Conteúdo em inglês. We live in an age of accountability. Public expenditure must be measured in terms of its impact and effective deployment in order to satisfy the requirements of democratic states (RANSON, 2003)). One area in which this has had noticeable impact is in higher education, with institutions under pressure to demonstrate effective deployment of […]
Categoria: Conteúdos
Publicações do projeto Metricas.edu. Análises, notas técnicas, textos de referência e leituras recomendadas.
Times Higher Education publicou seu ranking “Impact”, baseado na contribuição da universidade para as Metas de Desenvolvimento Sustentável, em vez de noções abstratas de qualidade ou excelência que a maioria dos outros rankings universitários representam e reforçam.
Publicação no portal de livros abertos da USP Para resumir o conceito inovador deste projeto enfatiza-se que nenhuma universidade evolui, de fato, sem ser comparada a outras na aferição de seus avanços. No plano comparativo se inserem não apenas instituições brasileiras, mas congêneres de outros países que há muito frequentam os primeiros postos em rankings […]
Publicação disponível no portal de livros abertos da USP. Alexis de Tocqueville, contemplando a tecnologia emergente na América, em meados do século 19, resumiu uma boa premissa de governança: “um novo mundo pede novas políticas”. Hoje, para usarmos uma referência bem próxima, o movimento de adequação das universidades estaduais paulistas às exigências dos novos tempos […]

Impactos para a Sociedade
O ranking Times Higher Latin America usa a mesma metodologia do ranking global, com ponderações levemente diferentes. A ponderação para citações é mais baixa (20%, em comparação com 30% no ranking global), mas no restante a metodologia é idêntica. Diferentemente do ranking global, o número mínimo de artigos publicados é 200 entre 2013 e 2017, […]

Desempenho acadêmico e comparações internacionais

Resultado de um seminário ocorrido na FEA/USP em 2015, este livro identifica as causas do desequilíbrio financeiro da Universidade de São Paulo, no período de 2010 a 2014. Além da análise factual, a obra propõe medidas para que desarranjos semelhantes sejam evitados no futuro. Trata-se de uma contribuição para o aprimoramento da governança universitária e […]