O QS world ranking tem abrangência mundial e visa orientar estudantes e familiares na escolha de instituições de ensino.
Como sempre, é destacada a importância do aspecto de “reputação do empregador” neste ranking, por se tratar da maior pesquisa de opinião entre empregadores de egressos de universidades em nível global.
Categoria: Conteúdos
Publicações do projeto Metricas.edu. Análises, notas técnicas, textos de referência e leituras recomendadas.
THE Impact Ranking 2021
Nota técnica analítica sobre o uso do ranking, e o desempenho das universidades públicas no estado de São Paulo.
O artigo “Between Tradition and the Future: On Metrics and Performance Indicators for the Faculty of Law at University of São Paulo” de autoria da Profa. Nina Ranieri foi publicado no Journal of International Educational Reform”. A leitura desse artigo é importante para os interessados na construção de indicadores nas humanidades. Ilustra-se o processo do desenho experimental de indicadores. Nina B. S. Ranieri é pesquisadora associada do […]
A Embrapa divulgou seu Balanço Social 2020. Seu conteúdo oferece estatísticas chaves de insumos e resultados. Métricas que permitem estimar o impacto social da Embrapa, a exemplo da quantidade de empregos gerados e do retorno sobre o investimento em pesquisa e extensão. O balanço baseia-se no modelo de avaliação de impacto da Embrapa. Um modelo […]
O ranking QS World University Rankings visa orientar estudantes e seus familiares na escolha de instituições de ensino superior para sua formação. Sua metodologia baseia-se em: pesquisa opinião junto a acadêmicos (40%); pesquisa de opinião junto a empregadores (10%); número de estudantes por docente equivalente a regime integral (ERI) (20%); número de citações por docente […]
O ranking Times Higher Emerging Economies é publicado anualmente com foco nasuniversidades de países com sistemas de educação superior em fase de consolidação.Utiliza os mesmos indicadores da classificação global, com a diferença de excluir dasua listagem as instituições dos EUA, Reino Unido e Europa. Baixe o documento com a análise completa.
QS Subject 2021
O ranking QS Subject examina quatro indicadores com pesos distintos: a) o resultado de um survey sobre a reputação acadêmica; b) o resultado de um survey sobre a reputação dos empregadores; c) o número de citações por artigos (taxa de citação); e d) uma variante do índice Hirsch que considera um período de cinco anos. […]
Carta do presidente dos EUA Joseph R. Biden endereçada às universidades em 2021 renova os compromissos de estado com a política de ciência e tecnologia naquele país. Para compreender o que esse ato significa para o futuro da ciência no mundo, o professor Renato Pedrosa da Unicamp oferece uma reflexão sobre o assunto.
O Professor Carlos Azzoni da FEA-USP apresenta os resultados de um estudo que mediu os impactos econômicos das atividades de ensino das universidades públicas do estado de São Paulo e os impactos sobre o mercado de trabalho, focando em produtividade e geração de valor para o setor produtivo privado. Leia a íntegra do estudo About […]
![Douglass](https://metricas.usp.br/wp-content/uploads/2021/01/Screenshot-63.png)
O Professor John Aubrey Douglass da University of California at Berkeley apresenta seus pensamentos sobre como a universidade pública pode reforçar seus laços com setores da sociedade. Comentários da professora Elisabeth Balbachevsky, da FFLCH/USP About the session: How can we improve interaction between society and the university? This session will be held in english. John […]
![](https://metricas.usp.br/wp-content/uploads/2021/01/pacheco.jpg)
O Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, comenta os desafios da construção de uma agenda de pesquisa para o sistema de educação superior. Sobre essa sessão: Identificação de grupos de alto potencial para a colaboração em pesquisa Marisa Masumi Beppu (Unicamp) Justin Axel-berg, Projeto Metricas. Video Luiz Nunes de Oliveira (USP) Carlos […]
![](https://metricas.usp.br/wp-content/uploads/2021/01/pteixeira.jpg)
Apresentação do trabalho do Prof. Pedro N. Teixeira, U. do Porto durante o V Workshop Metricas. Link para a apresentação em slides About the session: From university-centric metrics to society-centric metrics Robin Mason (University of Birmingham) Carlos Azzoni (USP) Cleópatra Planeta (UNESP) Pedro Teixeira (U. do Porto) Renato Pedrosa (Unicamp) Metrics centered on society aim […]
A Unesp apresenta o livro “Universidade em Transformação: lições das crises”, uma construção coletiva dos gestores da Universidade entre 2017-2020, com o objetivo de debater a universidade pública paulista e refletir sobre as crises contemporâneas. Acesse o conteúdo completo no canal da UNESP Youtube. Mais informações no site da UNESP.
![Yvonne Mascarenhas](https://metricas.usp.br/wp-content/uploads/2020/12/Screenshot-55.png)
Esse texto sumariza a contribuição da Professora Yvonne Mascarenhas (IFSC-USP) ao V Workshop Metricas, realizado em dezembro de 2020. O texto relata a longa história de interação entre universidade e sociedade na região de São Carlos, no estado de São Paulo. Essa relação se demonstrou instrumental na mobilização entre legisladores para assegurar o financiamento público para a educação superior no ano de 2021 e além.
QS 2021 Latin America
Ao contrário de outros rankings para a América Latina, a QS decidiu produzir uma metodologia que é significativamente diferente da aplicada ao seu ranking universitário global.
Período de novembro 2019 a novembro 2020 O Projeto Métricas tem dois objetivos principais que norteiam o seu interesse em comparações internacionais. O primeiro é usar seu potencial para melhorar a compreensão do público sobre o funcionamento e o impacto das universidades na sociedade, e o seu desempenho em relação aos pares internacionais. O outro […]
![Prioridades Seminario](https://metricas.usp.br/wp-content/uploads/2020/11/Screenshot-59-e1610377700760.png)
Com objetivo de debater o Planejamento como atividade essencial da administração pública, discutindo o planejamento como técnica para guiar os destinos das organizações e dos governos a Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio da SECPLAN/UFG – Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG apresentou o painel: Prioridades em tempos de mudanças e […]
THE World Ranking 2021
O THE World Ranking é um dos três grandes rankings internacionais. A forte presença dessa iniciativa na mídia global contribui para a sua importância. Figurar na sua listagem é fundamental para as instituições que almejam visibilidade internacional.
Leiden Ranking 2020
Leiden é uma poderosa ferramenta bibliométrica que permite análises comparativas de instituições. Como tal, não realiza classificações, mas fornece indicadores compostos que permitem múltiplas interpretações conforme o interesse do leitor. Apresentamos nesse artigo, uma breve explicação dos indicadores que utilizamos para a nossa análise dos resultados das universidades estaduais paulistas nessa edição 2020 do Leiden
Matéria publicada em 6 de outubro no Jornal da USP traz a fala de especialistas sobre a importância da avaliação institucional e da consolidação de uma cultura de avaliação que se encarregue de levar para fora dos muros da universidade as discussões sobre a importância de um sistema de desenvolvimento de ciência para a sociedade. […]