Categorias
Artigos Conteúdos Leituras selecionadas

Universidades e a confiança pública

Artigo publicado no portal Wonkhe de autoria de Shân Waring (U. Northampton) e Jonathan Grant (King’s College London) apresenta uma uma abordagem crítica e construtiva dos desafios para universidades britânicas, que estendem-se à instituições brasileiras, de forma clara e objetiva. Leia:

Categorias
Conteúdos Leituras selecionadas Matéria jornalística

Curso voltado a dirigentes e jornalistas

Entrevista do coordendor do projeto sobre o curso de atualização para a Rádio Unesp. O curso acontece entre 18 março e 15 de setembro. Ouça.

Categorias
Conteúdos Leituras selecionadas Matéria jornalística

Universidades brasileiras sob o microscópio

Dados do Leiden Ranking 2019 ajudam a mostrar quais são os centros de excelência em pesquisa no Brasil, mas também deixam claro que avaliar a produção científica não é tarefa simples.

Categorias
Conteúdos Leituras selecionadas Matéria jornalística

Ranking das melhores universidades com menos de 50 anos inclui Unesp e UFABC

As duas representantes brasileiras na Nature Index Jovens Universidades 2019 têm a área de física como ponto forte; instituições asiáticas dominam as primeiras posições

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

QS 2020

Como um dos “três grandes” rankings universitários, o QS sempre recebe muita atenção da mídia. A empresa presta mais atenção à otimização dos motores de busca do que qualquer outra organização, significando que, quando um usuário casualmente buscar o termo “university ranking” no Google, QS é quase sempre o primeiro resultado aparecer.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Leiden Ranking 2019

Como o Leiden Ranking se diferencia dos outros rankings? Diferentemente de outros rankings, o ranking de Leiden não produz uma lista única das melhores universidades. Produz uma série de indicadores que incentivam o usuário a escolher quais são os indicadores mais relevantes.

Categorias
Conteúdos Destaques Relatórios

Relatório de Impacto 2017 – 2019

Relatório Científico do projeto Indicadores de desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas referente ao período de 01 de julho de 2017 a 20 de dezembro de 2019 (Projeto FAPESP 2017/50046-8) Resumo do Impacto  O projeto reuniu pesquisadores da USP, Unicamp e Unesp com o objetivo de discutir o uso de rankings universitários e indicadores de pesquisa visando comparar […]

Categorias
Artigos Conteúdos Leituras selecionadas

O ranking das universidades

Editorial do Estadão do dia 25 de dezembro avalia os resultados do Leiden 2019, que posicionou bem instituições brasileiras de pequeno e médio porte, intensivas em pesquisa.

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

NTU 2019

Este ranking é útil como uma medida da quantidade de atenção acadêmica recebida pelas publicações de uma universidade, embora algumas das pontuações agregadas devam ser tratadas com cautela, já que existe um número de casos de contagem dupla na metodologia – em número de artigos, número de citações e número médio de citações por artigo contados como três indicadores separados. Assim como o ranking de Leiden, o NTU explica melhor as pontuações de “citações” e “publicações” usadas em outros rankings.

Categorias
Leituras selecionadas

O jogo dos rankings

Como surgiram e o que medem as principais classificações de universidades do mundo

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

THE World University Ranking 2020

Esse artigo analisa os resultados e a performance geral das universidades estaduais paulistas no THE World University Ranking 2020.

Categorias
Artigos Conteúdos Leituras selecionadas

Para compreender a ciência, slogans devem ceder espaço a definições

A necessidade de clareza vai além da forma como comunicamos a ciência e como a avaliamos. Quem pode realmente definir as frases feitas tais como ‘uma contribuição significativa para a pesquisa’? Ou compreender o significado de termos como ‘alto impacto’ ou ‘classe mundial’

Categorias
Artigos científicos Leituras selecionadas

Rankings Universitários Internacionais: evidências de vieses geográficos e orçamentários para instiuições brasileiras

Artigo publicado por pesquisadores da UNB, traz reflexões sobre a forma como rankings internacionais aplicam um viés inerente à natureza orçamentária e de características sociais e políticas, que impede a correta aferição, e consequentemente a competitividade das instituições brasileiras em dois dos principais rankings de alcance internacional

Categorias
Leituras selecionadas Matéria jornalística

Corrida para medir impacto

A necessidade de fornecer dados para órgãos de fiscalização e rankings acadêmicos nacionais e internacionais levou as universidades brasileiras a investir na criação de comissões administrativas ou escritórios dedicados à coleta e à análise de informações de desempenho.

Categorias
Conteúdos Monitor de Rankings Referência

Revisão bibliográfica

Conteúdo em inglês. We live in an age of accountability. Public expenditure must be measured in terms of its impact and effective deployment in order to satisfy the requirements of democratic states (RANSON, 2003)). One area in which this has had noticeable impact is in higher education, with institutions under pressure to demonstrate effective deployment of […]

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Times Higher Education Impact Ranking 2019

Times Higher Education publicou seu ranking “Impact”, baseado na contribuição da universidade para as Metas de Desenvolvimento Sustentável, em vez de noções abstratas de qualidade ou excelência que a maioria dos outros rankings universitários representam e reforçam.

Categorias
Conteúdos

Repensar a Universidade II: Impactos para a Sociedade

Publicação no portal de livros abertos da USP Para resumir o conceito inovador deste projeto enfatiza-se que nenhuma universidade evolui, de fato, sem ser comparada a outras na aferição de seus avanços. No plano comparativo se inserem não apenas instituições brasileiras, mas congêneres de outros países que há muito frequentam os primeiros postos em rankings […]

Categorias
Conteúdos

Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais

Publicação disponível no portal de livros abertos da USP. Alexis de Tocqueville, contemplando a tecnologia emergente na América, em meados do século 19, resumiu uma boa premissa de governança: “um novo mundo pede novas políticas”. Hoje, para usarmos uma referência bem próxima, o movimento de adequação das universidades estaduais paulistas às exigências dos novos tempos […]

Categorias
Conteúdos Livros

Repensar a Universidade II

Impactos para a Sociedade

Categorias
Análises Conteúdos Monitor de Rankings

Times Higher Latin America 2019

O ranking Times Higher Latin America usa a mesma metodologia do ranking global, com ponderações levemente diferentes. A ponderação para citações é mais baixa (20%, em comparação com 30% no ranking global), mas no restante a metodologia é idêntica. Diferentemente do ranking global, o número mínimo de artigos publicados é 200 entre 2013 e 2017, […]