Análise do diretor de comunicação institucional da Unicamp, Peter Shulz sobre a comunicação das universidades durante as crises de 2020
Categoria: Destaques
A Pesquisadora Marisa Beppu comenta os principais temas considerados pelas medidas tomadas pela Unicamp na transição para o ensino remoto em 2020
Em texto apresentado no III Fórum Métricas, o presidente do conselho da Fapesp, Marco Antônio Zago comenta os desafios do sistema de ciência e tecnologia e ensino público na contemporaneidade.
O monitoramento de desempenho acadêmico baseado em métricas validadas constitui instrumento de indubitável relevância para a gestão universitária. Conduzido de forma sistemática e prospectiva, o acompanhamento de indicadores de desempenho retroalimenta a atuação acadêmica e contribui para o seu planejamento, instruindo a tomada de decisão de gestores e o estabelecimento de prioridades de ação. No […]
Introdução Nesse seminário virtual fomos desafiados a abordar alguns aspectos da situação atual gerados pela pandemia e que impactam a área de dados. Divido a apresentação em duas vertentes, uma relacionada à manutenção e andamento das atividades sendo realizandas na Unicamp, hoje de forma remota em função da pandemia, atualizando as informações apresentadas anteriormente. Na […]
É necessário fazer uma pequena introdução, pois esse período está sendo singular para o Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp). Mesmo conhecendo as notícias e as informações sobre o avanço da covid-19 sobre a região de Wuhan, na China, e depois a expansão do vírus, com a doença resultante do contágio, para países da Europa, a […]
Em entrevista para o Jornal da USP sobre a construção do III Fórum o coordenador do projeto, Jacques Marcovitch fala da importância do contexto e dos desafios para a consolidação do protagonismo da ciência no futuro.
O THE Impact Ranking se baseia nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, e classifica instituições de educação superior em relação à contribuição para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentãvelda ONU. Trata-se de uma iniciativa nova, que na sua segunda edição de 2020, listou a USP em 14° lugar. Para comentar a participação da Universidade […]
A crise sanitária de 2020 causada pelo Covid-19 levou as universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp) a proporcionar aulas remotas com uso de tecnologias digitais para alunos de graduação e de pós-graduação, além de manter o desenvolvimento de pesquisas, zelando, assim, pelo dever social das instituições públicas de ensino superior. Em decorrência disto, os […]
Em uma época de rupturas e medidas de isolamento social, podemos esperar que quase todas as áreas do sistema de produção científica serão afetadas pelas crises decorrentes do Covid-19. Essas interrupções trarão outros desafios, revelarão novas soluções e atores submetidos às condições difíceis pelas restrições, que repentinamente são postos à prova por esse novo ambiente […]
Como se situam as universidades brasileiras no mundo em termos de qualidade em 2020? Para responder a essa pergunta, foi analisado o cenário e os dados de alguns rankings internacionais, em busca de indicativos de qualidade e pontos de comparação das universidades públicas brasileiras.
Desde meados de março, a restrição imposta pela crise sanitária forçou mudanças rápidas e respostas rápidas das universidade. Nesse artigo, listamos e analisamos as iniciativas de comunicação social de algumas universidades de destaque no mundo e as iniciativas brasileiras.
Durante o Webinar Lições da Crise: Inovações e boas práticas nas universidades, promovido no dia 7 de maio de 2020, registramos uma intervenção do Professor Marcelo Knobel, reitor da Unicamp compartilhou inovações e boas práticas para assegurar a acessibilidade e equidade de oportunidade aos estudantes das universidades. Acompanhe o vídeo. 7″41′
O ranking QS Subject mede quatro indicadores com pesos variados. O primeiro é o resultado de uma pesquisa sobre a reputação acadêmica; o segundo é o resultado de uma pesquisa sobre a reputação junto aos empregadores; o terceiro é o número de citações por artigos e o quarto é uma medição de impacto por meio de citações, que utiliza uma variante do índice Hirsch.
Relatório Científico do projeto Indicadores de desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas referente ao período de 01 de julho de 2017 a 20 de dezembro de 2019 (Projeto FAPESP 2017/50046-8) Resumo do Impacto O projeto reuniu pesquisadores da USP, Unicamp e Unesp com o objetivo de discutir o uso de rankings universitários e indicadores de pesquisa visando comparar […]