Categorias
Conteúdos Destaques Matéria jornalística

Avaliação institucional e docente é tema de sessão do Conselho Universitário da USP

Adriana Cruz | Jornal da USP O Conselho Universitário promoveu, no dia 23 de junho, uma reunião temática sobre Avaliação Institucional e Docente na USP. O encontro foi realizado no auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, em São Paulo. A iniciativa, promovida pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) […]

Categorias
Atividades Públicas Destaques

Encontros sobre Pesquisa da Pesquisa e da Inovação – 10 e 11 de julho de 2025

Dois Grandes Eventos sobre CTI no Brasil e no Mundo A equipe do Projeto Métricas tem o prazer de convidar toda a comunidade para participar de dois encontros que discutirão os rumos da política e dos estudos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no Brasil e em diversas partes do mundo. Serão dias de intenso […]

Categorias
Artigos Destaques Leituras selecionadas Matéria jornalística

Autonomia universitária e responsabilidades sociais

José Goldemberg e Jacques Marcovitch | Jornal da USP O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou recentemente a transferência de US$ 2,2 bilhões do governo federal à Universidade Harvard, ameaçou cancelar outros US$ 7 bilhões e a isenção do pagamento de impostos por parte da universidade.O argumento usado pelo presidente é o de que […]

Categorias
Conferências Destaques

Desafios e oportunidades para a ciência e as universidades

Conferência do professor Marcelo Knobel, ex-reitor da Unicamp (2027-2021) e diretor da TWAS (Academia Mundial de Ciências para os países em desenvolvimento) em Trieste

Categorias
Artigo científico Destaques

A institucionalização de métricas de impacto social: O caso da Unifesp

Este artigo apresenta um framework para institucionalização de métricas de impacto social (MIS) para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Fundamenta-se no institucionalismo sociológico e na dinâmica do ranking Times Higher Education (THE), bem como articula as políticas universitárias com os ODS e alinha as […]

Categorias
Artigos Destaques

Como escrever um policy brief eficaz

Um policy brief é um formato de texto, de conteúdo relevante e conciso, destinado a tomadores de decisão.

Categorias
Análises Destaques Notas Técnicas

Relatório da CESÆR: Reimagining University Rankings

O relatório Reimagining University Rankings: Exploring Strategic Priorities and Alternatives, de autoria de Touko Närhi e Sophie Ratcliff, da Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research (CESAER), publicado em 25 de novembro 2024, decorre do workshop realizado na KTH Royal Institute of Technology, Estocolmo, Suécia.  O texto aborda as comparações de IES […]

Categorias
Cursos Destaques

V Curso 2024. Cerimônia de encerramento

Vídeo da Cerimônia Com a palavra: Lia Rita de Azeredo Bittencourt, Vice Reitora da Unifesp e Pesquisadora associada do Projeto Métricas, Fátima Nunes, Coordenadora do EGIDA-USP e Pesquisadora associada do Projeto Métricas, Claudia Maria Simões Martinez da UFSCar, Formanda do V Curso, João Manuel Saveia Daniel Francisco da Universidade Católica de Angola, formando do V […]

Categorias
Atividades Públicas Destaques

I Encontro da Comunidade 2024

O encontro celebra cinco anos do trabalho de consolidação de uma comunidade de gestores e lideranças das instituições de ensino superior público no Brasil.

Categorias
Cursos Destaques

Monitoramento de Impacto nas IES

MET-A12 1/25 Curso de aprimoramento em formato intensivo – Verão 2025

Categorias
Atividades Públicas Destaques Reuniões

I Encontro das Unidades de Gestão de Indicadores

Das seis universidades públicas com sede no estado de São Paulo. 14 de agosto de 2024 na FEA/USP

Categorias
Destaques Relatórios institucionais

Dossiê Egressos do Programa de Pós Graduação em Museologia 2014-2023

O Programa de Pós Graduação Interunidades em Museologia da USP (PPGMus) apresenta a segunda edição do Dossiê Egressos, revista e ampliada, correspondente aos levantamentos e estudos referentes ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo, cobrindo o período de 2014 a 2023. A realização deste projeto sob coordenação da professora Maria […]

Categorias
Destaques Relatórios institucionais

Relatório Anual Todos pela Educação 2023

Publicado em junho de 2024, o relatório anual 2023 da Organização Todos pela Educação é exemplar na forma de comunicar os resultados das suas frentes de ação, sobretudo na missão de interação com o poder público na formulação de políticas. Leia o relatório completo em formato digital

Categorias
Conteúdos Destaques

Tendências em agências de fomento e implicações para as IES

Aula inaugural do V Curso Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, 2024.

Prof. Marcio de Castro Silva Filho, Diretor Científico da FAPESP 

Categorias
Seminários

IV Seminário de políticas universitárias

Programa do seminário

Categorias
Destaques Leituras selecionadas

Guia de Boas Práticas Científicas

No dia 21 de novembro de 2023, foi apresentado à comunidade feana o Guia de Boas Práticas Científicas da USP. O evento está sendo organizado pela Comissão de Boas Práticas Científicas da FEA, que é coordenada pelos docentes Luís Eduardo Afonso (EAC), Fernando Postali (EAE) e Rosana Tavares (EAD). O Guia de Boas Práticas Científicas está em sua 2ª edição […]

Categorias
Atividades Públicas Fórum

V Fórum Métricas

Saberes e práticas

São Paulo, 26 de outubro de 2023
Das 09h30 às 16h30 horas na Fapesp

Categorias
Conteúdos Destaques Seminários

Métricas de impacto nas Instituições de Ensino Superior

Apresentação realizada no I Fórum sobre Métricas de Impacto
na Pós-Graduação da Unesp em 14 de setembro de 2023

Categorias
Conteúdos Destaques Relatórios institucionais

Dossiê Egressos do PPG Interunidades em Museologia da USP

O Dossiê Egressos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo é uma iniciativa que busca articular alunos/as, egressos/as e professores/as em uma perspectiva de vínculo à realidade museológica do entorno e, ao mesmo tempo, desvela os caminhos a serem trilhados como um programa de ensino pós-graduado em uma universidade pública.

Categorias
Atividades Públicas Seminários

Desafios e indicadores do Ensino de Graduação

Seminário – junho de 2023