Categorias
Atividades Públicas Fórum

III Fórum Metricas.edu

Leia o documento de síntese do III Fórum Metricas.edu
Todo conteúdo em vídeo está disponível no canal do projeto metricas.edu no YouTube.
Leia a entrevista concedida ao Jornal da USP pelo coordenador do III Fórum.

Objetivos

O III Fórum “Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais” é dedicado à discussão de métricas em áreas de conhecimento e experiências relativas à estratégia e estrutura para aprimorar a gestão de indicadores nas universidades. Frente às crises de 2020, esta iniciativa estabelece um espaço de diálogo e colaboração sobre o desempenho acadêmico no ensino superior entre universidades e, paralelamente, com agências de fomento, governos, empresas, ONGs e a sociedade. Trata-se de articular parcerias para revisitar as métricas em uso e conceber novos indicadores, em especial os relativos ao impacto econômico, social e ambiental, frente a pandemia. 

Sessões

As crises de 2020 e a nova era em construção

O papel da universidade no primeiro ano da Pós-pandemia e na construção de um novo tempo mais atento às demandas sociais. Quais são as lições do Covid-19 para o ensino superior e a pesquisa universitária?

Expositores

As áreas do conhecimento e suas métricas frente ao distanciamento social 

Disciplinas distintas podem e devem aferir o seu desempenho acadêmico usando processos quantitativos e qualitativos. Qual é o impacto do distanciamento social nestas áreas? 

Expositores

Perguntas e respostas dessa sessão


A comunicação social das universidades

As estratégias para informar a sociedade frente ao Covid-19 e no Pós-pandemia. O que a sociedade espera da universidade na nova era em construção? 

Expositores
Textos

Peter Schulz – A comunicação social das universidades: percepções e ações na Unicamp

Walter Lima – Estratégias de comunicação da Unifesp durante e depois da pandemia


A transição do presencial para o digital frente à crise sanitária 

Como viabilizar a acessibilidade digital nas universidades? Como assegurar a qualidade do ensino remoto e síncrono? Como harmonizar a heterogeneidade entre as áreas de conhecimento? 

Expositores

Textos


A gestão dos indicadores na universidade: depoimentos

Instrumentos digitais em atividades docentes, monitoramento dos rankings, medição da produção científica e do impacto social pós-Covid 19. Qual é o impacto das crises 2020 sobre as métricas de desempenho acadêmico e as comparações internacionais?

Expositores
Textos

O novo protagonismo da Ciência

Em 2020, a ciência inspirou as grandes decisões e tornou-se a única força capaz de vencer o Covid-19, mesmo sem vacina ou medicação específica. Como garantir esta inserção social no futuro?

Expositores
Textos


Currículo resumido dos expositores

Sandro Valentini

Reitor da Unesp. Formado em Farmácia-Bioquímica pela Unesp, com Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Unifesp, doutorado em Bioquímica pela USP, Doutorado Sanduíche no Massachusetts Institute of Technology – MIT – Estados Unidos, Pós-Doutorado na Harvard University – Estados Unidos. Livre-Docente em Microbiologia e Professor Titular em Microbiologia e Biologia Molecular. Participou como pesquisador responsável de dois projetos no programa Genoma da Fapesp. É membro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular – SBBq. Eleito chair da Gordon Research Conference on Polyamines, nos Estados Unidos.

Marcelo Knobel

Reitor da Unicamp. É professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada, atuando na investigação experimental de materiais magnéticos nanoestruturados. Foi diretor do Museu Exploratório de Ciências e do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais. É Fellow da Eisenhower Fellowships e Fellow da John Simon Guggenheim Memorial Foundation. Recebeu o Prêmio Peter Muranyi, o Prêmio José Reis de Jornalismo Científico, o Young Scientist Prize da TWAS-ROLAC e foi laureado Comendador da Ordem do Mérito Científico pela Presidência da República. 

