Julho 2023
Categoria: Conteúdos
Publicações do projeto Metricas.edu. Análises, notas técnicas, textos de referência e leituras recomendadas.
QS 2024 – Nota técnica
Para o lançamento de sua edição 2024, a QS alterou significativamente sua metodologia tanto na mudança na ponderação de indicadores como na inclusão de novos. Isso levou a algumas grandes variações na posição de certas instituições, enquanto outras continuaram praticamente na mesma posição.
Acesso aberto ao conhecimento
Políticas de acesso aberto à pesquisa nas Universidades Públicas no estado de São Paulo.
Metodologia da Liga Universitária de Saúde Mental HUMEN
Boletim Métricas
Maio 2023
O Projeto Métricas acompanhou o desempenho das seis universidades públicas do estado de São Paulo em diversos rankings no ano de 2022. Foram monitorados os resultados das instituições públicas de ensino superior sediadas no Estado de São Paulo nos rankings Shanghai Jiao Tong GRAS, Times Higher Education Global, THE Impact, QS Global, QS América Latina e QS Subjects.
Praticamente sem alterações em sua metodologia ao longo da última década, o Times Higher Education World University Ranking (WUR) deverá passar por algumas mudanças importantes na próxima edição. Essa alteração na metodologia demandará das universidades atenção no monitoramento de um novo conjunto de indicadores. Além disso, é possível prever que algumas mudanças de classificação serão mais drásticas do que as usuais. Por esta razão, os resultados do Times Higher Education World University Ranking deste ano não serão plenamente comparáveis aos dos anos anteriores.
O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina deve levar em conta as circunstâncias em que são discutidas as suas métricas de desempenho e comparações internacionais.
No presente trabalho usamos informações sobre publicações científicas com autores no Brasil para analisar algumas características do sistema de CT&I e identificar oportunidades para melhorar as políticas para ciência, tecnologia e inovação no país. Abordamos variações temporais nas tendências, de forma que o leitor possa observá-las à luz do histórico das políticas e condições do sistema de CT&I.
Palavras-chave: CT&I; setor acadêmico e empresarial; publicações brasileiras.
Quais são os atributos de excelência na pesquisa? Há vários deles, amplamente consensuais: pesquisa feita segundo boas práticas científicas, seguindo padrões éticos amplamente aceitos e verificáveis, validada por significativa parcela dos pares, trazendo avanços importantes para seu campo do conhecimento e para a sociedade.
O conceito de impacto da pesquisa tem sido um agente propulsor dos valores de inovação. Esse artigo investiga as forças propulsoras e inibidoras para sua adoção nas universidades como cultura e prática institucional.
Compartilhamos com a nossa comunidade os resultados da oficina realizada pela comissão de graduação da ESALQ. A atividade relatada no documento que se segue, resume o compartilhamento de expectativas da comunidade sobre novas contratações programadas para o período 2023-2025
A agência ShanghaiRanking, criadora do ranking geral Academic Ranking of World Universities (ARWU), também publica um ranking anual porde áreas do conhecimento, o Global Ranking of Academic Subjects (GRAS).
O Times Higher Education World University Ranking (WUR) é um dos três principais rankings tradicionais. Tem alto impacto na mídia. É produzido pela publicação britânica de ensino superior Times Higher Education, para impulsionar os negócios para seus eventos globais e vender serviços de consultoria, em particular para acesso aos dados que são usados para criar este ranking. Como resultado, o ranking Times Higher Education é muito mais opaco do que outros – todos os indicadores são compostos e, portanto, é difícil especular a respeito de como o desempenho institucional é determinado. A exceção a isso é o indicador de citações, cujos dados subjacentes estão disponíveis no Scopus na ferramenta Scival.
QS Latin America 2023
O ranking QS Latin America utiliza um conjunto de indicadores distinto do seu ranking principal (QS World Ranking) para classificar as instituições participantes. O QS reconhece que algumas medidas são menos relevantes para América Latina (por exemplo, número de alunos estrangeiros), enquanto outros assumem um papel importante (docentes com doutorado, impacto dos serviços online). Essa […]
Este documento é um resumo dos principais argumentos oriundos da interação entre o projeto Métricas e a iniciativa de engajamento comunitário da DORA, apoiada pela American Society of Cell Biology.
Neste vídeo de 11 minutos, o professor Stephen Curry conta a história e os princípios da Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa, DORA. Abaixo, transcrevemos a apresentação em portugês. Olá, é um prazer apresentar-lhes a Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa, ou DORA meu nome é Stephen Curry e sou professor […]
THE Impact Ranking 2022
O ano de 2022 marca a presença simultânea das seis universidades públicas sediadas no estado de São Paulo no ranking Times Higher Education Impact. Nesta edição, foram introduzidas várias mudanças na metodologia, que podem ser conhecidas no vídeo masterclass publicado pela Times Higher, apresentado na ocasião do lançamento, e que serão discutidas neste documento. No […]
QS Subject 2022
O QS Subject analisa as instituições participantes em 51 áreas do conhecimento, divididas em cinco grandes áreas: artes e humanidades, ciências da vida e clínicas, ciências naturais, engenharia e tecnologia e ciências sociais e sociais aplicadas. O desempenho das universidades estaduais paulistas na edição de 2021 do QS Subject foi analisado em relatório que pode […]
O ranking e a agência do ranking O Global Employer University Ranking Survey (GEURS) está agora em sua 11ª edição. O ranking é composto por uma pesquisa global com empregadores e investiga não apenas aquelas instituições que os respondentes consideram as melhores para empregar graduados, mas as habilidades e dimensões que eles valorizam ao procurar […]