Esse denso relatório elaborado pela OCDE tem por foco o desempenho de sistemas de ensino superior, em contraste às numerosas iniciativas que comparam universidades. Essa abordagem permite compreender o panorama geral e realizar comparações distintas das análises centradas nas instituições. A partir de sua leitura, é possível analisar comparativamente como os egressos interagem com o […]
Categoria: Atividades Públicas
Atividades públicas organizados pelo projeto Metricas.edu. Cursos, Workshops e Fórum.

Esse texto sumariza a contribuição da Professora Yvonne Mascarenhas (IFSC-USP) ao V Workshop Metricas, realizado em dezembro de 2020. O texto relata a longa história de interação entre universidade e sociedade na região de São Carlos, no estado de São Paulo. Essa relação se demonstrou instrumental na mobilização entre legisladores para assegurar o financiamento público para a educação superior no ano de 2021 e além.
Em um cenário como o que vivemos, em que as universidades têm que lidar com os riscos inerentes da situação imposta pelas crises de 2020, reforça-se a ideia de que a pesquisa institucional deve responder a novos desafios além de monitorar o desempenho acadêmico, e se expor aos rankings internacionais.
O valor do ensino superior público
Estudo realizado por pesquisadores do Núcleo de Economia Regional e Urbana (Nereus) da USP dimensiona o impacto econômico de longo prazo decorrente das atividades-fim das instituições de ensino superior, tendo como base as três universidades estaduais paulistas, USP, Unicamp e UNESP. Coordenado pelos professores Carlos Roberto Azzoni e Eduardo A. Haddad, da Faculdade de Economia, Administração […]
Período de novembro 2019 a novembro 2020 O Projeto Métricas tem dois objetivos principais que norteiam o seu interesse em comparações internacionais. O primeiro é usar seu potencial para melhorar a compreensão do público sobre o funcionamento e o impacto das universidades na sociedade, e o seu desempenho em relação aos pares internacionais. O outro […]

Com objetivo de debater o Planejamento como atividade essencial da administração pública, discutindo o planejamento como técnica para guiar os destinos das organizações e dos governos a Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio da SECPLAN/UFG – Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG apresentou o painel: Prioridades em tempos de mudanças e […]
Os melhores relatórios anuais de universidades são escritos com seu público alvo em mente. Esse público é prioritariamente a parcela da população com prerrogativas de tomar decisões vitais sobre o financiamento das instituições públicas de educação superior
V Workshop Metricas
De 1 a 4 de dezembro de 2020
THE World Ranking 2021
O THE World Ranking é um dos três grandes rankings internacionais. A forte presença dessa iniciativa na mídia global contribui para a sua importância. Figurar na sua listagem é fundamental para as instituições que almejam visibilidade internacional.
Relatório da reitoria UNIFEI
Educação superior publica não é gasto. É investimento. Leia o relatório do Reitor da Universidade Federal de Itajubá.
O projeto Métricas foi distinguido com extenso editorial, sob o título ‘Os critérios de Avaliação da USP’, pelo jornal O Estado de S. Paulo, registrando assim a importância no papel da universidade pública em nosso país
Boletim – Outubro 2020

Neste segundo semestre de 2020, as universidades paulistas vivenciaram circunstância inédita de ameaça à autonomia universitária.
Alguns impactos das crises já puderam ser vislumbrados nas comparações internacionais. Uma importante iniciativa de avaliação de rankings foi publicada e o projeto recebeu a artista Maria Bonomi para uma conversa sobre as artes na construção do futuro em nossas universidades.
Neste boletim oferecemos um resumo do que foi tratado nas seis mesas do III Fórum Métricas em junho.
A avaliação crítica dos rankings, observando princípios de avaliação responsável de pesquisa, é uma forma importante de dar à comunidade uma melhor compreensão de como os rankings funcionam
Artigo analisa quais dimensões estratégicas devem orientar as universidades públicas na busca do aprimoramento da gestão e do consequente aumento da visibilidade internacional.
Debate no lançamento de livro rememora e comenta a importância da autonomia universitária no marco dos 30 anos dessa conquista no estado de São Paulo.
Em artigo publicado no Jornal da USP, Hamilton Varela, professor titular do Instituto de Química de São Carlos da USP, e José Eduardo Krieger discutem a participação da USP em rankings internacionais.
Mesa redonda organizada durante o II Congresso acadêmico da UFABC trouxe um debate sobre Gestão de Dados, impacto social e excelência acadêmica
Escritório de Dados da Unicamp
Texto apresentado pela Professora Tereza Atvars, Coordenadora Geral da Unicamp na Mesa Redonda: Gestão de Dados, impacto social e excelência acadêmica – o Papel das Unidades de Gestão de Dados. no II Congresso Acadêmico da UFABC
A artista Maria Bonomi reflete sobre espaço das artes e da cultura na Universidade. Moderação de Jacques Marcovitch.
A Pesquisadora Associada Solange Maria dos Santos (SciELO) apresenta um conjunto de iniciativas uso responsável de métricas em gestão acadêmica.