Soraya Soubhi Smaili

Reitora da Universidade Federal de São Paulo. Professora do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina – Unifesp. Graduada em Farmácia e Bioquímica (USP). Doutora pela Escola Paulista de Medicina – Unifesp com pós-doutorado na Thomas Jefferson University e no National Institute of Health (NIH) EUA. Fellow da Fogarty Foudation. Estabeleceu e coordenou o Laboratório de Microscopia Confocal e o Laboratório de Sinalização e Morte Celular.  Integra o Comitê Diretor (Board of Directors) da Sociedade Internacional de Morte Celular (International Cell Death Society ICDS). 

Wanda Machado Hoffmann

Reitora da UFSCar. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Coordenadora do Núcleo de Informação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade. Pesquisadora do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais.  Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), Mestrado em Engenharia dos Materiais na UFSCar e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais na UFSCar, pós-doutorado em tratamento termomecânico e pós-doutorado em Prospecção de Informação Tecnológica na UFSCar. 

Dácio Matheus

Reitor da UFABC. Graduado em Engenharia Agronômica e doutor em Ciências Biológicas pela UNESP. É professor titular da Universidade Federal do ABC, onde leciona no curso de Engenharia Ambiental e no programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nas áreas de biorremediação, biotecnologia, biodegradação, poluentes orgânicos persistentes e micologia, bem como conservação da natureza, proteção de recursos naturais e unidades de conservação da natureza.

Vahan Agopyan

Reitor da USP. Mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e PhD (Civil Engineering) pela University of London King´s College. Professor Titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Vice-Presidente e conselheiro do CIB – International Council for Research and Innovation in Building and Construction. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Eminente Engenheiro do Ano 2018, Personalidade da Tecnologia, membro da API – Academia Panamericana de Ingenieria e da ANE – Academia Nacional de Engenharia. 

João Carlos Salles Pires da Silva

Reitor da Universidade Federal da Bahia. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Ciências Sociais pela mesma Universidade, e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. É professor titular do Departamento de Filosofia da UFBA. Presidente da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Filosofia Moderna e Contemporânea, Presidiu a Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF).   

Edson Cezar Wendland

Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC-USP. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Engenharia Civil – Ruhr Universität Bochum (Alemanha), pós-doutorado em Engenharia de Petróleo – UNICAMP e em Engenharia Civil e Ambiental – University of Minnesota. Foi professor no Departamento de Geologia Aplicada da Ruhr Universität Bochum. É membro do Comitê Editorial dos periódicos: Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH), Águas Subterrâneas (RAS), Tendências em Matemática Aplicada e Computacional. 

Solange Maria dos Santos

Integra o Colegiado de Gestão do Programa SciELO no qual é coordenadora de Produção e Publicação e representante da coordenação da Rede SciELO.  Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, possui graduação em Biblioteconomia pela ECA-USP Estudou métodos bibliométricos na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha. É membro do Advisory Board do Directory of Open Access Journals (DOAJ), da coordenação da Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (Rede RANKINTACS) e membro filiado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). 

Luiz Roberto Serrano

Superintendente de Comunicação Social da USP. Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, foi repórter de Economia nos jornais Folha da Tarde, Gazeta Mercantil e Semanário Opinião; editor de Política e Economia em revistas importantes como IstoÉ, Exame e Veja; e editor no Programa Crítica & Autocrítica da Gazeta Mercantil/TV Bandeirantes. Foi diretor da Agência Brasil (agência de notícias do Governo Brasileiro), presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social (Sinco) e do Conselho de Ética da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom).

Peter Alexander Schulz

Secretário de Comunicação da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Física pela Unicamp, mestrado e doutorado em Física pela mesma Universidade, doutorado em Física pela Universidad Autonoma de Madrid e pós-doutorado no Instituto Max Planck de Física do Estado Sólido em Stuttgart. É curador da exposição “Tão longe tão perto”, sobre telecomunicações e sociedade, realizada em Brasília e São Paulo. Mais recentemente tem se dedicado a atividades de divulgação científica, em especial sobre nanociência, monitoramento da atividade científica (cienciometria) e estudos críticos de universidades. 

