O encontro celebra cinco anos do trabalho de consolidação de uma comunidade de gestores e lideranças das instituições de ensino superior público no Brasil.
Categoria: Atividades Públicas
Atividades públicas organizados pelo projeto Metricas.edu. Cursos, Workshops e Fórum.
MET-A12 1/25 Curso de aprimoramento em formato intensivo – Verão 2025
Das seis universidades públicas com sede no estado de São Paulo. 14 de agosto de 2024 na FEA/USP
O Programa de Pós Graduação Interunidades em Museologia da USP (PPGMus) apresenta a segunda edição do Dossiê Egressos, revista e ampliada, correspondente aos levantamentos e estudos referentes ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo, cobrindo o período de 2014 a 2023. A realização deste projeto sob coordenação da professora Maria […]
Publicado em junho de 2024, o relatório anual 2023 da Organização Todos pela Educação é exemplar na forma de comunicar os resultados das suas frentes de ação, sobretudo na missão de interação com o poder público na formulação de políticas. Leia o relatório completo em formato digital
Aula inaugural do V Curso Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, 2024.
Prof. Marcio de Castro Silva Filho, Diretor Científico da FAPESP
Programa do seminário
No dia 21 de novembro de 2023, foi apresentado à comunidade feana o Guia de Boas Práticas Científicas da USP. O evento está sendo organizado pela Comissão de Boas Práticas Científicas da FEA, que é coordenada pelos docentes Luís Eduardo Afonso (EAC), Fernando Postali (EAE) e Rosana Tavares (EAD). O Guia de Boas Práticas Científicas está em sua 2ª edição […]
V Fórum Métricas
Saberes e práticas
São Paulo, 26 de outubro de 2023
Das 09h30 às 16h30 horas na Fapesp
Apresentação realizada no I Fórum sobre Métricas de Impacto
na Pós-Graduação da Unesp em 14 de setembro de 2023
O Dossiê Egressos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo é uma iniciativa que busca articular alunos/as, egressos/as e professores/as em uma perspectiva de vínculo à realidade museológica do entorno e, ao mesmo tempo, desvela os caminhos a serem trilhados como um programa de ensino pós-graduado em uma universidade pública.
Seminário – junho de 2023
Acesso aberto ao conhecimento
Políticas de acesso aberto à pesquisa nas Universidades Públicas no estado de São Paulo.
Metodologia da Liga Universitária de Saúde Mental HUMEN
O Projeto Métricas acompanhou o desempenho das seis universidades públicas do estado de São Paulo em diversos rankings no ano de 2022. Foram monitorados os resultados das instituições públicas de ensino superior sediadas no Estado de São Paulo nos rankings Shanghai Jiao Tong GRAS, Times Higher Education Global, THE Impact, QS Global, QS América Latina e QS Subjects.
Praticamente sem alterações em sua metodologia ao longo da última década, o Times Higher Education World University Ranking (WUR) deverá passar por algumas mudanças importantes na próxima edição. Essa alteração na metodologia demandará das universidades atenção no monitoramento de um novo conjunto de indicadores. Além disso, é possível prever que algumas mudanças de classificação serão mais drásticas do que as usuais. Por esta razão, os resultados do Times Higher Education World University Ranking deste ano não serão plenamente comparáveis aos dos anos anteriores.
O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina deve levar em conta as circunstâncias em que são discutidas as suas métricas de desempenho e comparações internacionais.
No presente trabalho usamos informações sobre publicações científicas com autores no Brasil para analisar algumas características do sistema de CT&I e identificar oportunidades para melhorar as políticas para ciência, tecnologia e inovação no país. Abordamos variações temporais nas tendências, de forma que o leitor possa observá-las à luz do histórico das políticas e condições do sistema de CT&I.
Palavras-chave: CT&I; setor acadêmico e empresarial; publicações brasileiras.
Compreendendo o impacto social
A preocupação sobre o benefício que a sociedade pode obter da pesquisa científica, o que chamamos de impacto social da pesquisa, não é nova. Ela pode ser remetida ao relatório Science, The endless frontier, de Vannevar Bush, datado de 1945, que conectava pesquisa ao seu impacto econômico e propunha que aquela deveria responder aos anseios da população. Desde então, e principalmente ao longo da última década, a definição, mensuração e adoção do impacto social da pesquisa como cultura e prática institucional nas universidades ganhou ímpeto reforçado. Mas o que é e como podemos entender o impacto social da pesquisa?
Quais são os atributos de excelência na pesquisa? Há vários deles, amplamente consensuais: pesquisa feita segundo boas práticas científicas, seguindo padrões éticos amplamente aceitos e verificáveis, validada por significativa parcela dos pares, trazendo avanços importantes para seu campo do conhecimento e para a sociedade.