno reconhecimento nos âmbitos regional e global. Desenha-se, como objetivo central, […]
O ranking Times Higher Latin America usa a mesma metodologia do ranking global, com ponderações levemente diferentes. A ponderação para citações é mais baixa (20%, em comparação com 30% no ranking global), mas no restante a metodologia é idêntica. Diferentemente do ranking global, o número mínimo de artigos publicados é 200 entre 2013 e 2017, […]
Desempenho acadêmico e comparações internacionais Sinopse Alexis de Tocqueville, contemplando a tecnologia emergente na América, em meados do século 19, resumiu uma boa premissa de governança: “um novo mundo pede novas políticas”. Hoje, para usarmos uma referência bem próxima, o movimento de adequação das universidades estaduais paulistas às exigências dos novos tempos não poderia vir […]