Walter Lima (Walter Teixeira Lima Júnior)

Diretor do Departamento de Comunicação Institucional (DCI) da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp. Pós-doutor em Simbiose Homem-Máquina no Dlab do Departamento de Mecatrônica da Escola Politécnica da USP. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Foi editor de Caderno de Informática do Jornal A Tribuna (Santos) e pesquisador-colaborador do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC.Membro do Núcleo de Ciência Cognitiva da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sabine Righetti

Coordenadora da Agência Bori, projeto de divulgação científica com grant da Fapesp e do Instituto Serrapilheira. Foi pesquisadora visitante na School of Education da Universidade de Michigan (Knight fellow) e na Graduate School of Education de Stanford (Leman fellow). Fez mestrado e doutorado em Política Científica e tecnológica na Unicamp. É coordenadora e membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior, membro-presidente do Conselho Consultivo do RUF – Ranking Universitário da Folha, membro do Comitê da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e pesquisadora do grupo de estudos Triple Helix do Congresso Nacional.

Juliana Garcia Cespedes

Pró-reitora Adjunta de Planejamento da Unifesp. Professora da Universidade Federal de São Paulo. Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado e doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP. Integra a Comissão de Estudo do Perfil do Estudante e foi coordenadora do Núcleo de Assistência Estudantil no campus São José dos Campos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, Inferência Bayesiana com ênfase em modelos de fronteira estocástica, reconhecimento de padrões e agrupamento hierárquico bayesiano.

Marisa Masumi Beppu

É professora titular em Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Engenharia Química, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Unicamp, com estágio sanduíche na North Carolina State University. Iniciou sua carreira na iniciativa privada (Du Pont) para em seguida realizar estágio pós-doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA). Foi docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário da Unicamp. Recebeu os prêmios Zeferino Vaz de destaque acadêmico, Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e Mérito Científico.

Luiz Nunes de Oliveira

Professor titular da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos temas Superfícies. Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade de São Paulo, doutorado em Física pela Cornell University, pós-doutorado pela University of California System, e pós-doutorado pelo Ohio State University.  Foi Pró-Reitor de Pesquisa da USP, editor-chefe do Brazilian Journal of Physics, e presidente da Comissão Especial de Regime de Trabalho (CERT) da USP. É membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico.

Renato Pedrosa 

Professor Associado do Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências, Unicamp. Coordenador do programa especial de indicadores da Fapesp e do Laboratório de Estudos em Educação Superior da Unicamp. Foi coordenador executivo da Comissão para os Vestibulares da Unicamp e do Grupo de Estudos em Educação Superior junto ao Centro de Estudos Avançados da Unicamp, onde também exerceu a função de coordenador associado. Compõe o corpo editorial da Revista Ensino Superior Unicamp e do sítio da mesma.

Aluisio Augusto Cotrim Segurado

Coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (EGIDA) da USP. Professor do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Mestre e doutor pela FMUSP e Pós-Doutorado no Hôpital Européen Georges Pompidou, HEGP, França. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Atua nas linhas de pesquisa relacionadas a retrovirologia clínica e laboratorial, vulnerabilidade e o cuidado de pessoas vivendo com HIV/AIDS e medicina tropical e saúde global.

Teresa Dib Zambon Atvars

Vice-reitora, Coordenadora Geral e Professora Titular da Unicamp. Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Foi pioneira na implantação da área de estudos de polímeros fotoluminescentes no Brasil com foco em polímeros, fotoquímica, fotofísica, materiais semicondutores orgânicos e poliméricos. Atua nos estudos dos semicondutores orgânicos com ênfase nos tipos utilizados em dispositivos eletroluminescentes. Recebeu o título de Professora Honorária da Universidad Nacional Mayor de San Marcos.

