A Embrapa divulgou seu Balanço Social 2020. Seu conteúdo oferece estatísticas chaves de insumos e resultados. Métricas que permitem estimar o impacto social da Embrapa, a exemplo da quantidade de empregos gerados e do retorno sobre o investimento em pesquisa e extensão. O balanço baseia-se no modelo de avaliação de impacto da Embrapa. Um modelo […]
Categoria: Conteúdos
Publicações do projeto Metricas.edu. Análises, notas técnicas, textos de referência e leituras recomendadas.
O ranking QS World University Rankings visa orientar estudantes e seus familiares na escolha de instituições de ensino superior para sua formação. Sua metodologia baseia-se em: pesquisa opinião junto a acadêmicos (40%); pesquisa de opinião junto a empregadores (10%); número de estudantes por docente equivalente a regime integral (ERI) (20%); número de citações por docente […]
O ranking Times Higher Emerging Economies é publicado anualmente com foco nasuniversidades de países com sistemas de educação superior em fase de consolidação.Utiliza os mesmos indicadores da classificação global, com a diferença de excluir dasua listagem as instituições dos EUA, Reino Unido e Europa. Baixe o documento com a análise completa.
QS Subject 2021
O ranking QS Subject examina quatro indicadores com pesos distintos: a) o resultado de um survey sobre a reputação acadêmica; b) o resultado de um survey sobre a reputação dos empregadores; c) o número de citações por artigos (taxa de citação); e d) uma variante do índice Hirsch que considera um período de cinco anos. […]
Carta do presidente dos EUA Joseph R. Biden endereçada às universidades em 2021 renova os compromissos de estado com a política de ciência e tecnologia naquele país. Para compreender o que esse ato significa para o futuro da ciência no mundo, o professor Renato Pedrosa da Unicamp oferece uma reflexão sobre o assunto.
O Professor Carlos Azzoni da FEA-USP apresenta os resultados de um estudo que mediu os impactos econômicos das atividades de ensino das universidades públicas do estado de São Paulo e os impactos sobre o mercado de trabalho, focando em produtividade e geração de valor para o setor produtivo privado. Leia a íntegra do estudo About […]
O Professor John Aubrey Douglass da University of California at Berkeley apresenta seus pensamentos sobre como a universidade pública pode reforçar seus laços com setores da sociedade. Comentários da professora Elisabeth Balbachevsky, da FFLCH/USP About the session: How can we improve interaction between society and the university? This session will be held in english. John […]
O Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, comenta os desafios da construção de uma agenda de pesquisa para o sistema de educação superior. Sobre essa sessão: Identificação de grupos de alto potencial para a colaboração em pesquisa Marisa Masumi Beppu (Unicamp) Justin Axel-berg, Projeto Metricas. Video Luiz Nunes de Oliveira (USP) Carlos […]
Apresentação do trabalho do Prof. Pedro N. Teixeira, U. do Porto durante o V Workshop Metricas. Link para a apresentação em slides About the session: From university-centric metrics to society-centric metrics Robin Mason (University of Birmingham) Carlos Azzoni (USP) Cleópatra Planeta (UNESP) Pedro Teixeira (U. do Porto) Renato Pedrosa (Unicamp) Metrics centered on society aim […]
A Unesp apresenta o livro “Universidade em Transformação: lições das crises”, uma construção coletiva dos gestores da Universidade entre 2017-2020, com o objetivo de debater a universidade pública paulista e refletir sobre as crises contemporâneas. Acesse o conteúdo completo no canal da UNESP Youtube. Mais informações no site da UNESP.
Esse texto sumariza a contribuição da Professora Yvonne Mascarenhas (IFSC-USP) ao V Workshop Metricas, realizado em dezembro de 2020. O texto relata a longa história de interação entre universidade e sociedade na região de São Carlos, no estado de São Paulo. Essa relação se demonstrou instrumental na mobilização entre legisladores para assegurar o financiamento público para a educação superior no ano de 2021 e além.
QS 2021 Latin America
Ao contrário de outros rankings para a América Latina, a QS decidiu produzir uma metodologia que é significativamente diferente da aplicada ao seu ranking universitário global.
Período de novembro 2019 a novembro 2020 O Projeto Métricas tem dois objetivos principais que norteiam o seu interesse em comparações internacionais. O primeiro é usar seu potencial para melhorar a compreensão do público sobre o funcionamento e o impacto das universidades na sociedade, e o seu desempenho em relação aos pares internacionais. O outro […]
Com objetivo de debater o Planejamento como atividade essencial da administração pública, discutindo o planejamento como técnica para guiar os destinos das organizações e dos governos a Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio da SECPLAN/UFG – Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG apresentou o painel: Prioridades em tempos de mudanças e […]
THE World Ranking 2021
O THE World Ranking é um dos três grandes rankings internacionais. A forte presença dessa iniciativa na mídia global contribui para a sua importância. Figurar na sua listagem é fundamental para as instituições que almejam visibilidade internacional.
Leiden Ranking 2020
Leiden é uma poderosa ferramenta bibliométrica que permite análises comparativas de instituições. Como tal, não realiza classificações, mas fornece indicadores compostos que permitem múltiplas interpretações conforme o interesse do leitor. Apresentamos nesse artigo, uma breve explicação dos indicadores que utilizamos para a nossa análise dos resultados das universidades estaduais paulistas nessa edição 2020 do Leiden
Matéria publicada em 6 de outubro no Jornal da USP traz a fala de especialistas sobre a importância da avaliação institucional e da consolidação de uma cultura de avaliação que se encarregue de levar para fora dos muros da universidade as discussões sobre a importância de um sistema de desenvolvimento de ciência para a sociedade. […]
Artigo analisa quais dimensões estratégicas devem orientar as universidades públicas na busca do aprimoramento da gestão e do consequente aumento da visibilidade internacional.
Debate no lançamento de livro rememora e comenta a importância da autonomia universitária no marco dos 30 anos dessa conquista no estado de São Paulo.
Em artigo publicado no Jornal da USP, Hamilton Varela, professor titular do Instituto de Química de São Carlos da USP, e José Eduardo Krieger discutem a participação da USP em rankings internacionais.