Categorias
Análises

QS World University Ranking 2022

O QS world ranking tem abrangência mundial e visa orientar estudantes e familiares na escolha de instituições de ensino.
Como sempre, é destacada a importância do aspecto de “reputação do empregador” neste ranking, por se tratar da maior pesquisa de opinião entre empregadores de egressos de universidades em nível global.

Categorias
Análises

THE Impact Ranking 2021

Nota técnica analítica sobre o uso do ranking, e o desempenho das universidades públicas no estado de São Paulo.

Categorias
Artigo científico Destaques

Entre a tradição e o futuro. Métricas e indicadores para o Direito

O artigo “Between Tradition and the Future: On Metrics and Performance Indicators for the Faculty of Law at University of São Paulo” de autoria da Profa. Nina Ranieri foi publicado no Journal of International Educational Reform”.  A leitura desse artigo é importante para os interessados na construção de indicadores nas humanidades. Ilustra-se o processo do desenho experimental de indicadores. Nina B. S. Ranieri é pesquisadora associada do […]

Categorias
Destaques Leituras selecionadas Relatórios institucionais

Balanço Social Embrapa 2020

A Embrapa divulgou seu Balanço Social 2020. Seu conteúdo oferece estatísticas chaves de insumos e resultados. Métricas que permitem estimar o impacto social da Embrapa, a exemplo da quantidade de empregos gerados e do retorno sobre o investimento em pesquisa e extensão. O balanço baseia-se no modelo de avaliação de impacto da Embrapa. Um modelo […]

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS World University Ranking 2021

O ranking QS World University Rankings visa orientar estudantes e seus familiares na escolha de instituições de ensino superior para sua formação. Sua metodologia baseia-se em: pesquisa opinião junto a acadêmicos (40%); pesquisa de opinião junto a empregadores (10%); número de estudantes por docente equivalente a regime integral (ERI) (20%); número de citações por docente […]

Categorias
Análises Monitor de Rankings

THE Emerging Economies 2021

O ranking Times Higher Emerging Economies é publicado anualmente com foco nasuniversidades de países com sistemas de educação superior em fase de consolidação.Utiliza os mesmos indicadores da classificação global, com a diferença de excluir dasua listagem as instituições dos EUA, Reino Unido e Europa. Baixe o documento com a análise completa.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS Subject 2021

O ranking QS Subject examina quatro indicadores com pesos distintos: a) o resultado de um survey sobre a reputação acadêmica; b) o resultado de um survey sobre a reputação dos empregadores; c) o número de citações por artigos (taxa de citação); e d) uma variante do índice Hirsch que considera um período de cinco anos. […]

Categorias
Artigos Destaques

A renovada política de ciência e tecnologia dos EUA

Carta do presidente dos EUA Joseph R. Biden endereçada às universidades em 2021 renova os compromissos de estado com a política de ciência e tecnologia naquele país. Para compreender o que esse ato significa para o futuro da ciência no mundo, o professor Renato Pedrosa da Unicamp oferece uma reflexão sobre o assunto.

Categorias
Seminários Videos

Os efeitos da educação superior de qualidade na produtividade nacional

O Professor Carlos Azzoni da FEA-USP apresenta os resultados de um estudo que mediu os impactos econômicos das atividades de ensino das universidades públicas do estado de São Paulo e os impactos sobre o mercado de trabalho, focando em produtividade e geração de valor para o setor produtivo privado. Leia a íntegra do estudo About […]

Categorias
Seminários Videos

Caminhos para o engajamento social das universidades

O Professor John Aubrey Douglass da University of California at Berkeley apresenta seus pensamentos sobre como a universidade pública pode reforçar seus laços com setores da sociedade. Comentários da professora Elisabeth Balbachevsky, da FFLCH/USP About the session: How can we improve interaction between society and the university? This session will be held in english. John […]

