Categorias
Análises Conteúdos Destaques Monitor de Rankings

Análise QS Subject 2020

O ranking QS Subject mede quatro indicadores com pesos variados. O primeiro é o resultado de uma pesquisa sobre a reputação acadêmica; o segundo é o resultado de uma pesquisa sobre a reputação junto aos empregadores; o terceiro é o número de citações por artigos e o quarto é uma medição de impacto por meio de citações, que utiliza uma variante do índice Hirsch.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Times Higher Education Emerging Economies 2020

Como a amostra se expandiu nos últimos cinco anos – de 200 em 2016 para 533 em 2020 – significa que, embora as universidades tenham melhorado em todos os indicadores nesse período, não se pode afirmar com certeza que isso se refere a ganhos absolutos.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

QS 2020

Como um dos “três grandes” rankings universitários, o QS sempre recebe muita atenção da mídia. A empresa presta mais atenção à otimização dos motores de busca do que qualquer outra organização, significando que, quando um usuário casualmente buscar o termo “university ranking” no Google, QS é quase sempre o primeiro resultado aparecer.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Leiden Ranking 2019

Como o Leiden Ranking se diferencia dos outros rankings? Diferentemente de outros rankings, o ranking de Leiden não produz uma lista única das melhores universidades. Produz uma série de indicadores que incentivam o usuário a escolher quais são os indicadores mais relevantes.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

NTU 2019

Este ranking é útil como uma medida da quantidade de atenção acadêmica recebida pelas publicações de uma universidade, embora algumas das pontuações agregadas devam ser tratadas com cautela, já que existe um número de casos de contagem dupla na metodologia – em número de artigos, número de citações e número médio de citações por artigo contados como três indicadores separados. Assim como o ranking de Leiden, o NTU explica melhor as pontuações de “citações” e “publicações” usadas em outros rankings.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

THE World University Ranking 2020

Esse artigo analisa os resultados e a performance geral das universidades estaduais paulistas no THE World University Ranking 2020.

Categorias
Conteúdos Monitor de Rankings Referência

Revisão bibliográfica

Conteúdo em inglês. We live in an age of accountability. Public expenditure must be measured in terms of its impact and effective deployment in order to satisfy the requirements of democratic states (RANSON, 2003)). One area in which this has had noticeable impact is in higher education, with institutions under pressure to demonstrate effective deployment of […]

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Times Higher Education Impact Ranking 2019

Times Higher Education publicou seu ranking “Impact”, baseado na contribuição da universidade para as Metas de Desenvolvimento Sustentável, em vez de noções abstratas de qualidade ou excelência que a maioria dos outros rankings universitários representam e reforçam.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Times Higher Latin America 2019

O ranking Times Higher Latin America usa a mesma metodologia do ranking global, com ponderações levemente diferentes. A ponderação para citações é mais baixa (20%, em comparação com 30% no ranking global), mas no restante a metodologia é idêntica. Diferentemente do ranking global, o número mínimo de artigos publicados é 200 entre 2013 e 2017, […]