O QS Subject analisa as instituições participantes em 51 áreas do conhecimento, divididas em cinco grandes áreas: artes e humanidades, ciências da vida e clínicas, ciências naturais, engenharia e tecnologia e ciências sociais e sociais aplicadas. O desempenho das universidades estaduais paulistas na edição de 2021 do QS Subject foi analisado em relatório que pode […]
Categoria: Conteúdos
Publicações do projeto Metricas.edu. Análises, notas técnicas, textos de referência e leituras recomendadas.
O ranking e a agência do ranking O Global Employer University Ranking Survey (GEURS) está agora em sua 11ª edição. O ranking é composto por uma pesquisa global com empregadores e investiga não apenas aquelas instituições que os respondentes consideram as melhores para empregar graduados, mas as habilidades e dimensões que eles valorizam ao procurar […]
Introdução O Times Higher Education Young Universities inclui as universidades com 50 anos ou menos, o que significa que no estado de São Paulo as únicas universidades públicas que participam, por se enquadrarem nesse critério, são a Unesp (por mais quatro anos) e a UFABC. O ranking utiliza a mesma metodologia com as mesmas ponderações […]
Clarivate Highly Cited 2022
Nota sobre Rankings de pesquisadores A identificação de cientistas individuais por bancos de dados bibliométricos propulsionou uma nova demanda por classificações que não olham para instituições, mas para pesquisadores. Em parte, estes rankings novos alimentam uma visão pública de que a grande ciência é feita por grandes cientistas e não por grandes redes, grandes equipes […]

O ano de 2022 apresenta perspectivas de profundas transformações nas esferas sanitária, econômica, social, política e geopolítica. Para as universidades, estas mudanças são portadoras de desafios e oportunidades. Desafios que incluem a relação da ciência com a sociedade, o uso responsável de métricas, o acompanhamento dos egressos e a inclusão social. Oportunidades que abrangem soluções imbuídas de valores centrados no desenvolvimento humano e na sustentabilidade para a construção do século XXI.
THE World University Ranking 2022
Análise dos resultados do Times Higher Education World University Ranking 2022
THE Latam 2021
Análise dos resultados do Times Higher Education Latin America 2021
QS World University Ranking 2022
O QS world ranking tem abrangência mundial e visa orientar estudantes e familiares na escolha de instituições de ensino.
Como sempre, é destacada a importância do aspecto de “reputação do empregador” neste ranking, por se tratar da maior pesquisa de opinião entre empregadores de egressos de universidades em nível global.
THE Impact Ranking 2021
Nota técnica analítica sobre o uso do ranking, e o desempenho das universidades públicas no estado de São Paulo.
O artigo “Between Tradition and the Future: On Metrics and Performance Indicators for the Faculty of Law at University of São Paulo” de autoria da Profa. Nina Ranieri foi publicado no Journal of International Educational Reform”. A leitura desse artigo é importante para os interessados na construção de indicadores nas humanidades. Ilustra-se o processo do desenho experimental de indicadores. Nina B. S. Ranieri é pesquisadora associada do […]
A Embrapa divulgou seu Balanço Social 2020. Seu conteúdo oferece estatísticas chaves de insumos e resultados. Métricas que permitem estimar o impacto social da Embrapa, a exemplo da quantidade de empregos gerados e do retorno sobre o investimento em pesquisa e extensão. O balanço baseia-se no modelo de avaliação de impacto da Embrapa. Um modelo […]
O ranking QS World University Rankings visa orientar estudantes e seus familiares na escolha de instituições de ensino superior para sua formação. Sua metodologia baseia-se em: pesquisa opinião junto a acadêmicos (40%); pesquisa de opinião junto a empregadores (10%); número de estudantes por docente equivalente a regime integral (ERI) (20%); número de citações por docente […]
O ranking Times Higher Emerging Economies é publicado anualmente com foco nasuniversidades de países com sistemas de educação superior em fase de consolidação.Utiliza os mesmos indicadores da classificação global, com a diferença de excluir dasua listagem as instituições dos EUA, Reino Unido e Europa. Baixe o documento com a análise completa.
QS Subject 2021
O ranking QS Subject examina quatro indicadores com pesos distintos: a) o resultado de um survey sobre a reputação acadêmica; b) o resultado de um survey sobre a reputação dos empregadores; c) o número de citações por artigos (taxa de citação); e d) uma variante do índice Hirsch que considera um período de cinco anos. […]
Carta do presidente dos EUA Joseph R. Biden endereçada às universidades em 2021 renova os compromissos de estado com a política de ciência e tecnologia naquele país. Para compreender o que esse ato significa para o futuro da ciência no mundo, o professor Renato Pedrosa da Unicamp oferece uma reflexão sobre o assunto.
O Professor Carlos Azzoni da FEA-USP apresenta os resultados de um estudo que mediu os impactos econômicos das atividades de ensino das universidades públicas do estado de São Paulo e os impactos sobre o mercado de trabalho, focando em produtividade e geração de valor para o setor produtivo privado. Leia a íntegra do estudo About […]

O Professor John Aubrey Douglass da University of California at Berkeley apresenta seus pensamentos sobre como a universidade pública pode reforçar seus laços com setores da sociedade. Comentários da professora Elisabeth Balbachevsky, da FFLCH/USP About the session: How can we improve interaction between society and the university? This session will be held in english. John […]

O Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, comenta os desafios da construção de uma agenda de pesquisa para o sistema de educação superior. Sobre essa sessão: Identificação de grupos de alto potencial para a colaboração em pesquisa Marisa Masumi Beppu (Unicamp) Justin Axel-berg, Projeto Metricas. Video Luiz Nunes de Oliveira (USP) Carlos […]

Apresentação do trabalho do Prof. Pedro N. Teixeira, U. do Porto durante o V Workshop Metricas. Link para a apresentação em slides About the session: From university-centric metrics to society-centric metrics Robin Mason (University of Birmingham) Carlos Azzoni (USP) Cleópatra Planeta (UNESP) Pedro Teixeira (U. do Porto) Renato Pedrosa (Unicamp) Metrics centered on society aim […]
A Unesp apresenta o livro “Universidade em Transformação: lições das crises”, uma construção coletiva dos gestores da Universidade entre 2017-2020, com o objetivo de debater a universidade pública paulista e refletir sobre as crises contemporâneas. Acesse o conteúdo completo no canal da UNESP Youtube. Mais informações no site da UNESP.