Categorias
Destaques Leituras selecionadas Relatórios institucionais

Balanço Social Embrapa 2020

A Embrapa divulgou seu Balanço Social 2020. Seu conteúdo oferece estatísticas chaves de insumos e resultados. Métricas que permitem estimar o impacto social da Embrapa, a exemplo da quantidade de empregos gerados e do retorno sobre o investimento em pesquisa e extensão. O balanço baseia-se no modelo de avaliação de impacto da Embrapa. Um modelo […]

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS World University Ranking 2021

O ranking QS World University Rankings visa orientar estudantes e seus familiares na escolha de instituições de ensino superior para sua formação. Sua metodologia baseia-se em: pesquisa opinião junto a acadêmicos (40%); pesquisa de opinião junto a empregadores (10%); número de estudantes por docente equivalente a regime integral (ERI) (20%); número de citações por docente […]

Categorias
Análises Monitor de Rankings

THE Emerging Economies 2021

O ranking Times Higher Emerging Economies é publicado anualmente com foco nasuniversidades de países com sistemas de educação superior em fase de consolidação.Utiliza os mesmos indicadores da classificação global, com a diferença de excluir dasua listagem as instituições dos EUA, Reino Unido e Europa. Baixe o documento com a análise completa.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS Subject 2021

O ranking QS Subject examina quatro indicadores com pesos distintos: a) o resultado de um survey sobre a reputação acadêmica; b) o resultado de um survey sobre a reputação dos empregadores; c) o número de citações por artigos (taxa de citação); e d) uma variante do índice Hirsch que considera um período de cinco anos. […]

Categorias
Artigos Destaques

A renovada política de ciência e tecnologia dos EUA

Carta do presidente dos EUA Joseph R. Biden endereçada às universidades em 2021 renova os compromissos de estado com a política de ciência e tecnologia naquele país. Para compreender o que esse ato significa para o futuro da ciência no mundo, o professor Renato Pedrosa da Unicamp oferece uma reflexão sobre o assunto.

Categorias
Seminários Videos

Os efeitos da educação superior de qualidade na produtividade nacional

O Professor Carlos Azzoni da FEA-USP apresenta os resultados de um estudo que mediu os impactos econômicos das atividades de ensino das universidades públicas do estado de São Paulo e os impactos sobre o mercado de trabalho, focando em produtividade e geração de valor para o setor produtivo privado. Leia a íntegra do estudo About […]

Categorias
Seminários Videos

Caminhos para o engajamento social das universidades

O Professor John Aubrey Douglass da University of California at Berkeley apresenta seus pensamentos sobre como a universidade pública pode reforçar seus laços com setores da sociedade. Comentários da professora Elisabeth Balbachevsky, da FFLCH/USP About the session: How can we improve interaction between society and the university? This session will be held in english. John […]

Categorias
Seminários Videos

A construção da agenda de pesquisa para o futuro

O Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, comenta os desafios da construção de uma agenda de pesquisa para o sistema de educação superior. Sobre essa sessão: Identificação de grupos de alto potencial para a colaboração em pesquisa Marisa Masumi Beppu (Unicamp) Justin Axel-berg, Projeto Metricas. Video Luiz Nunes de Oliveira (USP) Carlos […]

Categorias
Seminários Videos

Mecanismos de financiamento e engajamento social

Apresentação do trabalho do Prof. Pedro N. Teixeira, U. do Porto durante o V Workshop Metricas. Link para a apresentação em slides About the session: From university-centric metrics to society-centric metrics Robin Mason (University of Birmingham) Carlos Azzoni (USP) Cleópatra Planeta (UNESP) Pedro Teixeira (U. do Porto) Renato Pedrosa (Unicamp) Metrics centered on society aim […]

Categorias
Atividades Públicas Destaques Videos

Universidade em transformação: Lições das crises

A Unesp apresenta o livro “Universidade em Transformação: lições das crises”, uma construção coletiva dos gestores da Universidade entre 2017-2020, com o objetivo de debater a universidade pública paulista e refletir sobre as crises contemporâneas. Acesse o conteúdo completo no canal da UNESP Youtube. Mais informações no site da UNESP.

Categorias
Destaques Seminários Videos

Mobilizando a política local para proteger a ciência e a tecnologia. O exemplo de São Carlos

Esse texto sumariza a contribuição da Professora Yvonne Mascarenhas (IFSC-USP) ao V Workshop Metricas, realizado em dezembro de 2020. O texto relata a longa história de interação entre universidade e sociedade na região de São Carlos, no estado de São Paulo. Essa relação se demonstrou instrumental na mobilização entre legisladores para assegurar o financiamento público para a educação superior no ano de 2021 e além.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS 2021 Latin America

Ao contrário de outros rankings para a América Latina, a QS decidiu produzir uma metodologia que é significativamente diferente da aplicada ao seu ranking universitário global.

Categorias
Destaques Relatórios institucionais

Relatório de impacto 2019-2020

Período de novembro 2019 a novembro 2020  O Projeto Métricas tem dois objetivos principais que norteiam o seu interesse em comparações internacionais. O primeiro é usar seu potencial para melhorar a compreensão do público sobre o funcionamento e o impacto das universidades na sociedade, e o seu desempenho em relação aos pares internacionais. O outro […]

Categorias
Destaques Videos

Prioridades em tempos de mudanças e incertezas: pensamento e ação

Com objetivo de debater o Planejamento como atividade essencial da administração pública, discutindo o planejamento como técnica para guiar os destinos das organizações e dos governos a Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio da SECPLAN/UFG – Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG apresentou o painel: Prioridades em tempos de mudanças e […]

Categorias
Análises Atividades Públicas

THE World Ranking 2021

O THE World Ranking é um dos três grandes rankings internacionais. A forte presença dessa iniciativa na mídia global contribui para a sua importância. Figurar na sua listagem é fundamental para as instituições que almejam visibilidade internacional.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

Leiden Ranking 2020

Leiden é uma poderosa ferramenta bibliométrica que permite análises comparativas de instituições. Como tal, não realiza classificações, mas fornece indicadores compostos que permitem múltiplas interpretações conforme o interesse do leitor. Apresentamos nesse artigo, uma breve explicação dos indicadores que utilizamos para a nossa análise dos resultados das universidades estaduais paulistas nessa edição 2020 do Leiden

Categorias
Leituras selecionadas Matéria jornalística

Como avaliar o impacto de uma universidade pública na vida dos brasileiros

Matéria publicada em 6 de outubro no Jornal da USP traz a fala de especialistas sobre a importância da avaliação institucional e da consolidação de uma cultura de avaliação que se encarregue de levar para fora dos muros da universidade as discussões sobre a importância de um sistema de desenvolvimento de ciência para a sociedade. […]

Categorias
Conteúdos Destaques Leituras selecionadas

Um pacto pela ciência

Artigo analisa quais dimensões estratégicas devem orientar as universidades públicas na busca do aprimoramento da gestão e do consequente aumento da visibilidade internacional.

Categorias
Destaques Leituras selecionadas

A importância da autonomia universitária para a sociedade brasileira

Debate no lançamento de livro rememora e comenta a importância da autonomia universitária no marco dos 30 anos dessa conquista no estado de São Paulo.

Categorias
Artigos Destaques Leituras selecionadas

A grande universidade, o foco na excelência e os rankings internacionais

Em artigo publicado no Jornal da USP, Hamilton Varela, professor titular do Instituto de Química de São Carlos da USP, e José Eduardo Krieger discutem a participação da USP em rankings internacionais.