A evolução dos indicadores de CT&I de 1970 a 2022

O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina deve levar em conta as circunstâncias em que são discutidas as suas métricas de desempenho e comparações internacionais.

Artigos Destaques

Coisas que se pode aprender sobre CT&I
no Brasil pela análise das publicações
científicas com autores no país

No presente trabalho usamos informações sobre publicações científicas com autores no Brasil para analisar algumas características do sistema de CT&I e identificar oportunidades para melhorar as políticas para ciência, tecnologia e inovação no país. Abordamos variações temporais nas tendências, de forma que o leitor possa observá-las à luz do histórico das políticas e condições do sistema de CT&I.

Palavras-chave: CT&I; setor acadêmico e empresarial; publicações brasileiras.

Artigos Destaques

Análise de forças para o impacto social da pesquisa

O conceito de impacto da pesquisa tem sido um agente propulsor dos valores de inovação. Esse artigo investiga as forças propulsoras e inibidoras para sua adoção nas universidades como cultura e prática institucional.

Artigos Destaques

A renovada política de ciência e tecnologia dos EUA

Carta do presidente dos EUA Joseph R. Biden endereçada às universidades em 2021 renova os compromissos de estado com a política de ciência e tecnologia naquele país. Para compreender o que esse ato significa para o futuro da ciência no mundo, o professor Renato Pedrosa da Unicamp oferece uma reflexão sobre o assunto.

Artigos Destaques Leituras selecionadas

A grande universidade, o foco na excelência e os rankings internacionais

Em artigo publicado no Jornal da USP, Hamilton Varela, professor titular do Instituto de Química de São Carlos da USP, e José Eduardo Krieger discutem a participação da USP em rankings internacionais.

Artigos Conteúdos Leituras selecionadas

Universidades e a confiança pública

Artigo publicado no portal Wonkhe de autoria de Shân Waring (U. Northampton) e Jonathan Grant (King’s College London) apresenta uma uma abordagem crítica e construtiva dos desafios para universidades britânicas, que estendem-se à instituições brasileiras, de forma clara e objetiva. Leia:

O ranking das universidades

Editorial do Estadão do dia 25 de dezembro avalia os resultados do Leiden 2019, que posicionou bem instituições brasileiras de pequeno e médio porte, intensivas em pesquisa.

Artigos Conteúdos Leituras selecionadas

Para compreender a ciência, slogans devem ceder espaço a definições

A necessidade de clareza vai além da forma como comunicamos a ciência e como a avaliamos. Quem pode realmente definir as frases feitas tais como ‘uma contribuição significativa para a pesquisa’? Ou compreender o significado de termos como ‘alto impacto’ ou ‘classe mundial’