Em artigo publicado no Jornal da USP, Hamilton Varela, professor titular do Instituto de Química de São Carlos da USP, e José Eduardo Krieger discutem a participação da USP em rankings internacionais.
Categoria: Leituras selecionadas
Leituras selecionadas de artigos, matérias jornalísticas e artigos de opinião sobre os temas do projeto
Ao considerar o uso de indicadores para medir algum aspecto do sistema de ciência, existe um princípio de linearidade. Movimentos de indicadores na escala devem, de acordo com esse princípio, representar de maneira uniforme o mesmo fenômeno para diferentes entidades. Esse fenômeno é uma extensão de um princípio de uniformidade, o qual determina que um […]
Ciência USP, selo de divulgação científica do Jornal da USP, realiza a partir da próxima quarta-feira, 6 de maio de 2020, uma série de eventos on-line abertos ao público para discutir os diversos aspectos da pandemia de covid-19. Saiba mais na matéria publicada no Jornal da USP, ou acesse diretamente o canal Ciência USP no Youtube
Artigo publicado no portal Wonkhe de autoria de Shân Waring (U. Northampton) e Jonathan Grant (King’s College London) apresenta uma uma abordagem crítica e construtiva dos desafios para universidades britânicas, que estendem-se à instituições brasileiras, de forma clara e objetiva. Leia:
Entrevista do coordendor do projeto sobre o curso de atualização para a Rádio Unesp. O curso acontece entre 18 março e 15 de setembro. Ouça.
Dados do Leiden Ranking 2019 ajudam a mostrar quais são os centros de excelência em pesquisa no Brasil, mas também deixam claro que avaliar a produção científica não é tarefa simples.
As duas representantes brasileiras na Nature Index Jovens Universidades 2019 têm a área de física como ponto forte; instituições asiáticas dominam as primeiras posições
Editorial do Estadão do dia 25 de dezembro avalia os resultados do Leiden 2019, que posicionou bem instituições brasileiras de pequeno e médio porte, intensivas em pesquisa.
O jogo dos rankings
Como surgiram e o que medem as principais classificações de universidades do mundo
A necessidade de clareza vai além da forma como comunicamos a ciência e como a avaliamos. Quem pode realmente definir as frases feitas tais como ‘uma contribuição significativa para a pesquisa’? Ou compreender o significado de termos como ‘alto impacto’ ou ‘classe mundial’
Artigo publicado por pesquisadores da UNB, traz reflexões sobre a forma como rankings internacionais aplicam um viés inerente à natureza orçamentária e de características sociais e políticas, que impede a correta aferição, e consequentemente a competitividade das instituições brasileiras em dois dos principais rankings de alcance internacional
A necessidade de fornecer dados para órgãos de fiscalização e rankings acadêmicos nacionais e internacionais levou as universidades brasileiras a investir na criação de comissões administrativas ou escritórios dedicados à coleta e à análise de informações de desempenho.