Cleópatra Planeta

Pró-reitora de Extensão Universitária e Cultura e presidente da Comissão de Rankings da UNESP. Professora Titular de Farmacologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, Campus de Araraquara, da qual foi diretora. Tem Doutorado em Farmacologia (USP) e pós-doutorado no Laboratory of Molecular and Developmental Neuroscience – Harvard Medical School Boston, MA, USA.  Sua linha de pesquisa tem por foco a investigação das bases neurais da dependência de drogas utilizando as abordagens comportamental e molecular. Tem contribuído nos estudos de impacto social das universidades.

Lidiane Cristina da Silva

Superintendente da Tecnologia da Informação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora das disciplinas de Banco de Dados e Desenvolvimento Web. Engenheira da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e especialista em Engenharia de Sistemas. Tem mestrado em Informática e Gestão do Conhecimento. Atua com pesquisas em Gestão do Conhecimento, Educação em TI e Governança de TI. Registra grande experiência em sistema de avaliação e indicadores de ensino superior; tutoria em cursos de extensão e ensino a distância; modelagem de processos; análise e desenvolvimento de sistemas de apoio a decisão e sistemas web.

Marco Antonio Zago

Presidente do Conselho Superior da FAPESP. Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde obteve títulos de mestre e de doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford. Foi reitor da USP e presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da qual foi diretor, da Academia de Ciências do Estado de S. Paulo e da World Academy of Sciences (TWAS). Recebeu a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Medalha Paulista do Mérito Científico, a Comenda da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil e a Ordem Nacional do Mérito Militar do Ministério da Defesa do Brasil.

Patrícia Ellen da Silva.

Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico. Foi presidente da
Optum no Brasil, empresa de tecnologia em saúde do grupo United Health. Ex-sócia da consultoria McKinsey & Company, é professora de Liderança e Inovação Digital no Mestrado em Liderança e Gestão do Centro de Liderança Pública. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School e MBA pelo Insead. Nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial, é co-fundadora do Movimento Agora.

Luís da Cunha Lamb

Professor Titular do Departamento de Informática Teórica/UFRGS e Secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.  Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem mestrado em Computação pela mesma instituição e PhD pelo Imperial College London. Foi pró-reitor de pesquisa e também coordenou o Comitê Gestor da Aliança para Inovação Ufrgs-PUCRS-Unisinos. Foi um dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018, na categoria de Pesquisador Destaque na área de Computação e também recebeu o Diploma of the Imperial College. É Co-editor-chefe da Revista de Informática Teórica e Aplicada. 

Luiz Eugenio Mello

Diretor Científico da FAPESP. Professor titular de Fisiologia, é graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com mestrado e doutorado em Biologia Molecular pela mesma Universidade e pós-doutorado em Neurofisiologia na Universidade da Califórnia (UCLA). É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e editor setorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.  Foi também diretor de Tecnologia e Inovação da Vale (Vale S.A.) e responsável pela implantação do Instituto Tecnológico Vale. 

Elizabeth Balbachevsky 

Coordenadora científica do NUPPs – Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP. Tem mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e é livre-docente pelo Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP. Foi Fulbright Scholar no Programa New Century Scholars, realizando um estudo comparado sobre o impacto da globalização nas políticas de ensino superior em países emergentes. Integra a rede internacional de pesquisa “The Changing Academic Profession – CAP project” e participa também da Rede Latino-Americana de Políticas Regionais.  

Carlos H. de Brito Cruz

Professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp Graduou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Obteve os títulos de Mestre e de Doutor no Instituto de Física da Unicamp. Foi pesquisador visitante no Laboratório de Óptica Quântica da Universitá di Roma, no Laboratório de Pesquisa em Femtossegundo da Universitè Pierre et Marie Curie e pesquisador residente nos AT&T’s Bell Laboratories em Holmdel, New Jersey. Foi Reitor da Unicamp, Presidente e Diretor Científico da FAPESP. É membro da Academia Brasileira de Ciências e Fellow da American Association for the Advancement of Science. Recebeu L’Ordre des Palmes Academiques da França, a Ordem do Mérito Científico do Brasil e a Ordem do Império Britânico (OBE).


Informações adicionais pelo e-mail: metricas.edu@usp.br