Categorias
Seminários Videos

A construção da agenda de pesquisa para o futuro

O Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, comenta os desafios da construção de uma agenda de pesquisa para o sistema de educação superior. Sobre essa sessão: Identificação de grupos de alto potencial para a colaboração em pesquisa Marisa Masumi Beppu (Unicamp) Justin Axel-berg, Projeto Metricas. Video Luiz Nunes de Oliveira (USP) Carlos […]

Categorias
Seminários Videos

Mecanismos de financiamento e engajamento social

Apresentação do trabalho do Prof. Pedro N. Teixeira, U. do Porto durante o V Workshop Metricas. Link para a apresentação em slides About the session: From university-centric metrics to society-centric metrics Robin Mason (University of Birmingham) Carlos Azzoni (USP) Cleópatra Planeta (UNESP) Pedro Teixeira (U. do Porto) Renato Pedrosa (Unicamp) Metrics centered on society aim […]

Categorias
Atividades Públicas Destaques Videos

Universidade em transformação: Lições das crises

A Unesp apresenta o livro “Universidade em Transformação: lições das crises”, uma construção coletiva dos gestores da Universidade entre 2017-2020, com o objetivo de debater a universidade pública paulista e refletir sobre as crises contemporâneas. Acesse o conteúdo completo no canal da UNESP Youtube. Mais informações no site da UNESP.

Categorias
Destaques Seminários Videos

Mobilizando a política local para proteger a ciência e a tecnologia. O exemplo de São Carlos

Esse texto sumariza a contribuição da Professora Yvonne Mascarenhas (IFSC-USP) ao V Workshop Metricas, realizado em dezembro de 2020. O texto relata a longa história de interação entre universidade e sociedade na região de São Carlos, no estado de São Paulo. Essa relação se demonstrou instrumental na mobilização entre legisladores para assegurar o financiamento público para a educação superior no ano de 2021 e além.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

QS 2021 Latin America

Ao contrário de outros rankings para a América Latina, a QS decidiu produzir uma metodologia que é significativamente diferente da aplicada ao seu ranking universitário global.

Categorias
Destaques Relatórios institucionais

Relatório de impacto 2019-2020

Período de novembro 2019 a novembro 2020  O Projeto Métricas tem dois objetivos principais que norteiam o seu interesse em comparações internacionais. O primeiro é usar seu potencial para melhorar a compreensão do público sobre o funcionamento e o impacto das universidades na sociedade, e o seu desempenho em relação aos pares internacionais. O outro […]

Categorias
Destaques Videos

Prioridades em tempos de mudanças e incertezas: pensamento e ação

Com objetivo de debater o Planejamento como atividade essencial da administração pública, discutindo o planejamento como técnica para guiar os destinos das organizações e dos governos a Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio da SECPLAN/UFG – Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG apresentou o painel: Prioridades em tempos de mudanças e […]

Categorias
Análises Atividades Públicas

THE World Ranking 2021

O THE World Ranking é um dos três grandes rankings internacionais. A forte presença dessa iniciativa na mídia global contribui para a sua importância. Figurar na sua listagem é fundamental para as instituições que almejam visibilidade internacional.

Categorias
Análises Monitor de Rankings

Leiden Ranking 2020

Leiden é uma poderosa ferramenta bibliométrica que permite análises comparativas de instituições. Como tal, não realiza classificações, mas fornece indicadores compostos que permitem múltiplas interpretações conforme o interesse do leitor. Apresentamos nesse artigo, uma breve explicação dos indicadores que utilizamos para a nossa análise dos resultados das universidades estaduais paulistas nessa edição 2020 do Leiden

Categorias
Leituras selecionadas Matéria jornalística

Como avaliar o impacto de uma universidade pública na vida dos brasileiros

Matéria publicada em 6 de outubro no Jornal da USP traz a fala de especialistas sobre a importância da avaliação institucional e da consolidação de uma cultura de avaliação que se encarregue de levar para fora dos muros da universidade as discussões sobre a importância de um sistema de desenvolvimento de ciência para a sociedade. […]