O relatório Reimagining University Rankings: Exploring Strategic Priorities and Alternatives, de autoria de Touko Närhi e Sophie Ratcliff, da Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research (CESAER), publicado em 25 de novembro 2024, decorre do workshop realizado na KTH Royal Institute of Technology, Estocolmo, Suécia. O texto aborda as comparações de IES […]
Categoria: Destaques

Vídeo da Cerimônia Com a palavra: Lia Rita de Azeredo Bittencourt, Vice Reitora da Unifesp e Pesquisadora associada do Projeto Métricas, Fátima Nunes, Coordenadora do EGIDA-USP e Pesquisadora associada do Projeto Métricas, Claudia Maria Simões Martinez da UFSCar, Formanda do V Curso, João Manuel Saveia Daniel Francisco da Universidade Católica de Angola, formando do V […]

O encontro celebra cinco anos do trabalho de consolidação de uma comunidade de gestores e lideranças das instituições de ensino superior público no Brasil.
MET-A12 1/25 Curso de aprimoramento em formato intensivo – Verão 2025

Das seis universidades públicas com sede no estado de São Paulo. 14 de agosto de 2024 na FEA/USP
O Programa de Pós Graduação Interunidades em Museologia da USP (PPGMus) apresenta a segunda edição do Dossiê Egressos, revista e ampliada, correspondente aos levantamentos e estudos referentes ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo, cobrindo o período de 2014 a 2023. A realização deste projeto sob coordenação da professora Maria […]
Publicado em junho de 2024, o relatório anual 2023 da Organização Todos pela Educação é exemplar na forma de comunicar os resultados das suas frentes de ação, sobretudo na missão de interação com o poder público na formulação de políticas. Leia o relatório completo em formato digital
Aula inaugural do V Curso Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, 2024.
Prof. Marcio de Castro Silva Filho, Diretor Científico da FAPESP
No dia 21 de novembro de 2023, foi apresentado à comunidade feana o Guia de Boas Práticas Científicas da USP. O evento está sendo organizado pela Comissão de Boas Práticas Científicas da FEA, que é coordenada pelos docentes Luís Eduardo Afonso (EAC), Fernando Postali (EAE) e Rosana Tavares (EAD). O Guia de Boas Práticas Científicas está em sua 2ª edição […]
Apresentação realizada no I Fórum sobre Métricas de Impacto
na Pós-Graduação da Unesp em 14 de setembro de 2023
O Dossiê Egressos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo é uma iniciativa que busca articular alunos/as, egressos/as e professores/as em uma perspectiva de vínculo à realidade museológica do entorno e, ao mesmo tempo, desvela os caminhos a serem trilhados como um programa de ensino pós-graduado em uma universidade pública.
Acesso aberto ao conhecimento
Políticas de acesso aberto à pesquisa nas Universidades Públicas no estado de São Paulo.
Metodologia da Liga Universitária de Saúde Mental HUMEN
O Projeto Métricas acompanhou o desempenho das seis universidades públicas do estado de São Paulo em diversos rankings no ano de 2022. Foram monitorados os resultados das instituições públicas de ensino superior sediadas no Estado de São Paulo nos rankings Shanghai Jiao Tong GRAS, Times Higher Education Global, THE Impact, QS Global, QS América Latina e QS Subjects.
Praticamente sem alterações em sua metodologia ao longo da última década, o Times Higher Education World University Ranking (WUR) deverá passar por algumas mudanças importantes na próxima edição. Essa alteração na metodologia demandará das universidades atenção no monitoramento de um novo conjunto de indicadores. Além disso, é possível prever que algumas mudanças de classificação serão mais drásticas do que as usuais. Por esta razão, os resultados do Times Higher Education World University Ranking deste ano não serão plenamente comparáveis aos dos anos anteriores.
O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina deve levar em conta as circunstâncias em que são discutidas as suas métricas de desempenho e comparações internacionais.
No presente trabalho usamos informações sobre publicações científicas com autores no Brasil para analisar algumas características do sistema de CT&I e identificar oportunidades para melhorar as políticas para ciência, tecnologia e inovação no país. Abordamos variações temporais nas tendências, de forma que o leitor possa observá-las à luz do histórico das políticas e condições do sistema de CT&I.
Palavras-chave: CT&I; setor acadêmico e empresarial; publicações brasileiras.
Compreendendo o impacto social
A preocupação sobre o benefício que a sociedade pode obter da pesquisa científica, o que chamamos de impacto social da pesquisa, não é nova. Ela pode ser remetida ao relatório Science, The endless frontier, de Vannevar Bush, datado de 1945, que conectava pesquisa ao seu impacto econômico e propunha que aquela deveria responder aos anseios da população. Desde então, e principalmente ao longo da última década, a definição, mensuração e adoção do impacto social da pesquisa como cultura e prática institucional nas universidades ganhou ímpeto reforçado. Mas o que é e como podemos entender o impacto social da pesquisa?
Quais são os atributos de excelência na pesquisa? Há vários deles, amplamente consensuais: pesquisa feita segundo boas práticas científicas, seguindo padrões éticos amplamente aceitos e verificáveis, validada por significativa parcela dos pares, trazendo avanços importantes para seu campo do conhecimento e para a sociedade.
O conceito de impacto da pesquisa tem sido um agente propulsor dos valores de inovação. Esse artigo investiga as forças propulsoras e inibidoras para sua adoção nas universidades como cultura e prática institucional.