Categorias
Análises

Clarivate Highly Cited 2022

Nota sobre Rankings de pesquisadores A identificação de cientistas individuais por bancos de dados bibliométricos propulsionou uma nova demanda por classificações que não olham para instituições, mas para pesquisadores. Em parte, estes rankings novos alimentam uma visão pública de que a grande ciência é feita por grandes cientistas e não por grandes redes, grandes equipes […]

Categorias
Análises

THE World University Ranking 2022

Análise dos resultados do Times Higher Education World University Ranking 2022

Categorias
Análises

THE Latam 2021

Análise dos resultados do Times Higher Education Latin America 2021

Categorias
Análises

QS World University Ranking 2022

O QS world ranking tem abrangência mundial e visa orientar estudantes e familiares na escolha de instituições de ensino.
Como sempre, é destacada a importância do aspecto de “reputação do empregador” neste ranking, por se tratar da maior pesquisa de opinião entre empregadores de egressos de universidades em nível global.

Categorias
Análises

THE Impact Ranking 2021

Nota técnica analítica sobre o uso do ranking, e o desempenho das universidades públicas no estado de São Paulo.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS World University Ranking 2021

O ranking QS World University Rankings visa orientar estudantes e seus familiares na escolha de instituições de ensino superior para sua formação. Sua metodologia baseia-se em: pesquisa opinião junto a acadêmicos (40%); pesquisa de opinião junto a empregadores (10%); número de estudantes por docente equivalente a regime integral (ERI) (20%); número de citações por docente […]

Categorias
Análises Monitor de Rankings

THE Emerging Economies 2021

O ranking Times Higher Emerging Economies é publicado anualmente com foco nasuniversidades de países com sistemas de educação superior em fase de consolidação.Utiliza os mesmos indicadores da classificação global, com a diferença de excluir dasua listagem as instituições dos EUA, Reino Unido e Europa. Baixe o documento com a análise completa.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS Subject 2021

O ranking QS Subject examina quatro indicadores com pesos distintos: a) o resultado de um survey sobre a reputação acadêmica; b) o resultado de um survey sobre a reputação dos empregadores; c) o número de citações por artigos (taxa de citação); e d) uma variante do índice Hirsch que considera um período de cinco anos. […]

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS 2021 Latin America

Ao contrário de outros rankings para a América Latina, a QS decidiu produzir uma metodologia que é significativamente diferente da aplicada ao seu ranking universitário global.

Categorias
Análises Atividades Públicas

THE World Ranking 2021

O THE World Ranking é um dos três grandes rankings internacionais. A forte presença dessa iniciativa na mídia global contribui para a sua importância. Figurar na sua listagem é fundamental para as instituições que almejam visibilidade internacional.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

Leiden Ranking 2020

Leiden é uma poderosa ferramenta bibliométrica que permite análises comparativas de instituições. Como tal, não realiza classificações, mas fornece indicadores compostos que permitem múltiplas interpretações conforme o interesse do leitor. Apresentamos nesse artigo, uma breve explicação dos indicadores que utilizamos para a nossa análise dos resultados das universidades estaduais paulistas nessa edição 2020 do Leiden

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

THE Young Universities 2020

Esta análise considera a participação da UNESP e da UFABC na edição 2020 do The Times Higher Education (THE) Young Universities.

Categorias
Análises Artigo científico Conteúdos Monitor de Rankings Notas Técnicas

O princípio da linearidade em rankings e o problema de desenvolvimento parabólico na América Latina

Ao considerar o uso de indicadores para medir algum aspecto do sistema de ciência, existe um princípio de linearidade. Movimentos de indicadores na escala devem, de acordo com esse princípio, representar de maneira uniforme o mesmo fenômeno para diferentes entidades. Esse fenômeno é uma extensão de um princípio de uniformidade, o qual determina que um […]

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Shanghai Jiao Tong Global ARWU 2020

O ARWU Shangai Jiao Tong foi o primeiro dos rankings globais, publicado desde 2003. O objetivo inicial de um grupo de acadêmicos foi o de oferecer uma ferramenta de comparação capaz de medir o grau de sucesso do grupo de instituições emergentes da elite das universidades chinesas (C9), em relação ao grupo de instituições similares dos Estados Unidos.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Times Higher Education Latin America Ranking 2020

Esse ranking tem por foco as universidades da América Latina e do Caribe com pelo menos mil publicações indexadas no Scopus, entre os anos de 2014 e 2018, que tenham publicado pelo menos 150 artigos por ano. A metodologia, que utiliza os dados institucionais submetidos pelas universidades participantes, tem por base os indicadores do Times Higher Global Ranking, com algumas sutis adaptações.

Categorias
Análises Monitor de Rankings Notas Técnicas

Times Higher Education Impact Ranking 2020

Nota técnica. Análise do potencial de utilização do ranking e desempenho das universidades públicas paulistas.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Nature index Young Universities

O ranking Nature index Young Universities é baseado apenas no número de artigos publicados no conjunto de revistas publicadas do grupo editorial. Não considera citações portanto, não dá medida de impacto, nem de produtividade, mas da capacidade de uma universidade de produzir e publicar artigos em uma fonte altamente respeitável. Nessa edição de 2020, trazemos uma análise da participação de duas instituições paulistas, a UNESP e a UFABC.

Categorias
Análises Conteúdos Destaques Monitor de Rankings

Análise QS Subject 2020

O ranking QS Subject mede quatro indicadores com pesos variados. O primeiro é o resultado de uma pesquisa sobre a reputação acadêmica; o segundo é o resultado de uma pesquisa sobre a reputação junto aos empregadores; o terceiro é o número de citações por artigos e o quarto é uma medição de impacto por meio de citações, que utiliza uma variante do índice Hirsch.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Times Higher Education Emerging Economies 2020

Como a amostra se expandiu nos últimos cinco anos – de 200 em 2016 para 533 em 2020 – significa que, embora as universidades tenham melhorado em todos os indicadores nesse período, não se pode afirmar com certeza que isso se refere a ganhos absolutos.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

QS 2020

Como um dos “três grandes” rankings universitários, o QS sempre recebe muita atenção da mídia. A empresa presta mais atenção à otimização dos motores de busca do que qualquer outra organização, significando que, quando um usuário casualmente buscar o termo “university ranking” no Google, QS é quase sempre o primeiro resultado aparecer.